TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO AVA - AULA TEMA 3 DESENVOLVIMENTO ECONOMICO

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.424 Palavras (6 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 6

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

RA

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

 A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


Introdução [pic 5]

No trabalho abaixo iremos falar sobre a globalização, como começou, e como mudou o mundo, falaremos também de Outsourcing nada mais é que Terceirização, e também é um assunto da atualidade, que está sendo discutido na politica e na sociedade no momento, que é a regulamentação da terceirização, quais as vantagens e desvantagens e também porque o governo quer aprovar a lei da terceirização, que automaticamente entraremos no campo empresas, onde falaremos também de uma empresa global, reconhecida mundialmente, mostrando como ela cresceu e se adaptou a globalização.

Descrição das definições de globalização

A globalização é o processo de incorporação econômica, social, cultural, e politica, essa surpreendente palavra, é desenvolvida pela necessidade do capitalismo de adquirir novos mercados, que consequentemente tornou o mundo interligado, uma aldeia global.

O fenômeno da globalização começou após a guerra fria, e quando o homem das cavernas e do selvagem impérvio a qualquer tentativa de civilização passou a explorar o ambiente em que viviam. A revolução industrial foi outro fator que progrediu a globalização nos países industrializados sobre o restante do mundo.

Nos anos 70 economistas passaram a usar a palavra “Globalização” com o intuito de facilitar as negociações entre países; e nos anos 80 começou a ser espalhado novas tecnologias, como: Computadores ligados a robôs, afim de aumentar a produção e diminuir a mão de obra humana, e as televisões que permitia transmissões de outras localidades.

As coisas foram acontecendo de forma rápida que hoje, a globalização atinge todos os países, todas as classes e setores da sociedade, foi crescendo de forma tão rápida e fez com que encurtasse o tamanho do mundo, uma viagem entre 2 continentes que levaria média de 5 semanas, hoje é possível realizar em horas. Um fato acontecido na Europa, levaria cerca de 70 dias para a notícia chegar no Brasil, hoje as informações são todas em tempo real.

Um produtor pode fazer suas compras de matéria prima de qualquer lugar do mundo, uma empresa pode vender para qual quer lugar do mundo,

A globalização é o estado de oscilação mais avançado do capitalismo, o método tornou-se predominante no capitalismo. A consolidação do capitalismo começou a era da globalização, principalmente, econômica e comercial.

Definição de outsourcing

Outsourcing é um palavra em inglês que significa terceirização, neste estudo terceirização é quando um serviço ou mão de obra é contratado por uma empresa, para prestar o serviço ou mão de obra para outra empresa, ou seja, o serviço é terceirizado.

Hoje tem um plano de lei para estabelecer um regulamento a terceirização, onde será dada a permissão de contratação em todo tipo de atividade em empresas privadas, públicas e de economia mista, no presente momento a terceirização só é liberada para as chamadas atividades “meio” da empresa, que é limpeza e segurança.

Para as empresas é vantajoso obter a terceirização, pois, os custos associados a um funcionário da empresa é sempre maior, tendo em vista também que a empresa não se preocupará com o contrato desse funcionário, e pode se beneficiar das melhores qualidades de um empregado disponível em seu parceiro, não haverá dificuldades pessoais, pois através da terceirização, a empresa elimina a parte de recrutamento e seleção para uma função especifica dentro da organização.

Já para os trabalhadores, não podemos afirmar tantas vantagens, pois quando somadas o que prevalece são as desvantagens. Um terceirizado tem seu salário e benefícios menores do que um contratado, estudos afirmam diferença em cerca de 28,6% menor, acrescentando também que um terceirizado trabalha mais, e a maioria de suas funções são de maior risco. (Estudo elaborado pelo CUT, Central Única dos Trabalhadores).

Nike, maior fabricante mundial de artigos esportivos, tem sua produção terceirizada.

Apple, Aquilo que alguém conseguir fazer melhor e mais barato que você, terceirize” todos os aparelhos desenvolvidos pela Apple, são fabricados por uma terceirizada.

Petrobras, tem sua equipe de manutenção terceirizada e toda a parte de TI.

Estudo de caso

Em 1946 tivemos o nascimento de uma grande marca global, quando Soichiro Honda, no Japão cidade Hamamatsu fundou a empresa Honda Technical Reserarch Institute, 3 anos após foi a vez da Honda Motor Co. Ltda, em setembro de 1949 foi fabricado a primeira motoneta do mundo, e em 1951 era vendido cerca de 150 unidades por dia, com esse sucesso nas vendas foi a hora de apostar neste tipo de veículo, no ano seguinte foi lançado a motocicleta F-Type 50cc, e em menos de um ano chegou a marca de 7.000 unidades vendidas por mês, uma década depois, teve a motocicleta mais vendida de todos os tempos, cerca de 160 países ao redor do mundo obteve a Super Cub.

Para responder o rápido crescimento de clientes em todo o mundo, a empresa cruzou a fronteira em 1959 para introduzir sua primeira unidade no exterior, a American Honda Motor Co, nos EUA; de lá se espalhou rapidamente para diversos países europeus.

Em 1963 na Bélgica, a Honda entrou no segmento automobilístico, com o carro esporte s500, (primeiro carro esporte no Japão) e do caminhão leve T360, e em 1966 pequeno automóvel N360.

A história da indústria automobilística passou por grandes e importantes mudanças com o lançamento do Honda Civic, que em 1972 se tornou novamente campeão de vendas. Neste ano também passou a ser fabricado motor de automóveis, que reduzia a emissão de gases poluentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (171.4 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com