TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da contabilidade

Por:   •  14/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  1.583 Visualizações

Página 1 de 4

Questões

  1. O texto apresenta duas concepções sobre lucro, denominado nível semântico e nível sintático. Explique com suas palavras a diferença entre elas?

Nível sintático – O lucro representa a diferença positiva entre as receitas e despesas confrontadas dentro de um determinado período, representando assim o fluxo dos benefícios apurados acima do necessário para manter o capital constante, sendo o excedente pelo qual a sua retirada não implica em diminuição do montante do capital que havia no início do período apurado.

No nível Sintático opta –se por reconhecer o lucro a partir do capital inicial considerando aceitavelmente um acréscimo de 10% no capital, porque há uma garantia de acréscimo.

Nível semântico – Neste nível visualiza-se de forma inversamente proporcional os objetivos e metas, os processos de gestão e a eficiência empresarial são analisados de forma distinta, e isso logicamente tem interferência na área contábil.

A perspectiva sempre é de comparação com o que se eventualmente poderia ganhar em relação ao outro investimento. Assume-se assim, um caráter mais econômico, vinculado a uma ideia de custo de oportunidade, se tornando muito importante o valor dos dividendos.

2- Qual a importância do conceito de lucro para a Teoria Contábil?

O lucro é fruto de uma série de decisões que implicam em ações que fizeram o patrimônio variar em quantidade ou qualidade. Quando essa variação se considera positiva, temos o lucro, e negativa o prejuízo.

Na contabilidade, neste momento, o conceito lucro tampouco sua análise e avaliação não representam um exclusivo objeto de estudo. O foco principal é o lucro empresarial, a variação positiva de um patrimônio especifico, medindo o lucro em bases monetárias dentro de um tempo determinado e com base no pressuposto básico da competência.

Para Adam Smith, o lucro era um montante que poderia ser consumido sem reduzir o capital. Assim, o lucro representa o rendimento atribuído especificamente ao capital investido diretamente por uma empresa

  1. O que significa liquidez? Qual a relação de liquidez com lucratividade?

Uma empresa só é considerada liquida quando consegue pagar suas dívidas nos prazos determinados, então Liquidez é o estado de composição patrimonial que garante a empresa um valor liquido disponível para investimento sem comprometimento da quitação de suas dívidas, ou seja, ou seja, os recursos disponíveis são suficientes para quitar todas as dívidas e ainda sobrar um montante que poderá ser utilizado em novos investimentos.

A liquidez no ativo está representada nas disponibilidades, que reúnem as contas caixa, banco e aplicações financeiras com possibilidade de retirada imediata. No entanto, o lucro é o resultado da confrontação das despesas e receitas no período e esses são medidos com base no pressuposto básico da competência.

  1. Qual a diferença entre lucro contábil e lucro fiscal?



              Lucro contábil é aquele resultante do processo de escrituração das receitas e despesas que apresentou um saldo positivo no final de um período.

Já o Lucro Fiscal é o resultado contábil ajustado. O ajuste é feito por Adições e Exclusões, estas permitidas pela legislação do Imposto de Renda) e compensações de prejuízos fiscais. Esse valor "corrigido" é a base para o Imposto de Renda.

  1. Apresente a diferença entre:

Capital de giro e capital fixo;
Capital de risco e capital financeiro;
Capital social e capital a integralizar.
 

No Capital de Giro, o capital circulante representa o montante de recursos destinados as atividades operacionais da empresa e estão sempre em constante movimentação. Já o capital fixo refere-se aos recursos aplicados em bens que comporão o patrimônio por um período consideravelmente maior e que podem estar representados em bens e direitos provenientes de investimentos, do imobilizado da empresa ou de ativos intangíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (99.5 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com