TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento Contábil Para as Operações com Derivativos na Empresa Beach Park Hoteis e Turismo S/A.

Por:   •  15/7/2016  •  Relatório de pesquisa  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, CONTABILIDADE E SECRETARIADO – FEAAC

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: PROJETO DE MONOGRAFIA – 2015.1

ALUNO: RENATO LIMA BEZERRA

1º. RELATÓRIO

PROJETO DE PESQUISA

TEMA: Tratamento contábil para as operações com derivativos na empresa Beach Park Hoteis e Turismo S/A.

DELIMITAÇÃO DO TEMA: O efeito contábil antes e depois do uso de derivativos comparando os resultados, EBITDA, lucro, resultado financeiro liquido e dividendos, na empresa Beach Park Hoteis e Turismo S/A.

QUESTÃO DE PESQUISA (ou Problema): Qual o tratamento contábil para operações com derivativos e como demonstrar seu impacto nos resultados?

OBJETIVOS:

Objetivo Geral: Analisar contabilmente as operações com derivativos na empresa Beach Park Hotéis e Turismo S/A.

Objetivos Específicos:

1. Demonstrar as operações com derivativos;

2. Evidenciar as melhores práticas no mercado para as operações com derivativos;

3. Apresentar o tratamento contábil para as operações com derivativos na empresa Beach Park;

4. Demonstrar o efeito contábil das operações com derivativos no resultado.

JUSTIFICATIVA:

Este trabalho se mostra necessário à medida que o montante envolvido nas operações com derivativos na empresa BP alcança a casa de milhões de dólares. Para Lopes e Lima       ( Cad. estud.  no.18 São Paulo May/Aug. 1998):

Os procedimentos contábeis e de evidenciação destes instrumentos ainda não estão perfeitamente consolidados em alguns paises inclusive no Brasil. Para analistas financeiros, gestores de risco, instituições de crédito e outros profissionais envolvidos com o tema este cenário cria uma série de problemas. A cada ano os derivativos ganham importância cada vez maior como instrumentos de proteção contra o risco financeiro e também como alternativa para melhorar a rentabilidade de uma série de produtos oferecidos pelas instituições do mercado. Sendo relevante destacar a importância de tais instrumentos financeiros com o atual estágio de desenvolvimento da contabilidade dos mesmos.

Como dito acima, devido ao grande número de operações no mercado financeiro realizadas pela empresa Beach Park Hotéis e Turismo S/A em moeda estrangeira, principalmente em dolar(USD) e com a grande inconstância da moeda norte americana no mercado internacional, houve a necessidade de realizar algumas alterações nos registros contábeis para as operações com derivativos, pois após a edição da lei 11.638/07, as empresas viram-se obrigadas a registrar as operações com derivativos no fechamento do contrato e não mais em regime de caixa.

         Existindo também a necessidade de auxilio nas tomadas de decisões para apoiar investimentos. Segundo as normas do FASB conhecidas como USGAAP – United States Generally Accepted Accounting Practices, através de um de seus pronunciamentos iniciais, o SFAC no. 2 – Qualitative Characteristics of Accounting Information, sugere-se que a informação contábil contenha características qualitativas consideradas de grande importância para a tomada de decisão pelos gestores de empresas e também pelos usuários externos, como compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (95.8 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com