TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE ESTATÍSTICA APLICADA

Por:   •  7/3/2016  •  Artigo  •  3.110 Palavras (13 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 13

TRABALHO DE ESTATÍSTICA APLICADA

Trabalho apresentado à Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte, no Curso de Ciências Contábeis, como requisito parcial para obtenção de créditos na disciplina de Estatística Aplicada.

Professora Dra. : Paula de Campos Oliveira

Belo Horizonte

2014

        

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Gráfico 1: Gênero.        

Gráfico 3: Faixa etária.        

Gráfico 4: Com que frequência você pratica alguma atividade física.        

Gráfico 5: Quantas vezes na semana você pratica atividades físicas.        

Gráfico 6: Qual o tipo de esporte/atividade que você pratica.        

Gráfico 7: Você praticou atividades físicas na infância/adolescência.        

Gráfico 8: Qual a principal melhoria que você percebeu depois que começou a praticar atividades físicas.        

Gráfico 9: Você concorda que a prática de atividades físicas trás benefícios a saúde.        

Gráfico 10: Com que frequência você incentiva alguém a praticar exercícios físicos.        

Gráfico 11: Qual o principal fator que o leva a não praticam atividades físicas.        

Gráfico 12: Comparação entre gráficos da faixa etária e de melhoria em relação à atividade físicas.        

Gráfico 13: Comparação entre gráficos de vezes na semana que são pratica atividades físicas e tipo de esporte/atividade.        

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. METODOLOGIA        

3. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS        

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS        

APÊNDICE        

REFERÊNCIAS        


RESUMO

A construção deste relatório tem como objetivo levantar um conjunto de informações sobre a prática de atividades físicas dos alunos do curso de Ciências Contábeis do turno da manhã da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte (FACISABH), exceto os alunos do 5º período, já que não existe este período de manhã. Para a nossa pesquisa utilizamos a técnica de amostragem estratificada, escolhendo dentro de cada classe um certo número de alunos determinado antes do início das atividades, que foi no total de 139 alunos. A coleta de dados consistiu em entrevistas pessoais com utilização de um questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa. Questionário esse que possui variáveis quantitativas e qualitativas, dentre elas temos gênero, faixa etária, frequência da prática de atividades físicas, tipo de atividade ou esporte, melhoria que essas atividades causaram, entre outras variáveis. As entrevistas foram realizadas por uma equipe de entrevistadores composta pelos autores deste relatório. A apresentação e análise dos dados são feitas neste relatório através de 12 gráficos de colunas junto com textos interpretativos que demonstram por porcentagem os resultados das variáveis. A constatação que tiramos de nossa pesquisa é o quanto é difícil para o estudante universitário conciliar a prática de atividades físicas com os estudos, uma vez que a falta de tempo é o maior epíxilo para a prática da mesma, porém a maioria concorda que tal prática traz benefícios à saúde, algo que pode influenciar para uma mudança de hábito dos entrevistados.

1. INTRODUÇÃO

A escolha do tema foi definida para identificar se os alunos estão praticando alguma atividade física e o que eles acham da importância. Outro fato importante e apontar o motivo que os mesmos deixam de praticar as atividades físicas. Segundo Oliveira (2013) definição do problema é saber exatamente aquilo que se pretende pesquisar, ou seja, definir a(s) variável(eis) de interesse e a população (público alvo).

De acordo com Bracht (1992), a atividade física, além de ser importante fator de saúde, é fonte de lazer, de equilíbrio, e de motivação para a vida, assim como é fator fundamental para a socialização.

A atividade física e de grande importância para a qualidade de vida, ela ajudar na concentração, condicionamento físico, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse entre outros. Não existe idade mínima e nem máxima para se exercitar, há uma única condição que e procurar um médico para saber se a pessoa pode praticar atividades físicas, se tem algum impedimento.

Algumas recomendações são importantes, e valem também para as outras faixas etárias como uso de roupas e calçados adequados, ingestão de grandes quantidades de líquidos, antes do exercício, praticar atividades apenas quando estiver se sentindo bem, iniciar as atividades lenta e gradualmente, evitar o cigarro e medicamentos para dormir, alimentar-se até duas, horas antes do exercício, respeitar seus limites pessoais, informar qualquer sintoma.

2. METODOLOGIA

Para se obter os resultados dessa pesquisa foi utilizada a técnica qualitativa e quantitativa. De acordo com Triola (1997) na pesquisa qualitativa os dados podem ser separados em diferentes categorias que se distinguem por alguma característica não numérica. Já, a quantitativa consiste em números que representam contagens ou medidas.

A pesquisa foi realizada com alunos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências

Sociais Aplicadas de Belo Horizonte (FACISABH) do turno da manhã em todas das turmas,

com exceção do 5º período, uma vez que o mesmo não possui de manhã.

Segundo Oliveira (2013) planejamento é a fase mais importante do processo, onde será definido o que vai ser feito em toda a pesquisa. Para dar inicio ao relatório o primeiro passo foi elaborar um planejamento onde tivemos que levantar informações, identificar a técnica de pesquisa, que tipo de estudo será tratado na pesquisa e o custo que da pesquisa.

Planejamento também pode ser considerado uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. (WIKIPÉDIA).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (467.4 Kb)   docx (82 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com