TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Versão beta do balanço patrimonial da empresa

Projeto de pesquisa: Versão beta do balanço patrimonial da empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.670 Palavras (19 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

DESENVOLVIMENTO 4

BALANCETE 5

ATIVO CIRCULANTE 6

REGIME DE COMPETÊNCIA 7

REGIME DE CAIXA 8

LIVRO RAZÃO 13

INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE 13

CLT 14

RELATÓRIO FINAL 19

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20

INTRODUÇÃO

Etapa 1

O objetivo deste trabalho é a construção de conceitos contábeis, assim como o estudo dos principais assuntos aplicados à contabilidade intermediária tais como despesas, custos, folha de pagamento, entre outros.

Efetuaremos a elaboração do balancete de verificação da Empresa “Companhia Beta” bem como seus lucros e o total de seu ativo circulante. Ainda vamos diferenciar o Regime de caixa e Regime de Competência, pautados pelo Principio Contábil da Competência.

Vamos reforçar os conhecimentos técnicos sobre as principais informações utilizadas na pratica e nos cálculos da folha de pagamento assim como suas respectivas tabelas divulgadas pela legislação.

DESENVOLVIMENTO

Balancete de verificação da Companhia Beta

Para obtermos o resultado do período, é necessário procedermos a apuração do resultado do exercício confrontando as receitas com as despesas do mesmo período. Nesse caso, encontramos a diferença obtida entre receitas e despesas, que podem por sua vez ser lucro ou prejuízo.

Veremos a seguir a tabela do balancete de verificação da Empresa Beta:

Balancete da Companhia Beta

Balancete de Verificaçãoé um demonstrativo auxiliar que relaciona os saldos das contas remanescentes no diário.Por este método cada débito deverá corresponder a um crédito de mesmo valos, cabendo ao balancete verificar se a a soma dos saldos devedores é igual a soma dos saldos credores.

Contas: é o elenco de todas as contas previstas pelo setor contabil de uma empresa, necessárias aos seus registros contábeis.

Saldos Devedores(Ativo): Os ativos estão representados por todos os bens e direitos de uma instituição econômica possui e que possasm ser valorizados em termos monetários.

Saldos Credores (Passivo): representam todas obrigações e dividas contraidas pela entidade economica com pessoas físicas ou jurídicas e também os serviços que devem ser prestados por já ter recebido pra isso.

Apuração de resultados

Razonetes:

Aseguir apresentaremos o lucro apraado pela Companhia Beta, antes da dedução do imposto de renda (IR) e da contribuição social (CR) sobre o lucro e o total da ativo circulante

Lucro apurado antes do IR e da Contribuição social

LUCRO = RECEITAS – DESPESAS

LUCRO = 477.000,00 – 306.000,00

LUCRO = 171.000,00

A Compahia Beta apresentou um lucro de R$ 171.000,00 pois sua receita foi maior que suas despesas

ATIVO CIRCULANTE

Recursos aplicados que podem ser convertido em dinheiro no prazo de 12 meses

Etapa 2

Regime de Caixa e Regime de Competência

Diversas empresas, em determinado tempo de sua atividade questionam a seus responsáveis pelo setor financeiro, o porquê da empresa vender tanto os seus produtos ou serviços, e o lucro dessas vendas não se refletir no caixa da empresa. Os motivos podem ser os mais diversos. Porém, através de pesquisas realizadas por órgãos do ramo constatou-se que a principal dificuldade das empresas é a de entender a gestão financeira do próprio negócio.

Esse desconhecimento faz com que aspectos como falta de capital de giro e endividamento precoce sejam os primeiros sintomas a aparecer, uma vez que o fluxo de caixa, que consiste na gestão da entrada e saída de dinheiro na empresa, esteja mal elaborado, ou até mesmo não seja elaborado. Além de demonstrar, de maneira rápida e prática o controle e registro das movimentações financeiras, o fluxo de caixa pode ser utilizado como previsão de futuro, antecipando informações referentes à sobra, ou falta, de recursos financeiros para quitar os compromissos da empresa.

Deparando com essa situação a empresa deve avaliar seu desempenho através de dois critérios simultâneos: Regime de Caixa e Regime de Competência. O Regime de Caixa, como instrumento de apuração de resultado, é uma forma simplificada de contabilidade, aplicado basicamente às microempresas ou às entidades sem fins lucrativos, como igrejas, clubes, sociedades filantrópicas, etc. Esse regime caracteriza-se pela analise do fluxo de caixa no período, ou seja, analisa-se as entradas e saídas de dinheiro com seus respectivos saldos diários, sendo que sobra de dinheiro em caixa não é sinônimo de obtenção de lucro.

Veja alguns exemplos de itens comprados a prazo;

Venda de itens disponíveis em estoque e que já tenham sido pagos em períodos anteriores;

Recebimentos em datas inferiores aos pagamentos (quando o prazo para pagamento da compra é superior ao do recebimento das vendas);

Entrada de dinheiro originada em outras fontes que não seja a venda (venda de um bem imobilizado, empréstimos, etc.)

Já pelo critério do Regime de Competência, analisa-se o real desempenho da empresa, considerando as operações de vendas com os respectivos custos para sua realização. A receitas devem ser contabilizadas no período em que foram geradas, independente do seu efetivo recebimento. A receita será

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com