TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aula de Ética Introdução

Por:   •  23/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  5.303 Palavras (22 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 22

Ética Geral e Profissional – Aula 02

Data: 02/03/2021

Inicio da aula vídeo 

        

Fundamento filosófico da ética 

Sempre buscar o bem e se afastar do mal

E tenta ali das formas corretas para a sociedade se afastar do mal 

Conceito de bem e mal 

O bem e o mal socialmente, em uma análise sociológica, então quando a gente pensa em bem e mal agora vamos falar de uma análise sociológica e não teológica. 

Em uma primeira análise sociológica: que começa lá na antropologia sobre o indivíduo e o comportamento em separado deste indivíduo.

Como é que os indivíduos se comportam, como é moldado o comportamento da pessoa, desde a era antiga até a era contemporânea sociedade da informação.

 Comportamento das pessoas mudaram, o comportamento das pessoas no meio que elas vivem se alterou, mas quando se fala em comportamento nos tratamos daquilo que nós entendemos como bem e mal. 

Além da antropologia além do comportamento individual nós precisamos analisar o comportamento social .

Porque quando estudamos a sociologia e a antropologia se entende como as pessoas se comportam da forma que se apresentam e porque o comportamento humano é voltado para a vida em sociedade e traz a necessidade do comportamento social. Desde a sobrevivência e o chamado "desenvolvimento" .

E precisamos analisar os comportamentos e aí surge o questionamento o que é o bem e o mal

Geralmente o mal é o que um grupo social, uma sociedade entende como ruim algo que deve ser afastado do comportamento social e que o mal deve ser combatido.

 A análise social faz com que voltamos em análise de bem e mal. 

Está intrínseco em nós. O que juridicamente é ruim

A transgressão da norma. O nosso grupo social nos treinou para identificar as transgressões da norma, muitas vezes nós vemos na faculdade de direito com outra visão, principalmente quem vai advogar precisa ter um estudo sociológico, filosófico e antropológico diferenciado, porque muitas vezes nos vamos atuar na vida profissional, com a ampla defesa e trazendo ali causa e consequência para aqueles que transgrediram a norma.

Se você é um advogado em direito de família e atua com divórcios vocês veem ali a presença aliada a ética e do bem e mal muito forte e vai ver que um deles transgrediu a norma da fidelidade e que rege o casamento. 

Então quando a gente pensa em relação a advocacia muitas vezes a gente vai precisar analisar o comportamento do indivíduo para fazer uma defesa e analisar o comportamento. 

Nas nossas profissões nos não podemos relativizar o bem e o mal. 

E isso não pode ser um pouco bom nem um pouco ruim.

Aqui ética é o comportamento correto.

Você relativizar o bem e o mal é algo que traz uma preocupação quando se faz essa análise ela serve para que nossa profissão a gente comece a pensar não só no fato típico penal ela já e uma norma ética escrita, que já e considerado como algo ruim e já se tem a penalidade em relação a isso. 

Mas quando a gente pensa em outras situações do bem e mal. 

O direito civil e o direito empresarial hoje eles têm em nossa sociedade uma linha muito tênue, com a relação social e antropológica de bem e mal porque é dentro do direito civil e empresarial (e se pode colocar também dentro do direito empresarial também o direito tributário) em que as pessoas costumam relativizar o bem e o mal. 

Costumam relativizar e trazer muitas vezes condutas consideradas pela sociedade como condutas ruim e que ali no nosso comportamento diário e melhor no comportamento diário, ou melhor no comportamento diário das pessoas, daqueles que nos vamos ter ação com eles , eles acabam relativizando. Ah mas o governo tem muito dinheiro porque vou pagar 7 por cento do que recebi então posso esconder ali o que recebi do governo, ou então, em uma relação empresarial. E uma empresa que realiza um contrato com outra já pensando no inadimplemento da obrigação, mas não preciso pagar, e a pessoa está ali prestando o serviço e a ideia de bem e mal está sendo relativizado.

 Está tão intrínseco nas pessoas, que praticam atitudes antiéticas, que muitas vezes não percebem que estão praticando o mal. 

Introdução a ética geral o que e o bem e o que e o mal. 

O que é o correto e deve ser praticado e o que é não deve ser praticado, porque  é do bem e do mal que vem a atitude correta, ou a visão da sociedade da atitude incorreta.

Se faz necessária uma análise filosófica também? Sim começamos pela análise antropológica, pela análise sociológica, a gente começa falando das pessoas, mas a gente entra na análise filosófica. Então a partir de agora nós vamos falar bastante da filosofia e não só a filosofia do direito, pois aqui é a filosofia em relação a ética, a partir daquilo que é esperado socialmente. 

Pergunta: existe alguém moralmente neutro? Que não tenha ali nenhuma ação, falaremos disso na aula de costume e valor moral e ética. Existe alguém que moralmente não tem nenhuma intervenção ali na sociedade, nenhum ato praticado. Quando falamos de neutralidade estamos falando nem de bem nem de mal, estamos falando de algo que filosoficamente não tem conceituação. 

Em ética a nicômaco vê-se que quem não se posiciona socialmente, nem para o bem, nem para o mal, se posicionam de forma a sempre estar perto do poder. Fulano não se posiciona, está entre sim e o não, entre um grupo e outro e, geralmente essas pessoas estão posicionadas sim, intrinsecamente elas estão agindo em prol de si e aí a gente vai falar daquele que age em prol de si, o indivíduo que está em busca de algo que está melhor para ele e não para sociedade, são considerados e pela ética, filosofia, em seus próprios conceitos individualistas e utilitaristas. 

Estudamos isso de forma muita abstrata, pois é praticamente impossível que alguém não se posicione entre bem e mal e nenhuma situação. 

Se eu tivesse que falar escolha: ou vocês assistem a aula ou vocês não assistem. Não tem como não assistir. 

Se você tem dois amigos, e um amigo estão em discussão, no fundo você diz alguma coisa, mas se você quiser se posicionar, e no fundo você tem uma opinião. 

Todas as escolhas de vocês são relevantes e hoje vamos falar de livre- arbítrio, pois tudo que você faz no mundo é escolha relevante. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com