TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da Contabilidade

Por:   •  25/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.590 Palavras (15 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 15

DESAFIO

Você e seu grupo iniciam a caminhada rumo ao conhecimento da Ciência Contábil e a disciplina Teoria da Contabilidade participa ativamente deste processo. Os principais conceitos, terminologias e usos da Contabilidade introdutória serão abordados nesta matéria. Para tanto, vocês devem aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos na sala de aula com esse Estudo Dirigido sobre a disciplina.

Ao final do Desafio vocês terão notado como as empresas utilizam a Contabilidade na prática.

Objetivo do desafio

Relatório sobre o Estudo Dirigido da disciplina Teoria da Contabilidade

ETAPA 1

  • Aula tema: Objetivos da Contabilidade e Utilização da informação Contábil; Introdução aos Relatórios Contábil.

Esta atividade é importante para que você perceba a importância da Contabilidade na gestão das empresas e o que pensa os profissionais ligados a Contabilidade.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1

Acesse o texto Objetivo a Contabilidade, disponível em      

 https://docs.google.com/open?id=0B9r14nyLDYU5HRE1FQ1pCX2s. Acesso em: 28/04/2013, e em no máximo uma lauda elabore resumo sobre principais mensagens do artigo.

Dica do autor: para reforçar os conhecimentos obtidos em sala de aula, leia os capítulos 2 e 3 do Livro Texto, e aprofunde o aprendizado com a leitura com trechos da bibliografia complementar constantes no Plano de Ensino e Aprendizagem da disciplina.

RESUMO

O objetivo da Contabilidade

A contabilidade é uma ferramenta de suma importância onde permite que seus “usuários” a de diversas formas, contribuindo em tomadas de decisões. Oferecendo a seus usuários uma visão ampla e clara da situação financeira, onde permite que o mesmo certifique se avalie o momento e o futuro.

Propicia uma visualização atual, sua evolução e seu futuro todas essas informações são evidenciadas através de sistemas de informações que contém: informações financeiras e econômicas, físicas e produtivas.

E Seu usuário obtém interesses diversos desde, de integrantes no mercado de capitais a usuários secundários que são denominados administradores de entidades.

Essas informações se reúnem em quatro naturezas, sendo elas: Natureza econômica, financeira, física e natureza financeira e econômica a qual se complementa com a natureza física e produtiva, onde são complementares as demonstrações contábeis tradicionais.

Para que se faça uma contabilidade precisa e segura o usuário deve informar, toda e qualquer informação que possa contribuir para a avaliação ou o complemento da situação patrimonial, resultando em um futuro saudável para a mesma.

A contabilidade anda de forma paralela com alguns aspectos, diretórios, jurídicos onde norteia e retrata a essência econômica. A omissão de informações ou até mesmo a má utilização, pode gerar resultados um tanto quanto insatisfatório ocasionando, baixa credibilidade e limitação ao próprio usuário entre outros aspectos negativos para a sua sobrevivência no mercado.

Quanto a sua finalidade social, é direcionar a rentabilidade financeira auxiliando o seu acionista, em tomadas de decisões para chegar a uma meta positiva, objetivando é claro o sucesso financeiro.

 As demonstrações contábeis fornecem informações de cunho atual e não retratam os “efeitos” financeiros de acontecimentos passados, o objetivo é propor o desempenho e as mudanças que podem ocorrer na posição financeira da empresa.

A contabilidade se ramifica em três dimensões:

1º Contabilidade Financeira: contabilidade geral ou contabilidade societária.

2º Contabilidade de Custos: Calcula, controla, planeja e toma decisões na área de custos.

3º Contabilidade Geral: Onde possui fins internos voltados para usuários como gerente, administradores, empregados e etc.

A contabilidade geral não se prende aos princípios contábeis as leis, os profissionais que os exercem são denominados os controles, ou seja, são responsáveis pela controladoria das empresas.

Passo 2

Reúna com sua equipe e redijam uma redação de no máximo 30 linhas sobre qual a semelhança existem em sua vida financeira particular e a de uma empresa. Quais controles, quais resultados, quais objetivos financeiros você possui enquanto cidadão que se parece com os de uma organização.

Semelhança entre a vida financeira particular e de uma Empresa

Da mesma forma que a organização tem controle nas compras e nas vendas de seus produtos, na vida financeira particular acontecem da mesma maneira, as pessoas tentam controlar os gastos conforme a demanda para ter uma vida financeira equilibrada.

Controlando as compras e vendas, as empresas estão habitas a estarem em um mercado competitivo fazendo com que o controle tenha um ótimo resultado tanto na produtividade, quanto nos lucros da organização.

        Já na vida financeira particular as pessoas tentem alcançar ótimos resultados, mas devido às facilidades de hoje em dia a sociedade acaba tendo gastos além das suas necessidades, e com isso não alcança bons resultados.

        O objetivo das organizações é atingir o publico alvo, crescer financeiramente e estar à frente no mercado, na vida financeira particular o objetivo também seria crescer financeiramente. Algumas pessoas até conseguem, por conta de seus investimentos. Já outros tentam e não conseguem, acabam aplicando seu dinheiro em coisas desnecessárias.

         Ou seja, a vida financeira de uma empresa e a vida financeira particular acaba não sendo muito diferente, pois ambas as partes tentam atingir as mesmas metas, controlar, alcançar resultados e objetivos.

Passo 3

Escolham um empresário de sua cidade (facilitem a escolha preferindo um sócio, diretor ou empresário que vocês ou algum membro do grupo conheça) e realizem uma entrevista, procurando obter qual a visão desse empresário sobre a importância da Contabilidade na gestão de sua empresa. Validem com o professor da disciplina as perguntas que seu grupo gostaria de fazer.

  1. Qual a importância da contabilidade para sua empresa?

R - A contabilidade feita honestamente, sem o próprio interesse do empresário na manipulação de números, da ao empresário todas as condições de gerir a empresa de modo prático, analisando as suas necessidades financeiras reais, presentes e futuras, aproveitando o passado para consertar o que não foi bem gerido.

  1. Das informações contábeis qual você considera fundamental?

R – Das informações contábeis todas são fundamentais, porém em minha opinião a DRE ou Demonstração de Receitas e Despesas são as mais fundamentais porque mostra mensalmente os resultados reais de sua empresa no comparativo das suas receitas e quanto à empresa esta gastando para atingir o lucro e é deste resultado que ela vai ver os métodos para melhorar o seu lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (177 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com