TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Оbjetivo da Contabilidade

Artigo: Оbjetivo da Contabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Artigo  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

OBJETIVO DA CONTABILIDADE

O objetivo da Contabilidade é fornecer informação de natureza econômica, financeira, física e, de produtividade aos seus usuários internos e externos à entidade. A contabilidade fornece dados de forma organizada, onde há todo um esquema de planejamento contábil em que um sistema de informação é desenhado, colocado em funcionamento e periodicamente revisto, tendo em vista parâmetros próprios.

O usuário é toda pessoa física ou jurídica que tenha interesse na avaliação e do progresso de uma entidade. Os usuários da contabilidade podem ser classificados em dois grupos: internos – funcionários, gerentes e os chefes de unidades produtivas, etc., e externos – bancos, acionistas, investidores, pessoas físicas, etc. O objetivo principal é prover os usuários de dados para tomada de decisões.

Contabilidade é uma ciência social que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, relatando os fatos de natureza econômica que o afetam.

Passo 2 – Redação

“Contabilidade: sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.”

(Luiz José: O objetivo da Contabilidade)

O equilíbrio sobre o que se recebe e o que é necessário gastar tanto na vida pessoal como dentro de uma empresa é de suma importância, logo se faz necessário o uso da contabilidade.

Em uma empresa essa atividade é feita de forma mais formal, controle de entrada e saída de dinheiro, despesas, investimento, e etc. Já na vida pessoal fazemos uso da mesma sem ao menos notar. Ao calcular quanto se gasta com a compra do mês, água, luz, lazer é uma forma de controle de receitas e despesas da família, com gastos fixos e economia para imprevistos; fazemos isso constantemente e acaba passando despercebido que utilizamos da contabilidade diariamente.

Obter tal controle é imprescindível em ambas as partes, nas empresas tudo é monitorado visando o melhor funcionamento da mesma, evitando possíveis desfalques e conseqüentemente maior garantia do sucesso; já na vida pessoal visamos o nosso bem estar e a boa aplicação do nosso dinheiro para que tenhamos uma vida bem estruturada e em dia com nossas obrigações como cidadão.

Logo, os métodos de controle e a forma como são feitas as análises do que entra e sai em questão de capital de uma empresa e da vida pessoal são bem parecidos, porém com fins distintos.

Passo 3 – Entrevista

1) É possível administrar uma empresa e obter sucesso nas transações e negociações sem a aplicação da contabilidade? Por quê?

R: Não. Porque a empresa vive do lucro e para monitorar e calcular os lucros e despesas, precisamos dos conceitos da contabilidade.

2) Em quais áreas a contabilidade é relevante em sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com