TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Common Law

Pesquisas Acadêmicas: Common Law. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/7/2014  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 5

SOARES, Guido Fernando Silva. Common law: introdução ao direito dos EUA. 1. Ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1999.

O livro tem como objetivo fazer uso da comparação entre sistemas jurídicos, tendo como base a concomitância de dois sistemas, ambos vigentes no momento da análise, de um lado, o sistema de um país estrangeiro, e de outro, o sistema tomado por referência. Um dos principais objetivos do comparativismo jurídico é auxiliar o aplicador do Direito a fazer valer em um determinado sistema jurídico os efeitos de um outro sistema jurídico que precisam ser reconhecidos e aplicados.

O Direito Comparado, agrupou os sistemas jurídicos em grandes famílias, quem têm variado segundo os autores em função dos critérios adotados para a divisão dos mesmos. A classificação adotada no livro é a do Prof. René David, que reuniu os subsistemas de direitos nacionais, nos seguintes sistemas ou famílias: 1º- sistema romano-germânico, também denominado de Civil law, no qual se encontra o Direito brasileiro; 2º- o sistema da Common Law, utilizado nos EUA; 3º- o sistema dos direitos socialistas, que compunham a denominada Europa do Leste; 4º outras concepções como o direito mulçumano, indiano, direitos do Extremo Oriente, direito judaico, direitos da África e de Madagáscar, de forte componente ligado à religião.

Na obra apresentada, interessa o contraste entre o sistema Civil Law e a Common Law, pois são os mais relevantes da atualidade. Além de que, o Direito dos EUA é um direito da família Common Law misto, ou seja, pertence à Common Law, mas em sintonia com a Civil Law (com exceção do estado da Louisiana).

Na gênese do sistema romano-germânico, nota-se a preocupação com uma ordem racional de conceitos, aparecendo o direito como um sistema: um conjunto de preceitos que deveriam estar agrupados, tal qual um organismo vivo. Percebe-se uma preocupação com a lei escrita, com a racionalidade e o agrupamento de preceitos. Assim, o Direito foi concebido como um modelo de justiça perfeito a ser seguido. O casuísmo, se torna um grande mal que deve ser evitado.

A Common Law, é o “direito comum”, aquele nascido das sentenças judiciais dos Tribunais de Westminster, que eram subordinadas ao Rei, e que suplantou os direitos costumeiros e particulares de cada tribo dos primitivos povos da Inglaterra. Os tribunais de Westminster se baseavam num sistema jurídico rígido e formalístico, que geravam certas incongruências no momento da aplicação da lei. Por isso, eram enviados, com frequência, recursos ao rei, e ele decidia os casos não por motivos estritamente jurídicos, mas pela sua consciência. Nesse contexto, o Chanceler do rei ganha um papel de destaque. Este era um eclesiástico católico, fortemente influenciado pelo Direito Canônico. Assim se formaram as Courts of Chancery e um novo corpo de normas, a Equity, baseada no Direito Canônico. Atualmente, na Inglaterra, algumas matérias, como direito criminal e responsabilidade civil, são de responsabilidade da Common Law, e outras matérias são tratadas pela Equity. Nos EUA os procedimentos da Equity e da Common Law foram unificados em 1938 pela civil action.

Existe um contraste entre Common Law e Statute Law. Na Common Law existe o judge-made-law (o direito criado pelo juiz) e o case law (os precedentes judiciários), e no Statute Law, o direito é criado pelo legislador, fora do Poder Judiciário. No nosso sistema jurídico, a primeira leitura do advogado e do juiz é a da lei escrita, e para auxiliá-la, há a jurisprudência. Na Common Law, primeiro se recorre aos cases e, se houver lacuna, vai-se à lei escrita.

O ponto fundamental da Common Law é a “doctrine of precedents” (a regra do precendente). Os precedentes são as decisões que os tribunais superiores tomam e que servem de modelo para as decisões de casos futuros. Uma decisão que se torna uma regra importante é chamada de “leading case”. Uma sentença judicial tem força obrigatória para casos futuros. Assim, quando no futuro houver casos iguais ou semelhantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com