TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE TCC: FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE

Por:   •  15/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.197 Palavras (13 Páginas)  •  1.011 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE

MAURI DA CONCEIÇÃO JUNIOR

RIO DE JANEIRO

NOVEMBRO / 2006

SUMÁRIO

                                                                                                PÁG.

 1        TEMA ...............................................................................0

1.1   DEFINIÇÃO DO PROBLEMA..........................................0

1.2  DELIMITAÇÃO DO TEMA................................................0

1.3    OBJETIVOS......................................................................0

1.3.1   Objetivo geral.................................................................0

1.3.2        Objetivo especifico...........................................................0

1.4   JUSTIFICATIVA............................................................... 0

2    ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS.............0

3     METODOLIGIA ............................................................0

3.1  MODELO DE ESTUDO..................................................0

4     CRONOGRAMA ............................................................0

5      SUMARIO .........................................................................0

6      REFERÊNCIAS................................................................0

  1. TEMA:

 FIDELIZACAO DO CLIENTE

  1. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Um bom atendimento e capaz de fidelizar clientes?

  1.  DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

Analisando o atual mercado do turismo percebesse a importância de uma boa carteira de clientes o que impulsiona as empresas a buscarem atender as necessidades e fidelizar os seus clientes e uma das ferramentas, senão a mais importante, e o bom atendimento ao cliente que será demonstrado através de pesquisa de campo e bibliograficamente.

 

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo geral

De que maneira um bom atendimento e responsável pela fidelização dos clientes no ramo do turismo?

  1. Objetivos específicos

  • Demonstrar que o primeiro contato e fundamental para fidelizar clientes
  • Conquistar clientes com o uso da tecnologia (Internet)
  • Fidelizar clientes, como fazer?
  • Transformar sua empresa numa extensão de seus clientes, como ferramenta de fidelização.
  1. JUSTIFICATIVA

Conceituar o atendimento como principal ferramenta para fidelização de clientes no ramo do turismo.

No atual mercado, cada vez mais o que se vê e o cliente se transformando em modelador de empresas, forçando-as a se moldar e a atender as necessidades de seus clientes. Tendo como base uma consolidadora de turismo, responsável pelo intermédio entre Cias aéreas e agencia de viagens, atuante no mercado a mais de 25 anos e líder no atual mercado carioca para desenvolver o conceito de atendimento em um mercado tão competitivo e padronizado. O campo das consolidadoras esta se tornando cada vez mais competitivo e forçando-as a focar cada vez mais na satisfação do seu cliente. A alta padronização do mercado, tendo tarifas, taxas de passagens iguais para todas as consolidadoras, intensifica a necessidade do atendimento para a conquista de seus clientes, pois o que diferencia um consolidador do outro são os incentivos (porcentagem recebida das companhias aéreas e parcialmente repassada as agencias de viagens) e o atendimento.

No ramo do turismo o atendimento se divide em três etapas destintas e interdependentes entre si: pré-venda (promotores, agentes de viagens entre outros), venda (emissores, atendentes e área tecnológica), pos-venda (faturamento e financeiro).

Vendo tal cenário percebemos a importância do atendimento adequado nas áreas especificas do atendimento. A conquista dos clientes começa através de uma pré-venda simpática e elaborada, uma venda ágil e eficiente  e uma pos-venda bem feita.

Através da pré-venda o cliente visualiza um resumo da empresa e analisa os seus pontos favoráveis, para isso as consolidadoras estão munidas de promotores eficientes, educados e bem treinadas com o intuito de passar flexibilidade para melhor atender seus clientes, confiabilidade e segurança para os mesmos. Esse primeiro contato se torna fundamental no momento em que esse promotor ira transparecer o comportamento da empresa junto ao seu cliente, isto é, ira demonstrar o tratamento que seu cliente ira receber ao utilizar os serviço da empresa.

Dando continuidade ao serviço dos promotores prossegue-se com a venda que é feita de duas formas pelas consolidadoras: através de telefone ou por meio do portal da consolidadora. Os atendimentos feitos através do telefone exigem profissionais capacitados para melhor atender e tirar as dúvidas dos clientes, proporcionando, assim, maior segurança e confiabilidade do serviço. O portal da empresa (site) disponibiliza vendas mais rápidas, mediante a assinatura de contrato que coloca à disposição dos clientes uma senha para que possam acessar o portal e efetivar suas emissões, possibilitando, para eles, melhor conforto, dispensando sua locomoção, agilizando a venda. Nesse caso, o atendimento é feito através do suporte do portal, que precisa estar sempre em perfeito funcionamento, alem de bem definido, a fim de auxiliar e atender as mais variadas necessidades dos clientes.

Com a venda feita, entra em ação a pós-venda que atua em duas áreas da empresa:  O faturamento, isto é, a área responsável pela conferencia dos bilhetes emitidos por agência e transformação, periodicamente, dos mesmos bilhetes em relatório de venda, gerando um relatório de bilhetes (fatura) e um bloqueto bancário (por fatura), e, o financeiro, ou seja, o responsável pelo pagamento dos créditos das agências, da cobrança dos clientes que por alguma eventualidade deixam de pagar as faturas e da negociação com os clientes devedores. Em tais áreas, o bom atendimento se torna fundamental, pois são nelas que os clientes entram em contato para que possam resolver todo e qualquer erro na fatura e bilhete (faturamento) e para solucionar pendências, sejam elas através de acordos, sejam por meio de negociações que possam atender a ambas as partes envolvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (207.7 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com