TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria e contabilidade

Seminário: Teoria e contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  Seminário  •  2.379 Palavras (10 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 10

Faculdade Anhanguera Educacional – Unidade São José dos Campos

Curso – Administração de Empresas

Teoria da Contabilidade

Bruna Carla de Oliveira RA –6826460168

Caroline Santos Siqueira RA – 6276270504

Rosana de Almeida Silva RA – 6657420147

Rosane Bernardo da Rocha Viana RA – 6450287412

Priscila Pena de Souza RA – 6824475264

Rachel Jaqueline Paes RA – 6659421021

Yasmin Sanches Salvador RA- 6450310606

Atividades Práticas Supervisionadas

Professor: Regio Alves

São José dos Campos, 25 de setembro de 2013.

Etapa 1

Passo 1

O Principal objetivo da Contabilidade é o de fornecer informação estruturada de natureza econômica, financeira, física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos à entidade objeto da Contabilidade. Sendo que o principal objetivo é permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras.

As informações de natureza financeira e econômica constituem o Núcleo Central da Contabilidade. As informações de natureza física e de produtividade são complementares às demonstrações contábeis tradicionais.

Já a finalidade da Contabilidade ela é social uma vez que por suas avaliações de progressos das entidades, permite conhecer-se a posição de rentabilidade e financeira, e de forma indireta auxilia os acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza da entidade.

Entre os usuários das demonstrações contábeis incluem-se investidores atuais e potenciais, empregados, credores por empréstimos, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, governos e suas agências e o público. Os usuários secundários são os administradores da entidade e o Fisco.

Os usuários usam as demonstrações contábeis para satisfazer algumas de suas diversas necessidades de informação. O objetivo das Demonstrações Contábeis é o de prover os usuários de dados para tomada de decisões e também apresentar os resultados da Atuação da Administração na gestão da entidade e sua capacitação na prestação de contas quanto aos recursos que lhe foram confiados.

As demonstrações contábeis divulgadas são baseadas em informações utilizadas pela Administração sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mutações na posição financeira da entidade.

Passo 2

Falando sobre a vida financeira pessoal com a de uma empresa existem vários pontos em que podemos dizer que são exatamente iguais e outros com pequenas diferenças. Em uma dessas semelhanças podemos citar o fluxo de caixa, pois nos programamos baseando no que temos a receber e a pagar, tentando manter o controle financeiro. Uma vez que nossos ganhos ultrapassam nossas despesas, nasce o conceito de lucro e tal como em uma empresa esse é um objetivo a ser cumprido. Podemos citar também os investimentos, pois uma empresa sem prestem sua visão no futuro, e esses são necessários para que lá na frente esse recurso nos gere lucro. Uma pessoa física também faz investimentos, sejam em um investimento imobiliário, aplicações bancárias ou em investimento não palpável, como faculdade, cursos e especializações. As receitas são um ponto onde há muita semelhança e pequenas divergências entre Pessoa Jurídica e Pessoa Física. Ao passo que nós temos geralmente uma só fonte de renda, a sem presas se munem de vários clientes sejam eles outras empresas ou até mesmo o consumidor final. As entradas se dão uma ou duas vezes ao mês para nós PF’s, já para as PJ’s essas entradas podem variar conforme os acordos entre a empresa que fornece o produto ou serviço e o cliente. Isso influi no pagamento das contas que não podem deixar de ter um controle rigoroso para ambos os lados. As Despesas são outro ponto onde existem poucas diferenças, em geral tanto a empresa quanto a pessoa física pagam despesas básicas de energia elétrica, água, internet e telefonia. Os fornecedores são quem causam a pequena diferença, e que no nosso caso podem ser considerados até mesmo uma loja de roupas ou o supermercado, que são fatores importantes para podermos produzir. Enquanto precisamos estar vestidos e alimentados para produzirmos no mercado de trabalho as empesas necessitam de matéria-prima para gerar lucro. Os Impostos, estes não só se assemelham como se complementam, enquanto as Receitas e as despesas podem ser de uma ou várias fontes, os impostos sempre são pagos ao município ao estado ou a união. Da mesma forma que nós funcionários temos descontado em nossos honorários o valor de INSS, a empresa arca com outra parte, exceto as cadastradas no simples nacional. De forma mais limpa, as empresas nada são, além de pessoas, porém jurídicas, que tem basicamente muitas de nossas necessidades e obrigações, não obstante também possuem o mesmo objetivo que é lucrar, pois da mesma forma a empresa que não lucra está obviamente com prejuízo, nós quando gastamos mais do que ganhamos ficamos devendo.

Passo 3

Entrevista feita com um empresário de uma empresa de serviço de médio porte:

1- Qual a importância da contabilidade para o seu negócio?

A contabilidade é importante, pois além de verificar dados para a empresa me auxilia dando o respaldo necessário para que minha empresa trabalhe dentro de leis e normas contábeis que em algumas vezes não temos conhecimento.

2- O senhor vê a contabilidade como uma ferramenta de gestão? De que forma?

Sim, pois muitas vezes auxilia a nossa empresa em alguma linha de raciocínio que estamos indo por um caminho mais longo.

3- Com que freqüência o senhor utiliza a contabilidade para se informar sobre o andamento do negócio?

Sempre que necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com