TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Viabilidade Comprar ou Terceirizar Veículo

Por:   •  18/2/2024  •  Trabalho acadêmico  •  7.436 Palavras (30 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 30

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS – PUC.Goiás.

Escola de Gestão & Negócios – Disciplina: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS.

Professor Ricardo William Borges,Ms – Goiânia, 23 de Novembro de 2018 – Turma.A01 e C04.

 Análise de viabilidade econômico financeira no setor de logística em uma Indústria de Anápolis/GO.

Resumo - este estudo tem como objetivo analisar a viabilidade econômica financeira no setor de logística em uma indústria de embalagens de papelão num processo de transporte de resíduos gerados no processo produtivo da empresa. A empresa gera resíduos na fabricação de papel e diante de inúmeros estudos o destino melhor é o encaminhamento destes resíduos a um depósito de captação localizado num distrito (X) a 250 quilômetros de distância da indústria em análise. Atualmente este transporte é feito por uma transportadora terceirizada e diante de anseios dos empresários ligados ao setor de logística surgiu a oportunidade de analisar a viabilidade de aquisição de um caminhão próprio para fazer este transporte dos resíduos. Foi levantado o valor do investimento inicial que é a aquisição de caminhão e apurado os custos que a empresa terá se comprar o caminhão, envolvendo, gastos com salários, combustível, manutenção e juros de financiamento, comparando estes gastos com o valor pago com o frete. Foi utilizado como método de análise de viabilidade dos investimentos os métodos do payback, valor presente liquido e a taxa interna de retorno.

Palavras-chave: Investimentos. Análise de Viabilidade. Logística.

1.Introdução - este estudo buscou apresentar uma análise de viabilidade econômico-financeiro em uma indústria de embalagens de papelão na cidade de Anápolis/GO visando analisar a viabilidade da substituição de fretes de terceiros por frete próprio em um processo da empresa em estudo. O estudo iniciou a partir do interesse dos empresários por esta troca e verificar se esta substituição proporcionaria resultados positivos para a empresa, ou seja, lucros extras. As empresas necessitam buscar a cada dia a diminuição de seus custos visando o aumento da sua lucratividade. Pode-se admitir que o objetivo primordial de uma empresa com fins lucrativos é o de maximizar a riqueza de seus proprietários e essa riqueza é representada pelo valor de mercado da empresa e da sua participação perante os concorrentes (Tófoli, 2008). Muitas vezes estas diminuições ocorrem com investimentos feitos em seus ativos imobilizados, por serem melhores e que proporcionam maior flexibilidade à gestão operacional da empresa. Quando se trata de análise de viabilidade devem-se ter alguns cuidados, principalmente, analisar todos os aspectos e fatores que aqueles investimentos proporcionarão a empresa.

A análise do investimento demanda três etapas essenciais, ou seja, levantamento detalhado do investimento inicial, apuração das entradas de caixas operacionais e consequentemente as incrementais que são as receitas extras que a empresa terá se realizar um determinado investimento e a análise de viabilidade por técnicas existentes como: Payback, Valor Presente Liquido e Taxa Interna de Retorno (Gitman, 2002). O autor diz ainda que além destas três etapas em um investimento, deve-se ter outros cuidados e atenções, principalmente no que diz respeito a sua implementação e o acompanhamento para verificar se aquilo que foi planejado e implantado está dando o resultado esperado e isto é possível através do acompanhamento do projeto.

Neste estudo foi realizado um levantamento bibliográfico juntamente com o estudo de caso. A pesquisa é caracterizada como uma pesquisa descritiva, pois, seu objetivo primordial é analisar um determinado fato em relação às diversas variáveis (Gil, 1999).  Assim na primeira sessão é apresentada a revisão da literatura que traz os principais conceitos de análise de investimentos, abrangendo os principais métodos de análise. Na segunda sessão levantamentos de dados e apuração dos resultados obtidos com a pesquisa e por fim, na terceira sessão apresentação das conclusões sobre a viabilidade de substituir ou não o frete terceirizado dos resíduos gerados pela empresa ou adquirir caminhão próprio para a empresa em análise.

2.Revisão da Literatura - nessa sessão são apresentadas as principais teorias sobre análise de investimentos e as técnicas para analisar se um determinado investimento é viável ou não.

2.1.Investimentos - antes de analisarmos um investimento faz-se necessário conceituar o que é investimentos. Podemos dizer que existem dois grupos de investimento, sendo os investimentos temporários e os investimentos permanentes. Os investimentos temporários são de natureza financeira, que geralmente são aplicados no mercado financeiro com a intenção de resgate dentro um prazo estipulado, podendo utilizar como exemplo as aplicações de liquidez imediata e valores mobiliários de curto ou longo prazo.

Já os investimentos permanentes que também são chamados de investimentos de capital são aqueles que serão aplicados em ativos de natureza permanente, para manutenção das atividades operacionais e que produzem resultados por longo prazo, como exemplo, participações em outras empresas, terrenos, maquinários, veículos, patentes, etc. (Hoji, 2008).  Os investimentos de capital devem ser analisados detalhadamente, pois, eles terão reflexos em longo prazo nas organizações, por se tratar geralmente em investimento em ativos imobilizado. Os investimentos de capital são classificados por modalidades sendo: Ampliação (expansão) do volume de atividade da empresa; Reposição e modernização de ativos fixos; Arrendamento ou aquisição de bens; e, por outras origens. (Assaf Neto; Lima, 2010).

Assim verifica-se que os investimentos de capital ou permanente são aqueles que são realizados com a expectativa de gerar benefícios após um ano ou em longo prazo e os investimentos correntes geralmente são aqueles que se esperam um retorno em curto prazo ou em um ano ou por um período estipulado (Gitman, 2002). Os investimentos podem ser classificados ainda em cinco principais tipos sendo:

  • Investimentos economicamente independentes - são quando existem dois ou mais projetos de investimentos e a aceitação de um deles não implicam nas desconsiderações dos outros.
  • Investimentos com restrição orçamentária - são quando uma ou mais propostas não podem ser simultaneamente implementadas por causa das condições de restrição orçamentária impostas pela empresa;
  • Investimentos economicamente dependentes - são quando dois ou mais investimentos sejam considerados dependentes e que a aceitação de um depende da aceitação do outro.;
  • Investimentos mutuamente excludentes - ocorrem quando uma proposta elimina totalmente a possibilidade de implementar a outra e essa exclusão mutua ocorre em razão de as propostas em estudo desenvolverem a mesma função ;
  • Investimentos com dependência estatística - são os que se caracterizam por apresentarem variações conjuntas nos resultados em um determinado período.

Assim quando uma empresa define em realizar um investimento permanente ou de capital ela precisa tomar alguns cuidados para que o investimento seja realizado de forma coerente e correto. A partir desta definição é que será tratado da formação dos resultados para analisar a viabilidade econômico-financeira de um determinado investimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.9 Kb)   pdf (451.9 Kb)   docx (460.3 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com