TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da Contabilidade

Seminário: Teoria da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Seminário  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa-01: teoria da Contabilidade

Os Objetivos da Contabilidade e Utilização da informação Contábil; Introdução aos Relatórios Contábeis

A Contabilidade esta ligada á registros de comercio. À medida que o homem começa a possuir a maior quantidade de valores de forma mais simples de aumentar sua venda. As informações não eram fáceis, e tinham maior volume de registros.

O Objetivo da Contabilidade tem como um sistema de informação que visa demonstrar analise de natureza econômica financeira, física e de produtividade aos seus usuários.

É um conjunto de dados organizados pelas técnicas de acumulação de ajustes e emissões de relatórios. Os usuários da Contabilidade podem ser as pessoas físicas e jurídicas com interesses na Avaliação da situação de evolução de uma entidade. Os usuários externos podem ser acionistas, credores em geral, empregadores de recursos e integrantes do mercado de capitais. Os usuários secundários são os administradores de uma entidade.

A Contabilidade tem um relacionamento com aspectos jurídicos que muitas vezes não retrata a essência econômica, a Contabilidade possui objeto próprio- o Patrimônio das entidades, consistem em conhecimentos obtidos pela metodologia racional, com as condições de generalidade de busca das causas em nível qualitativo semelhante as ciências sociais. O Objeto é sempre o Patrimônio da entidade, consiste em acontecimentos obtidos pela metodologia racional que é definida pelo conjunto de Bens, Direitos e Obrigações.

A Contabilidade busca primordialmente aprender, no sentido mais sentido mais amplo e possível, entender as mutações sofridas pelo patrimônio. As informações quantitativas que a Contabilidade produz, quando é aplicada a uma entidade impossibilita aos usuários avaliar as situações e as tendências do menor grau de dificuldade possível da entidade.

Deveriam ajudar o usuário como participar do mundo econômico: observar e avaliar o comportamento; comparar seus resultados com os de outros períodos ou entidades; avaliar os resultados dos objetivos estabelecidos e proteger seu futuro nos marcos políticos, sociais e econômicos em que se insere.

 Diferença entre Direitos e Obrigações na Contabilidade;

 Direito: no sentido da Contabilidade, direitos é créditos á receber de terceiros, nas empresas comerciais e na indústria as vendas de mercadoria e produtos acabados a prazo constituem créditos representados pelas duplicatas a receber ou pelas notas fiscais acompanhadas do comprovante de entrega de mercadorias.

 Obrigações: podem ser classificadas exigíveis e não exigíveis. As obrigações são representadas titulo de crédito e compromisso de natureza contratual, tributaria trabalhista e social.

A Contabilidade de informação é registrada em “Bancos de Dados”, que interage também no meio ambiente, a sua existência necessita de conhecimentos e controle.

Os Relatórios Contábeis é o resumo dos dados vistos na Contabilidade, os relatórios não são obrigatórios na administração. Relatórios obrigatórios são as Leis da Sociedade que constitui a Lei 6.404/76 que do funcionamento no Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado exercido, Demonstração de Lucros,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com