TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da Contabilidade

Por:   •  9/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.434 Palavras (6 Páginas)  •  4.107 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTE SERRAT

Atividade teórica para assimilar os conceitos de Contabilidade Gerencial

Natacha Fernada Alves de Souza Barbosa R.A: 51312199

SANTOS

2016

Atividades 1

Atividade teórica para assimilar os conceitos de Contabilidade Gerencial - Uma breve introdução.

O aluno deverá consultar o material disponível no Livro "Introdução à Contabilidade Gerencial", de Marion, Jose Carlos, Moura, Osni Moura- Editora Saraiva. Pags de 01 a 17. Livro disponível na Biblioteca Virtual/Digital.

Prazo para entrega do exercício- 24/02/2016 - valor 5 pontos (T1 - parte).

Esse Material referencial de estudo também será parte integrante da P1.

1.O que você entende por sistema de informação contábil?

R: É o  conjunto articulado de dados, técnicas de acumulação, ajustes e edição de relatórios que permite:

  1. tratar as informações de natureza repetitiva com o máximo possível de relevância e o mínimo de custo; e
  2. dar condições para, por meio da utilização de informações primárias constan- tes do arquivo básico, com técnicas derivadas da própria contabilidade e/ou outras disciplinas, fornecer relatórios de exceção para finalidades específicas, em oportunidades definidas ou não.

2.Qual é a finalidade dos relatórios obrigatórios derivados da contabilidade?

R: Os relatórios obrigatórios elaborados pela contabilidade com fundamento em leis vi- sam a apresentar ao usuário externo informações exclusivamente monetárias de natureza econômica, financeira e patrimonial.

3.Em que consistem as informações de natureza econômica, financeira e patrimonial?

R:  As informações de natureza econômica evidenciam a capacidade da organização em gerar riquezas com evidência para os resultados através do fluxo de receitas e de despesas, responsável pelo resultado final: lucro ou prejuízo. As informações de natureza financeira constituem os fluxos de caixa (entradas e saídas de dinheiro), o capital de giro e a situação de liquidez da organização. As informações de natureza patrimonial apresentam o conjunto dos bens, direitos e obrigações, além do patrimônio líquido, que integram o patrimônio da organizaça

4.Em que consistem as informações de natureza física?

R: As informações de natureza física incluem as quantidades produzidas, o número de empregados utilizados em uma atividade, o tempo de máquina/hora de uma atividade, o volume ou peso de matéria-prima aplicada no processo de fabricação, o número de clientes etc.

5. Em que consistem as informações de produtividade?

R: As informações de produtividade contêm um misto entre informação financeira e física, como o faturamento e o lucro bruto por produto ou por grupo de produtos.

 6. O que é contabilidade gerencial?

R: Contabilidade geral possibilita o controle da movimentação do patri- mônio com o objetivo de fornecer, por meio de relatórios, informações acerca da gestão do patrimônio, principalmente aos usuários externos. Para que esses relatórios mereçam fé a favor da organização, devem ser elaborados com base na escrituração contábil oficial e fundamentados em determinações legais e oficiais, não contemplando informações de natureza operacional, que interessam somente aos usuários internos da organização.

7.Para alcançar a lucratividade desejada, o que os fornecedores buscam?

R: Para alcançar a lucratividade desejada, o fornecedor procura constantemente reduzir custos e melhorar a qualidade de seus produtos e serviços; o cliente procura menor preço, melhor serviço e maior qualidade possíveis. Conhecendo os interesses dos clientes para manter-se solidamente no mercado, os fornecedores permanentemente trabalham no aprimoramento dos seus processos industriais, comerciais e de serviços.

8.Para satisfazer às suas exigências, o que os clientes buscam?

R: Fornecedor e cliente cuidam de seus interesses: o fornecedor busca lucratividade; o cliente, satisfação.

9.Após o surgimento da contabilidade gerencial, os relatórios derivados da área contábil passaram a apresentar, também, que tipo de informação?

R:  Com o surgimento da contabilidade gerencial, os relatórios derivados da área contábil – que antes enfatizavam somente o aspecto monetário – passaram a abranger, também, informações de natureza operacional. As informações contábeis gerenciais, portanto, evidenciam a qualidade dos materiais, produtos e serviços; a mensuração dos períodos de maturação em que os produtos perma- necem no processo de fabricação; a capacidade, eficiência e desempenho dos empregados; a avaliação da satisfação dos clientes etc.

10.Faça um breve relato sobre as funções operacional, gerencial e estratégica da contabilidade gerencial.

R: Função operacional – tem por fim orientar o pessoal que trabalha na linha de frente, seja na área de produção ou na área comercial, fabricam ou vendem bens e prestam ou vendem serviços. Nesse nível de responsabilidade, as decisões precisam ser tomadas em curtíssimo prazo, quase diariamente, no momento em que os obstáculos surgem. Assim, os relatórios elaborados para orientar as tomadas de decisões nesta área normalmente contêm informações operacionais quantitativas, ou seja, não financeiras.

São exemplos de informações destinadas ao pessoal operacional:

• a quantidade de materiais, suprimentos, mão de obra e tempo de máquina usados para realizar um serviço;

• ovolumedeserviçosexecutadospeloempregadoouporumgrupodeempregados;

Função gerencial – tem por fim orientar os gerentes responsáveis pelo comando de uma ou mais áreas; de um ou mais departamentos ou mesmo de um simples grupo de trabalhadores. Normalmente, os gerentes precisam tomar decisões de curto ou de médio prazos, as quais não envolvem a entidade como um todo, embora toda a entidade sofra o reflexo dessas decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (113.3 Kb)   docx (42.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com