TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tg- Estudos Disciplinares

Por:   •  2/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  1.137 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO – TG

Estudos Disciplinares VII

 Alunos:

André Carlos Filippi                      RA 1428742

Solange Scalabrim                        RA 1422271

POLO

Chapecó

2015

PROFESSOR: Vitor

O direito ambiental tem como base estudos complexos que envolvem várias ciências, como biologia, antropologia, sistemas educacionais, ciências sociais, princípios de direito internacional, entre outras, sendo fundamental que se tenha uma visão holística para o desenvolvimento de seu estudo, não se podendo fixar em conhecimentos fragmentados, sob pena de não se conseguir atingir a finalidade principal, que é a proteção do meio ambiente. (Livro-texto).

Que medidas você tomaria para conscientizar as pessoas do seu bairro sobre o desenvolvimento sustentável.

O tema sobre desenvolvimento sustentável é um tanto complexo, deveria ser abordado com mais ênfase pelos governos, entidades e a população em geral, pois é um assunto de suma importância para as futuras gerações. Ao tratarmos de sustentabilidade, podemos fazer a nossa parte individualmente, aconselhando e orientando as pessoas do nosso convívio diário, de como melhorar os hábitos de sustentabilidade, no intuito de conservar o meio ambiente em vivemos, proporcionando assim uma melhora de vida para todos os seres vivos.

A escola pode ser considerada um dos lugares mais adequados para se trabalhar o desenvolvimento sustentável, sendo um espaço propício para a formação de cidadãos com uma visão de mundo novo. Sendo que os professores e gestores das escolas, também são importantes para ensinar os alunos sobre uma prática de sensibilização e conscientização.

Professores e alunos são agentes multiplicadores em potencial, tornando informações em conhecimento prático para uma efetiva mudança da prática social. Temos que ter o desafio de encontrar formas de trabalhar conteúdos e metodologias adequadas a este propósito, aprofundando mais sobre a sustentabilidade, dando exemplos claros e objetivos para que os alunos possam absorver melhor, levando para sua família informações importantes sobre o desenvolvimento sustentável.

Exemplos de algumas ações sustentáveis que podemos aplicar nas escolas:

 - Criação de sistemas de separação do lixo. Orientando os alunos na separação do lixo que pode ser reciclado do orgânico.

 - Colocação, num espaço da escola, de recipientes destinados ao descarte de pilhas e baterias usadas. E posteriormente encaminhados à lugares adequados.

- Desenvolvimento de projetos voltados para a reutilização de materiais recicláveis que podem ser utilizados em outros projetos. (Enfeites, caixas, utensílios, etc.)

 - Criação no espaço escolar de uma horta orgânica, mantida pelos próprios alunos, utilizando parte do lixo orgânico como adubo. Os vegetais colhidos podem ser utilizados na elaboração de lanches e merendas para os alunos.

 - Desenvolvimento de programas voltados para o plantio de árvores na escola ou na comunidade.

 - Ações voltadas para o uso racional de água e energia elétrica, evitando ao máximo o desperdício.

Além disso, podemos participar de associações, grupos ou movimentos de defesa do meio ambiente, conhecer mais sobre as leis ambientais e as formas de proteger a natureza, denunciar crimes contra a natureza e nunca desistir, mesmo que pareça que todos estejam contra nós. Pois devemos nos conscientizar a respeito do futuro que queremos deixar para os nossos filhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (104.4 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com