TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTESTAÇÃO C/C RECONVENÇÃO

Por:   •  3/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.012 Palavras (13 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 13

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A)  DOUTOR(A) JUIZ DE DIREITO DA 50º VARA DO TRABALHO DA COMARCA DE JOÃO PESSOA/PB

Processo nº 98.765

FLORICULTURA FLORES BELAS LTDA., qualificação e endereço completos, vem mui respeitosamente, perante Vossa Excelência, por intermédio de seus procuradores infraconstituídos (Doc. 01), com fulcro no art. 847, da Consolidação das Leis Trabalhistas, c/c os arts. 335 e 343, do Código de Processo Civil, apresentar

CONTESTAÇÃO C/C RECONVENÇÃO

à Reclamatória Trabalhista que lhe move ESTELA, já adequadamente qualificada nos autos em epígrafe, pelas razões de fato e de direito a seguir expostas.

  1. SÍNTESE FÁTICA

A reclamante foi empregada da Empresa Reclamada ao longo do período de 25 de outubro de 2012 à 29 de dezembro de 2017, mediante contraprestação correspondente a dois salários mínimos.

Na peça vestibular ajuizada, a Reclamante alega o cometimento de crime de falsidade previsto no art. 49 da legislação Trabalhista, o que restará devidamente comprovada sua não ocorrência, além de injusta e indevida alegação pela mesma.

Além disso, a Reclamante postula por adicional de penosidade, em razão de, constantemente, machucar-se com os espinhos das flores que manipulava em sua jornada laboral, no valor de 30%.

Requer, ainda, o pagamento de horas extras, multa prevista no art. 477, § 8º, CLT e ressarcimento dos valores descontados a título de plano de saúde aderido quando de sua admissão, com o que alega ter sido obrigada a assinar termo de autorização de subtração, indo de encontro à sua manifestação de vontade. Fato este que também não ocorreu, pois os descontos se deram exclusivamente em razão de sua expressa autorização.

Ocorre que a Reclamante foi devidamente notificada acerca de sua dispensa, respeitado o aviso-prévio, momento em que a mesma reagiu de maneira completamente fora dos padrões normais, em extensa violência e agressividade para com seus empregadores Reclamados.

A situação foi tal que houve necessidade de chamamento dos seguranças da Reclamada para conter a Reclamante e retirá-la do ambiente em que se encontravam, pois encontrava-se em total descontrole emocional e físico.

Como se não bastasse, ao ser direcionada pelos seguranças ao portão principal, a Reclamante, após ser solta, correu em busca de algum utensílio que pudesse agredir o patrimônio, ou mesmo alguma pessoa, encontrando uma pedra de tamanho e espessura consideráveis e que poderia gerar graves ferimentos e danos.

Não encontrando o alvo desejado, qual seja seu ora empregador, arremessou a pedra em direção ao prédio da Empresa Reclamada, atingindo e quebrando uma das vidraças continentes do prédio. A estapafúrdia reação da Reclamante acarretou em prejuízo à Reclamada na monta de R$ 300,00 (trezentos reais) para recolocação da vidraça.

Diante da narrativa elencada, passa-se a refutar a peça vestibular ajuizada ponto a ponto, a fim de demonstrar o seu total descabimento e necessário total indeferimento pelo Juízo a quo, conforme a seguir será devidamente exposto.

  1. DAS PRELIMINARES
  1. DA INCOMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO

Nos termos do artigo 337, do Código de Processo Civil:

Art. 337. Incumbe ao réu, antes de discutir o mérito, alegar:

II - incompetência absoluta e relativa;

 A partir disso, conforme a legislação constitucional e trabalhista, a justiça do trabalho é incompetente para apreciar e julgar penalidades criminais, visto que a justiça do trabalho só aprecia e julga ações oriundas da relação de trabalho ou outras controvérsias decorrentes da relação de trabalho, não abrangendo penalidades criminais, conforme se determina o artigo 114 inc. I e IX da CF e Art. 49 da CLT, senão vejamos:

Art. 114. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar:

I -  as ações oriundas da relação de trabalho, abrangidos os entes de direito público externo e da administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;

X -  outras controvérsias decorrentes da relação de trabalho, na forma da lei.

Art. 49 - Para os efeitos da emissão, substituição ou anotação de Carteiras de Trabalho e Previdência Social, considerar-se-á, crime de falsidade, com as penalidades previstas no art. 299 do Código Penal.

Diante desses fatores, não pode a Reclamante postular diante da Justiça do Trabalho pedido de aplicação de penalidade criminal, tendo em vista a incompetência absoluta da Justiça do Trabalho para analisar a matéria arguida.

  1. DA PRESCRIÇÃO

Prescreve o art. 11, da CLT, em texto igual ao previsto no art. 7º, inc. XXIX da Constituição Federal:

Art. 11. A pretensão quanto a créditos resultantes das relações de trabalho prescreve em cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho.

Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

XXIX - ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho;

Não obstante, o Tribunal Superior do trabalho editou súmula no mesmo sentido, conforme segue:

Súmula nº 308 - prescrição quinquenal:

I. Respeitado o biênio subsequente à cessação contratual, a prescrição da ação trabalhista concerne às pretensões imediatamente anteriores a cinco anos, contados da data do ajuizamento da reclamação e, não, às anteriores ao quinquênio da data da extinção do contrato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (166.6 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com