TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Instituições Financeiras

Por:   •  8/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.375 Palavras (6 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 6

TRABALHO INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

DESCONTO DE TITULOS

Alex XavierRA: 1320710

Ingrid da Silva Argona RA: 1313013

Jaqueline do SantosPellicia RA 1313669

Laryanne Guedes da SilvaRA: 1517459

SÃO PAULO

2015 

DESCONTO DE TITULOS

Trabalho apresentado ao curso deCiências Contábeis da Faculdade Sumaré

Orientadora: Professora Ivanice Teles

SÃO PAULO

2015

Introdução

Este trabalho tem como objetivo principal demonstrar o que é, e como funciona o desconto de títulos para as empresas (cedentes) e seus clientes (sacados), é também evidenciar através de pesquisas bibliográficas como funciona essa modalidade de operação de crédito disponibilizada pelas instituições financeiras. Operações essas que beneficiam empresas pelo seu curto prazo na capitação de recebíveis. O desconto de títulos traz benefícios tais como receber antecipadamente o valor de suas vendas e nela o banco têm o direito à receber esses valores de volta ou cobrar no sacado.

DESCONTO DE TÍTULOS

O Desconto de títulos é uma operação na qual o banco adianta recursos aos clientes (cedente) em função das duplicatas ou notas promissórias que foram apresentadas nas instituições financeiras.

Esses recursos servem como antecipação do fluxo de caixa do cliente, e garantem o recebimento dos recursos que estarão disponíveis em datas futuras. Esse tipo de operação é feita com títulos que tenham prazo entre 30 e 60 dias.

As instituições financeiras têm o direito do regresso, ou seja, se no vencimento não houver pagamento do título pelo sacado, ocedente assume a responsabilidade do pagamento da multa e dos juros de mora se houver.

A antecipação e uma operação muito simples, onde a empresa cede o agente financeiro o direito pelo credito. Basicamente a operação de desconto ocorre quando uma compra à vista descontando no ato as despesas bancarias ou financeiras, junto ao IOF e os juros a que tem de direito, pelo período a transcorrer entre a data do desconto até a data do vencimento.

Uma da característica da antecipação e o valor entregue a capacidade de pagamento do cliente, sobre o limite de credito definido pela instituição financeira. Neste tipo de operação o cliente recebe dinheiro antecipado de suas vendas a prazo.

As operações de Descontos de Títulos e Duplicatas destinam-se a suprir o capital de giro das empresas, por meio do adiantamento de um % (percentual) dos valores das duplicatas entregues.

Os títulos são transferidos por endosso do emitente e em geral com aval do mesmo ao Banco, o qual se incumbirá da cobrança nos vencimentos aprazados junto ao sacado. O desconto é uma operação ativa dos bancos, um verdadeiro contrato, pelo qual o banco entrega dinheiro a uma pessoa, que entrega ao banco títulos de crédito.

O desconto representa a negociação de um credito em algum momento antes do seu vencimento, nada mais é que uma antecipação de recebimento de crédito através da cessão dos direitos a um banco.

MODALIDADES

O desconto de títulos possuí três modalidades: Desconto de duplicatas, desconto de notas promissórias e empréstimos por contratos.

Desconto de duplicatas

As duplicatas são instrumentos de cobrança, são títulos negociáveis. Trata-se de uma operação de credito de desconto ao qual são vinculadas duplicatas decorrentes de vendas realizadas pela venda de produtos ou a prestação de serviços.

A cobrança das duplicatas fica a cargo do banco, que irá quitar o valor quando no pagamento feito pelo devedor, nesse caso denominado sacado. Mas caso o sacado não efetue o pagamento na data acordada o banco cobrará o valor da empresa que efetuou a venda.

Quando as empresas vendem a prazo emitem títulos de valores iguais aos de venda, denominadas duplicatas de fatura, esses títulos são o instrumento de cobrança da venda, quando o valor da venda a prazo for feito em uma só parcela será emitida apenas uma só duplicata, mas quando for parcelada em mais vezes serão emitidas duplicatas de acordo com o número de parcelas e seus respectivos valores correspondentes.

O prazo dessa operação varia entre 11 a 90 dias, nessas operações são exigidas garantia de avalistas e aprovação do limite de crédito.

Para as empresas as vantagens do desconto de duplicatas é que reduzem as despesas de cobrança, facilitam e agilizam as operações e obtenção de recursos

Desconto de Notas Promissórias

É uma operação vinculada a títulos de credito, a nota promissória é emitida pela própria empresa, os prazos desta operação variam de 11 a 90 dias é a necessidade de uma avalista e aprovação prévia de limite de crédito.

As vantagens do desconto de notas promissórias além da antecipação de recebíveis e que essa modalidade de contratação é bastante simples.

Empréstimos por contrato

Essa modalidade de desconto de títulos praticada pelos bancos éfeita através do desconto de notas promissórias.

Essas operações normalmente financiam capital de giro, e os prazos dessas operações variam de 30 a 360 dias e também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (167.1 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com