TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Creative Commons

Por:   •  27/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

Vitor Gabriel Amador Cortes PA/3 DIREITO-LES

O que é "creative commons"? Como ela se aplica diante dos direitos autorais?

Surge diante do problema do direitos autorais e com o advento da internet- esta onde se circula muitas informações e conteúdos diversos-, afim de dar uma opção ao criador de conteúdo de deixar livre ou não a sua obra, para cópias ou eventuais outros conteúdos criados a partir do mesmo, nasce os chamado Copyleft, que - assim como assinalado no artigo - é um trocadilho de Copyright(direito de cópia) que significa: deixar copiar. O mais famoso Copyleft criado é o Creative Commons, que sua finalidade é desenvolver licenças que possam ser usadas por qualquer pessoa ou organização, para que seus trabalhos venham a ser disponibilizados para uso, cópia, disseminação e recriação.

Anteriormente para se fazer uso de obras sob proteção legal( direitos autorais) era preciso obter uma licença previamente para o autor da obra, estes custos de transação entre o autor e a pessoa que fosse a utilizar, impossibilitavam seu acesso para todos, era extremamente limitado a quem detinha poder econômico.

No sistema do creative Commons o autor escolhe como vai ser a distribuição de suas obras. Ele pode optar ou não por: realização de obra derivada, uso comercial, ou se vai adotar somente cretive Commons (protegendo assim sua obra dos direitos - “autoritários” - autorais).

O objetivo principal da Creative Commons não é a proteção dos direitos autorais, mas sim a flexibilização. Lembrando que dissemos acima que toda vez que você produz uma obra ela já está automaticamente protegida pela lei do direito autoral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (30.3 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com