TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética é uma teoria da pratica humana

Por:   •  22/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.046 Palavras (9 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

FACULDADE JK MICHELANGELO

GESTÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL

BRASÍLIA

 2017

TATIANE DA SILVA PASSOS

GESTÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL

Trabalho de conclusão de disciplina em Metodologia Cientifica, para o Professor Wilton Damásio, 1° Semestre na faculdade JK de Taguatinga.

.

BRASÍLIA

2017

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

1.1.        OBJETIVO GERAL DA PESQUISA.        5

1.2.        OBJETIVOS ESPECÍFICOS.        5

1.3.        PROBLEMA DA PESQUISA.        5

1.4.        HIPÓTESES RELACIONADAS AO PROBLEMA DA PESQUISA.        5

1.5. JUSTIFICATIVA DA PESQUISA        5

2.        GESTÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL        6

3.        LOGÍSTICA RESERVA        8

4        PROGRAMA DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA.        9

5        RESÍDUOS ZERO        9

6        NBR ISSO 14001        9

7        CONCLUSÃO        10

BIBLIOGRAFIA        11

RESUMO: A gestão empresarial é o grande assunto do momento, sendo discutido de forma latente mundialmente, devido a sua grande importância para conservação e utilização dos recursos naturais, onde as grandes corporações são as maiores responsáveis pelo uso desses recursos e dos rejeitos e resíduos causados por produtos industrializados. Está pesquisa tem como objetivo geral analisar as formas de produção e o consumo sustentável, verificando de fato o que as empresas estão fazendo para se adequarem a nova legislação e sua relação com o meio ambiente. Está pesquisa buscou junto ao método bibliográfico, através de livros, artigos científicos e revistas especializadas, a análise do tema para fundamentar os objetivos propostos nessa pesquisa. Como resultado, encontramos uma gama de mudanças sociais com a implantação de políticas públicas, através da legislação ambiental, que ao mesmo tempo coíbe a extração e utilização de recursos naturais de forma desorganizada, criando também mecanismos de exploração saudável dos recursos naturais. Ficando comprovado através das fontes pesquisadas o quanto este tema é importante. Só assim, os problemas sociais que envolvem o meio ambiente serão solucionados de maneira a trazer um desenvolvimento social sustentável para toda sociedade.

PALAVRAS - CHAVE: Desenvolvimento Sustentável; Sociedade; Empresas; Meio Ambiente.

  1. INTRODUÇÃO

A questão ambiental está inserida em diversas áreas do mundo empresarial, uma vez que o ambiente fornece matéria prima para diversos sistemas e vem se tornando o assunto destaque entre as pessoas.

A constatação de que os recursos naturais do planeta estão chegando ao seu limite, colocam em evidencia os danos causados pela ação do homem que acompanham o ritmo de crescimento econômico. A discursão passou a ser, prioridade no meio empresarial.

Assim, o conceito de desenvolvimento sustentável passou a ser assimilado pelas lideranças empresariais em forma de sistema de gestão ambiental, incluindo uma nova forma de verificar e divulgar as empresas que apresentam uma postura ambientalmente correta estabeleceu-se assim, esses sistemas de avaliação de desempenho ambiental, com normas padronizadas em todo o mundo.

O conjunto de normas mais aceito na gestão empresarial ambiental é a NBR ISO 14001, cujo objetivo é fornecer Gestão Ambiental consistente com metas de desenvolvimento sustentável e compatível com diferentes estruturas culturais, sociais e organizacionais.

Atuar de maneira sustentável responsável é hoje um grande diferencial de mercado entre as empresas no mundo.

  1. OBJETIVO GERAL DA PESQUISA.

Analisar formas de produção e consumo sustentáveis.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS.

  • Avaliar formas de consumo e produção mais limpa.
  • Apresentar a norma ISO 14001 como fonte de assistência e ordenação na implantação ou aprimoramento do sistema de gestão empresarial.
  1. PROBLEMA DA PESQUISA.

 Como as empresas podem melhorar a qualidade do meio ambiente?

  1.  HIPÓTESES RELACIONADAS AO PROBLEMA DA PESQUISA.

 Um bom gerenciamento ambiental além de diminuir os riscos traz ainda oportunidades como a redução de custos devido ao melhor aproveitamento de recursos eliminando desperdício e fortalecendo sua competitividade.

1.5. JUSTIFICATIVA DA PESQUISA

A pesquisa realizada ajuda a entender a importância da gestão ambiental empresarial para a comunidade, e para o meio ambiente, que está cada vez mais devastado, sendo que um dos principais motivos desta degradação é a poluição, e desmatamento causados pelo consumo descontrolado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (272.2 Kb)   docx (267.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com