TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USUÁRIOS DE CONTABILIDADE

Projeto de pesquisa: USUÁRIOS DE CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.018 Palavras (13 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 13

UNIDADE DE ENSINO

POLO VALPARAÍSO DE GOIÁS

GESTÃO PÚBLICA / CONTABILIDADE BASÍCA

MANOEL OLIVEIRA RA: 6748368355

WESLEY SILVA

WELLIGTON MARTINS

JANDER RODRIGUES

CONTABILIDADE BASÍCA

PROFo EAD – Hugo David Santana

TUTOR / PROFo Elizeu Galvão

VALPARAÍSO DE GOIÁS

2014

Sumário

1- INTRODUÇÃO 3

2- CONTABILIDADE BASÍCA 4

3- O QUE É COTABILIDADE 4

4- QUAIS OS OBJETIVOS DA CONTABILIDADE 5

5- QUEM SÃO OS USUÁRIOS DA CONTABILIDADE 6

6- POR QUE A CONTABILIDADE É IMPORTANTE PARA TODA EMPRESA 8

7- CONCEITO DE CONTABILIDADE 9

8- PATRIMÔNIO DE UMA EMPRESA OU DE UMA PESSOA 9

9- BANLAÇO PATRIMONIAL 12

10- DEMONSTRAÇÃO EXERCICIO (DRE) 13

11- CONCLUSÃO 15

12- REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 16

1- INTRODUÇÃO

A contabilidade constitui um dos conhecimentos mais antigos de que se tem noticia. Surgiu da necessidade de controle das posses e riquezas, ou seja do patrimônio. Há a hipótese de que a contabilidade tenha surgido antes da escrita dado a sua importância para o homem.

A importância deste ramo do conhecimento para o progresso dos negócios é indiscutível. Não se pode imaginar uma entidade pública ou privada, detentora de patrimônio e desprovida de contabilidade. Pois através de aplicação de técnicas próprias da contabilidade, é possível controlar o quanto a entidade tem para receber e a pagar, o valor dos seus enfim todas as variações ocorridas nos elementos componentes durante um período determinado.

A contabilidade foi distribuída em ordem sequencial e progressiva de assuntos, de forma a facilitar o aprendizado, sendo que cada assunto torna-se importante para quem administrar uma empresa.

Buscamos com a contabilidade apresentar termos técnicos que chamamos de terminologia ou nomenclatura, que são essenciais na linguagem comercial. É a linguagem que o administrador precisa conhecer e se familiarizar com ela dentro dos princípios contábeis.

Espero que compreendamos os princípios básicos e fundamentais da contabilidade e que possamos desfrutar o máximo de sua importância, determinante para o desenvolvimento contábil pessoal e jurídico.

Aprender contabilidade é fundamental para qualquer pessoa que deseja administrar uma empresa.

Planejando, Organizando, Direcionando e Controlando por que seu objetivo e futuro técnico em administrar, perceba só a importância da contabilidade para as instituições, como também valorize a historia da contabilidade seus precursores, usuários, conceitos e tudo que possa esclarecer e minimizar a aversão que aparentemente as pessoas tem da contabilidade.

2- CONTABILIDADE BASÍCA

3- O QUE É COTABILIDADE

Segundo RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade geral fácil. 4 ed. São Paulo: Saraiva 2003, que fala sobre seus conceitos e definições e o que é contabilidade.

Neste tópico de conceitos e definições de contabilidade, apresentamos alguns dos vários conceitos apresentados por colegas contadores pesquisadores e autores que nos balizam para entendermos e quem sabe criamos nosso próprio conceito. Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à administração econômica. (conceito formulado no primeiro Congresso Brasileiro de Contabilistas, realizado no período de 17 a 27 de agosto de 1924 no Rio de Janeiro).

Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado aprouverem seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização. (conceito dado em pronunciamento do Instituto Brasileiro de Contadores – IBRACON, aprovado pela Comissão de Valores Mobiliários – Deliberação CVM 29/86).Contabilidade é a ciência (ou técnica, segundo alguns) que estuda controla e interpretados fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, sua variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial (Hilário Franco, Contabilidade Geral, Editora Atlas).

Contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio à disposição das aziendas, em seus aspectos estáticos e em suas variações, para enunciar, por meio de formulas racionalmente deduzidas, os efeitos da administração sobre a formação e a distribuição dos créditos (Prof. Frederico Hermann Jr).Contabilidade é uma arte. É a arte registrar todas as transações de uma companhia que possam ser expressas em termos monetários. E é Também a arte de informar os reflexos dessas transações na situação econômico-financeira dessa companhia (Nelson Gouveia, Contabilidade, Editora McGraw-Hill do Brasil). Contabilidade é a ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do patrimônio da empresa (Osni Moura Ribeiro, Contabilidade Básica, Editora Saraiva).

Campo de aplicação:

O principal campo de aplicação da contabilidade são as aziendas. Aziendas é o patrimônio considerado que tem sobre ele poderes de administração e disponibilidade. O conceito de azienda reúne o patrimônio e a pessoa que o administra. O campo de aplicação da contabilidade é sabermos em que a contabilidade é utilizada, e abrange todas as entidades econômica e administrativa.

A contabilidade é responsável pela escrituração e apuração dos resultados obtidos em uma instituição. Somente através da contabilidade é que podemos apurar o lucro ou prejuízo de uma empresa, em um determinado período de tempo. A contabilidade esta presente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com