TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO PRIVADO, OS DIREITOS FUNDAMENTAIS E A VINCULAÇÃO DOS PARTICULARES

Por:   •  21/11/2015  •  Resenha  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Resenha do artigo: A CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO PRIVADO, OS DIREITOS FUNDAMENTAIS E A VINCULAÇÃO DOS PARTICULARES

Autoras: Rubia Carla Goedert e Rosalice Fidalgo Pinheiro

Revista Jurídica Cesumar - Mestrado, v. 12, n. 2,  p. 463-479, jul./dez. 2012 - ISSN 1677-64402

O presente artigo passa a discorrer sobre a relação histórica do direito público e privado, com base na divisão que os dois ramos estariam. Em relação ao legado, o direito público historicamente não intervia diretamente no privado. Com a liberdade da burguesia de realizar contratos e coisas afins, o Governo apenas deveria “somente manter a pacificidade entre os cidadãos para que pudessem agir de maneira livre de acordo com suas próprias regras: predominava, de maneira exacerbada, a autonomia da vontade dos particulares”.

“O marco do Estado de Direito impera o princípio da legalidade”, assim observamos a supremacia do Direito Privado sobre o Direito Público, sucumbindo assim com as mudanças sociais como o aumento do intervencionismo estatal culminando no Estado Capitalista Intervencionista. O advento do Estado Social foi um ponto crucial para o movimento em prol dos direitos e no princípio democrático, assim o Estado Social impunha a observância da lei na formação dos contratos, com vistas a garantir o equilíbrio das partes.

Com ascensão do Estado Social e a força do Welfare State, grande responsável pela inclusão dos direitos fundamentais e sociais nas constituições os princípios da igualdade e dignidade da pessoa humana se renovam trazendo força para o sistema jurídico, trazendo assim a verdadeiro sentido à constituição, a força de verdadeira norma jurídica. Os princípios constitucionais tiveram como primeira função fazer frente ao Estado e seu grande poder econômico e coercitivo, entretanto, com a evolução da sociedade os princípios evoluíram e se colidiram nas garantias individuais, os quais os indivíduos assumiam simultaneamente posições de interventor e de titular de direitos. A partir de tal ponto, houve questionamentos da verdadeira eficácia dos direitos fundamentais nas relações interprivadas.

Ao longo do século XX, houve a produção em massa e a concentração de capital que exigiram que o contrato e autonomia privada fossem reestruturados. A função social e o equilíbrio contatual formaram essa nova visão do Estado Social, nessa época que o comércio jurídico se despersonalizou, onde o Estado deixou de ser somente garantidor das regras do jogo e passou a editar normas como escopo de garantir direitos básicos do cidadão, visando a proteção econômica dos fracos.

Porém, essa mudança gerou grandes atribuições ao Estado, atingindo suas políticas públicas que não eram de acordo com a vontade da sociedade em si, mas a favor de um grupo minoritário que se revezava no poder e colocava em risco o princípio democrático. Ademais, com as novas atribuições e a falta de políticas públicas de eficácia, deslocando para o judiciário o poder de avaliar as medidas de bem-estar social propostas pelos governantes, atribuição essa que cabia ao executivo.

Visando um Estado mais democrático de direito, o direito privado que antes era conhecido como fechado perante outras normais sociais, passou a absorver princípios constitucionais, visando a intervenção do Estado, almejando a igualdade de direitos, destacando a constitucionalização do direito privado, onde toda norma constitucional tem efeito imediato nas leis infraconstitucionais. Nessa linha temos o princípio da dignidade humana que é a linha mestra do Estado Democrático de Direito, com consequente inserção do princípio, juntamente com os Direitos Fundamentais na esfera privada com caráter de norma imediata aplicável visando a garantia de aplicação das normas constitucionais e sua direta aplicação nas relações jurídicas de natureza civil entre os particulares. Com esses novos efeitos no Direito Privado, os contratos representaram os institutos mais importantes como o livre desenvolvimento da personalidade, a autonomia privada e o princípio da dignidade humana que se desenvolvem de maneira mais intensa juntamente com os direitos fundamentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (109.8 Kb)   docx (37.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com