TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Por:   •  29/9/2015  •  Artigo  •  4.951 Palavras (20 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 20

Universidade Federal da Paraíba – Litoral Norte[pic 1]

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Centro de Ciências Aplicadas e Educação

Curso de Ciências Contábeis

Disciplina: TCC 2

Orientanda: Raiane Shirley Rolim Cândido

Orientadora: MsC. Ana Cândida F. Vieira

BANCA

Membro: Prof. Esp. Fábio José Lira dos Santos

Membro: Prof. MsC. Luiz Gustavo de Sena Brandão

A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO A SERVIÇO DO CONHECIMENTO DO CONTADOR QUE ATUA NOS ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS DO MUNICÍPIO DE GUARABIRA/PB EM 2013.

RESUMO

A evolução tecnológica ocorrida a partir da segunda metade do século XX modificou profundamente os processos administrativos empresariais, tornando a tecnologia da informação (TI) a base dos negócios para muitas organizações. Neste sentido, as ferramentas tecnológicas utilizadas devem estar alinhadas de acordo com os escritórios contábeis, tendo este o intuito de oferecer a seus clientes os melhores recursos técnicos, fazendo com que a conversão em ações diárias pela busca dos objetivos permita a integração entre os negócios da empresa, o conhecimento gerado e a tecnologia utilizada. O objetivo do artigo é abordar o atual estágio da tecnologia da informação presente nos escritórios contábeis de Guarabira/PB aliadas à gestão do conhecimento do contador. A metodologia tem o método dedutivo, com característica bibliográfica e estudo de caso, com aplicação de questionários nos escritórios contábeis da região. Justifica-se o estudo da temática devido à importância dada ao emprego da tecnologia da informação como sendo positiva para o trabalho na área da contabilidade. Sendo assim, os resultados apontaram que em todos os escritórios pesquisados, verificou - se que a TI proporcionou melhorias para os serviços prestados. Além disso, os escritórios atuam com um nível de capacitação da mão de obra de 84% de graduandos contábeis.

Palavras-chaves: Tecnologia da Informação. Gestão do Conhecimento. Escritórios Contábeis.

1 INTRODUÇÃO

No final dos anos 80 a maioria das empresas tinha atingido a maturidade no uso de seu sistema de gerenciamento de banco de dados em rede, tentavam controlar o uso de computadores desktop e ainda não tinham iniciado o uso de sistemas cliente/servidor. Na década de 90, a tendência era relacionar o SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) que é o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de uma base de dados, onde seu principal objetivo é retirar da aplicação do cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, manipulação e organização dessas informações, com o estágio de integração, computadores pessoais no estágio da maturidade ou próximo dele, e processamento cliente/servidor em algum lugar entre contágio e integração. (SOARES; 2008).

Com isso percebe-se que com o passar dos anos os avanços tecnológicos foram responsáveis por alterações em processos nos mais diversos campos da atividade humana e sempre trazendo consigo mudanças nas atitudes socioculturais dos povos, ganhando seu espaço nas empresas e facilitando as atividades desenvolvidas pelos escritórios.

Em 2000, novas tecnologias, tais como produção interna de CD-ROM, estavam no estágio de iniciação ou contágio, embora algumas organizações pioneiras já fizessem uso desta ferramenta há algum tempo. Com isso, os impactos econômicos, tecnológicos e sociais, o aperfeiçoamento e a qualificação profissional, a busca do conhecimento como recurso a serem desenvolvidos, incentivados e protegidos fazem com que as organizações sejam movidas por pressões e desafios constantes e, consequentemente, sejam forçadas a se adaptarem e a reagirem, com o objetivo de buscar, constantemente, a qualidade, o conhecimento e a produtividade, utilizando assim os novos recursos tecnológicos. (SOARES; 2008).

Para que estes objetivos sejam alcançados, as empresas devem-se posicionar de forma a analisar estrategicamente o conhecimento dentro e fora da organização.

Daí a importância de uma Gestão do Conhecimento eficaz, que aliada à informação proporciona ferramentas competitivas e facilita na rapidez e eficiência do trabalho de nossa era. A principal característica da profissão contábil no século XXI corresponde ao conhecimento aplicado na área de atuação, o contabilista precisa conhecer e utilizar-se de relações humanas, além de técnicas de administração. Além disso, precisa ser ético, ter capacidade de inovar e criar, desenvolvendo também sua capacidade de adaptação, pois mudanças fazem parte do cenário empresarial e corporativo. (FIALHO et al. 2006).

Portanto, a contabilidade a fim de acompanhar o desenvolvimento das empresas e abertura dos mercados, passou a se preocupar com a questão da qualidade das informações, permitindo aos usuários acompanhar e avaliar a evolução das empresas através da correta aplicação das normas brasileiras de contabilidade e princípios de contabilidade como meio para atingir estes fins.

Neste enfoque, permite-se que o contador ofereça credibilidade nos serviços prestados por meio dos escritórios de serviços contábeis onde são de fundamental importância neste processo, pois são formados com o escopo de solucionar problemas de ordem contábil de forma competente e atualizada.

Com base nesse contexto surgiu o seguinte questionamento: Qual o atual estágio da Tecnologia da Informação aliada à Gestão do Conhecimento do Contador nos Escritórios de Serviços Contábeis da cidade de Guarabira – PB, em 2013?

Com base no questionamento chegamos à elaboração do objetivo geral: analisar o atual estágio da tecnologia da informação aliada ao conhecimento nos escritórios de serviços contábeis da cidade de Guarabira-PB, no ano de 2013.

Para obter o desenvolvimento do objetivo geral, o artigo tem como objetivos específicos: Demonstrar as etapas do avanço da contabilidade desde o surgimento dos métodos contábeis no Brasil até os dias atuais; Conceituar serviços contábeis e novas formas de gestão do conhecimento com a tecnologia da informação; Mostrar o cenário dos escritórios de serviços contábeis da cidade de Guarabira-PB, identificando o progresso que as novas tecnologias da informação trouxe para os escritórios de serviços contábeis da região no ano de 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)   pdf (308.1 Kb)   docx (92.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com