TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Empresa de Responsabilidade Limitada

Por:   •  30/8/2019  •  Dissertação  •  2.520 Palavras (11 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 11

EMPRESA DE RESPONSABILIDADE LIMITADA

  1. O QUE É?

Existem indícios de que 90% das empresas brasileiras são sociedades limitadas, sendo assim o tipo responsabilidade limitada é o mais utilizado no Brasil. As responsabilidades dos empreendedores que participam têm uma limitação, não é ilimitada como no caso dos empresários individuais.

Para falar da empresa limitada, é fundamental citar o contrato social, pois é através dele que será definido como será a relação entre os sócios. A Sociedade Limitada apesar de regulada e prevista pelo nosso Código Civil, também as regras e previsões das sociedades simples podem se aplicar na sociedade limitada. Já no caso das sociedades por ações, também é permitido se especificado no contrato social.

A Sociedade é dependente dos sócios integrantes, isto é, as habilidades e também as atribuições dos sócios fazem sentido para que a sociedade alcance o objetivo social. Significa dizer que cada habilidade diferente dos sócios irá contribuir em conjunto para o único objetivo social da sociedade, isto é o que chamamos de Afectio Societatis.

Foi importante citar o contrato social, pois é dele que nasce a personalidade jurídica, e a participação de cada sócio é dividida em quotas, ou seja, cada sócio terá sua quota. Então, na sociedade limitada a administração é feita pelos administradores nomeados em contrato social ou em alguma reunião societária, podendo ser os próprios sócios ou terceiros. Para compreender cada aspecto da sociedade limitada, vejamos desde o seu nascimento até a sua extinção.

  1. O CONTRATO SOCIAL

O Contrato Social é o instrumento que irá delimitar o funcionamento e a relação entre os sócios, no qual duas ou mais pessoas adquirem este contrato, chegando a conclusão de que a sociedade limitada não pode ser de caráter unipessoal, com exceção específica a Eireli, que é uma empresa individual de responsabilidade limitada. O Contrato Social tem como consequência a criação de um novo sujeito de direito (Pessoa Jurídica), entidade passível de adquirir e prestar obrigações.

Após a celebração do contrato e essencialmente do Registro, nasce a pessoa jurídica, sendo o contrato o que irá gerar as obrigações dos sócios com a pessoa jurídica e também de um sócio para com o outro sócio. O Contrato Social tem requisitos para que ele possa ser válido, ele deverá ser feito por pessoas capazes onde o seu objeto deve ser lícito, seguindo a forma legal. Um ótimo exemplo disso, é que um contrato não pode ser válido, caso alguém queira vender entorpecentes proibidos pela legislação. E para acrescentar, o Contrato deve ser escrito onde ele poderá ser de forma privada ou por instrumento público. Segue também os requisitos em que todos os sócios devem contribuir para a empresa constituída o capital social e nenhum deles podem ser impedidos de participar dos resultados da empresa.

Temos também no contrato o que chamamos de cláusulas obrigatórias e cláusulas especificadas em lei. Quanto às cláusulas obrigatórias, é recomendável uma cláusula que delimite o pró-labore dos administradores, e nestas cláusulas deve haver a delimitação de pontos sobre o direito de retirada, de preferência e das consequências no caso de algum sócio vier a falecer, ressalta-se ainda que a lei oferece a possibilidade de expulsão de um sócio por justa causa. As cláusulas especificadas em lei, são várias, sendo elas:

  • Qualificação Completa dos Sócios;
  • O Objeto Social;
  • Estipulação da quota societária;
  • Cláusula que fala da administração da sociedade;
  • Cláusula de Nome Empresarial;
  • Cláusula delimitando o local da sede da sociedade;
  • Cláusula delimitando a duração, podendo ser determinada ou indeterminada.

O Contrato Social não é imutável, ele pode ser alterado de acordo com a realidade da empresa.

  1. A RESPONSABILIDADE DOS SÓCIOS NA SOCIEDADE LIMITADA

 Quando falamos de responsabilidade limitada, significa dizer a responsabilidade dos sócios tem algumas limitações, isto é, os bens pessoais e o patrimônio dos sócios são protegidos das responsabilidades da sociedade, via de regra. Então, caso os bens do patrimônio da sociedade sejam insuficientes para responder diante a credores, estes credores só poderão responsabilizar estes sócios, executando os bens patrimoniais dos sócios até um certo valor. Alcançando o montante de responsabilidade de cada sócio e a dívida total do credor não ter sido paga, essa diferença contará como perda para o credor. O limite é o capital social subscrito e integralizado pelos sócios.

Aquele montante que o sócio se compromete a entregar no momento da formação da sociedade é o que denominamos de um capital subscrito. Então, resta dizer que o montante que foi efetivamente já entregue por este sócio é o que chamamos de um capital integralizado. Sendo assim, sabe-se que cada sócio se compromete a entregar um certo valor para formar o capital social, mas não significa que já está entregando tudo ali. Mas todos os sócios são responsáveis solidariamente pela integralização do capital social.

A Título de Consequência, cada sócio responderá sim pelas dividas da sociedade, porém até o limite de sua participação no capital social. Isso enfatiza a ideia de estimulo do empreendimento societário, onde os empreendedores terão uma limitação da sua sociedade, não colocando a totalidade de seu patrimônio pessoal. Se uma sociedade falir por exemplo, caso o patrimônio não seja suficiente para pagar os credores, aquela parte não paga há de ser suportada por estes credores, não responsabilizando assim os sócios. Estes são mecanismos para estimular a atividade empresária.

Entretanto há exceções em relação a limitação de responsabilidade, a responsabilidade se torna ilimitada se:

1º - Os sócios deliberarem coisas contra a lei ou algo estipulado no contrato;

2º - Em caso de fraudes cometidas pelos sócios;

3º - Em casos de confusão patrimonial, quando não é possível distinguir o que é patrimônio da empresa e o que é patrimônio pessoal;

4º - Passivos Trabalhistas, neste caso, como a Justiça do Trabalho possui suas próprias regras e códigos para proteger o empregado por estar em um nível diferente do empregador, a Justiça do Trabalho acaba responsabilizando os sócios para que as dívidas trabalhistas sejam pagas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (101.7 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com