TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Verificação de conhecimento sobre o tema "a História da contabilidade"

Exam: Verificação de conhecimento sobre o tema "a História da contabilidade". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  Exam  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 3

1) Qual a importância da história da contabilidade para a evolução profissional dos contadores?

A profissão contábil é uma das mais antigas, passando ao longo do tempo por muitas mudanças nos procedimentos e fatos contábeis. Devido a esta evolução, o profissional passou a ser de extrema importância no desenvolvimento das organizações. O atual ambiente operacional das empresas, tem exigido que os contadores estejam em constante evolução, entendendo o negócio e participando ativamente no processo de gestão para atender de forma eficaz as demandas da empresa.

2) Porque pode-se afirmar que a contabilidade surgiu com o homem social?

A evolução do homem e da sociedade é resultado de estudos, pesquisas, descobertas. A contabilidade surgiu em locais épocas diversas, das necessidades que o homem tinha de controlar seus haveres ou deveres, e controlar seu patrimônio representado pelos rebanhos e outros bens nos seus aspectos quantitativos.

3) Relacione os principais objetos utilizados para evidenciar a riqueza no período antigo.

Os suméricos e babilônicos, assim como os assírios, faziam os seus registros em peças de argila, retangulares ou ovais, ficando famosas as pequenas tábuas de Uruk, que mediam aproximadamente 2,5 a 4,5 centímetros, tendo faces ligeiramente convexas.

4) Quais os povos antigos podem ser considerados evoluídos em termos de desenvolvimento contábil?

Os egípcios legaram um riquíssimo acervo aos historiadores da Contabilidade, e seus registros remontam a 6.000 anos antes de Cristo. A escrita no Egito era fiscalizada pelo Fisco Real, o que tornava os escriturários zelosos e sérios em sua profissão. O inventário revestia-se de tal importância, que a contagem do boi, divindade adorada pelos egípcios, marcava o inicio do calendário adotado. Inscreviam-se bens móveis e imóveis, e já se estabeleciam, de forma primitiva, controles administrativos e financeiros.

Os gregos, baseando-se em modelos egípcios, 2.000 anos antes de Cristo, já escrituravam Contas de Custos e Receitas, procedendo, anualmente, a uma confrontação entre elas, para apuração do saldo. Os gregos aperfeiçoaram o modelo egípcio, estendendo a escrituração contábil às várias atividades, como administração pública, privada e bancária.

5) Qual era a utilização inicial da escrita pictográfica e cuneiforme?

Escrita pictográfica, consiste em transmitir uma idéia, um conceito ou um objeto através de um desenho (símbolo) figurativo e estilizado. A escrita pictográfica foi a base da escrita cuneiforme que era feita através de desenhos, uma imagem estilizada de um objeto significava o próprio objeto. O resultado era uma escrita complexa com pelo menos 2.000 sinais, origem de todas as formas de escrita e, apesar dos "milênios", a pictografia continua a ser utilizada, principalmente na sinalização do trânsito e de locais públicos.

6) Porque as escritas pictográficas eram eminentemente contábeis?

7) A contabilidade antiga era privativa dos estados e templos? Porque?

8) Como eram feitos os primeiros registros contábeis da história?

9) Quem foi Leonardo Fibonaci e qual suas importância para o desenvolvimento da contabilidade?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com