TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade II – Estratégias de Leitura

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 2

O editorial trata a respeito da demora no julgamento dos acusados do mensalão, e com clareza, vemos no texto a extrema indignação do autor com a lentidão nos julgamentos. As frases onde o autor diz “Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta” e “Admite-se, no atual julgamento, que o Revisor Ricardo Lewandowski parece adotar uma estratégia de lentidão, à qual seria levado, conforme se especula, pela tendência a absolver e pelo desejo de inviabilizar o voto, tido por adverso, de seu colega Cezar Peluso, que se aposenta no início de setembro”, justificam a identificação do tema e também o argumento do autor.

A partir do estudo teórico ministrado nesta unidade, vemos que para entendimento do trecho, “Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos”, é importante que tenhamos um conhecimento prévio da história de Abrahan Lincoln, que foi presidente dos Estados Unidos e que com poucas e diretas palavras ditas definiu e marcou o final da guerra civil. Ao contrário do que costuma acontecer no Supremo Tribunal Federal Brasileiro, onde há muitos discursos sem fundamentos e definições concretas.

E, no entendimento do trecho “Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta”, é imprescindível um prévio conhecimento do caso Mensalão. Neste caso o conhecimento do mundo, o conhecimento das atualidades, a busca de informações são importantes, pois havendo experiência e/ou conhecimento do assunto, podemos assim, entender o que o autor do texto quer dizer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com