TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da contabilidade

Tese: Teoria da contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Tese  •  5.437 Palavras (22 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 22

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Pólo de Apoio Presencial de São Luís

Curso: Administração

Teoria da Contabilidade

Tutor: Jesus Jr

Francisca Maria Carvalho Divino RA: 446916

Grace Kelly dos Santos de Santana RA: 446311

Luanna Rafaela Santos Alves RA: 449090

Luana Rodrigues de Almeida RA: 447473

Sueliane Pereira de Oliveira RA: 446918

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

TEORIA DA CONTABILIDADE

Trabalho apresentado como postagem

No Portal Anhanguera, como requisito parcial

para obtenção de nota referente ao

2º semestre de 2013, sob a orientação

Do tutor à distância Jesus Jr.

São Luís – MA

2013

INTRODUÇÃO

A contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, representando-a de forma sistemática para servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os seus potenciais usuários.

Dentro deste contexto, estuda-se a teoria da contabilidade com a finalidade de se obter subsídios suficientes para a aplicação do conhecimento prático no processo contábil.

Sem o embasamento teórico, a contabilidade perderia seu foco, principalmente porque as demonstrações contábeis não atenderiam a padrões, tanto dos usuários quanto das normas contábeis.

O conhecimento da contabilidade é fruto da reflexão de cientistas, professores, profissionais, ao longo dos tempos e a doutrina não é uma improvisação ou uma primeira idéia sobre a matéria que estudamos.

A contabilidade, hoje, não se preocupa apenas com "o que se passa" no patrimônio.

Indaga "o que poderá vir a passar", e também questiona sobre a natureza dos objetivos da indagação.

Objetivo da Contabilidade

Sistema de informação: conjunto organizado de dados, técnicas de acumulação, ajustes e emissões de relatórios.

Usuário: pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação da situação e evolução de uma entidade. As informações de natureza financeira e econômica constituem o Núcleo Central da Contabilidade. As informações de natureza física e de produtividade são complementares às demonstrações contábeis tradicionais.

Objetivo principal da contabilidade > permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma.

Os objetivos da contabilidade devem contribuir para o processo decisório dos usuários, não se justificando por si mesma. Antes, deve ser um instrumento útil à tomada de decisões.

Para tal, devem ser observados dois pontos:

1. As empresas devem evidenciar ou divulgar todas aquelas informações que contribuem para a adequada avaliação de sua situação patrimonial e de resultados, permitindo inferências em relação ao futuro. As informações que não estiverem explícitas nas demonstrações devem constar em Notas Explicativas ou Quadros Complementar.

2. A contabilidade tem íntimo relacionamento do com os aspectos jurídicos os quais, muitas vezes não conseguem retratar a essência econômica. Visando bem informar, a contabilidade deve seguir a essência ao invés da forma.

A não utilização da informação contábil ou utilização restrita pode ser resultado de:

a) deficiências na estrutura do modelo informativo;

b) limitações do próprio usuário;

c) baixa credibilidade por parte dos usuários;

d) linguagem inadequada nas demonstrações contábeis.

Quanto às finalidades é social, uma vez que por suas avaliações do progresso das entidades, permite conhecer-se a posição de rentabilidade e financeira, e de forma indireta auxilia os acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza da entidade.

Como metodologia, é parcialmente social uma vez que seus critérios de avaliação envolvem muitas vezes subjetividade e incerteza, oriundas do próprio ambiente social e econômico no qual as entidades estão operando.

É parcialmente quantitativa, por materializar-se através da equação patrimonial básica (ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO).

QUAL A SEMELHANÇA EXISTENTE EM NOSSAS VIDAS FINANCEIRA PARTICULAR E A DE UMA EMPRESA

Podemos afirmar que a semelhança de nossas vidas financeiras com a de uma organização são semelhantes, pois para obtermos resultados positivos temos que seguir regras para que ambas não tenham resultados negativos. Ou seja, tanto a organização quanto a nossa vida particular tem que ter um controle financeiro, não exceder do seu padrão ou não exceder o seu capital. A empresa e o individuo têm que ter um planejamento que se tem a pagar, como o que se tem a receber, mantendo sempre o controle para não ficar sem recursos financeiros, ou seja, controlar o fluxo de caixa. Ambos não podem deixar suas despesas ultrapassarem seus ganhos e sim procurar obter lucros.

Tanto o individuo quanto a empresa têm metas a serem alcançadas ou sonhos a serem realizados, por exemplo: o individuo tem a finalidade do seu bem estar e da família, como conforto, segurança, moradia entre outras. Já as organizações têm a sua finalidade o crescimento com uma estrutura segura em todos os setores, tanto para o bem estar da organização quanto do funcionário.

Podemos observar que ambos fazem investimentos seja ele financeiro, imobiliário, aplicações, entre outras. Observamos que o individuo baseia-se em suas fontes de renda. Enquanto as organizações focam nos seus clientes (empresas e consumidor final).

Não podemos deixar de falar sobre as entradas e saídas (despesas),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com