TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E EMPREGABILIDADE

Por:   •  12/6/2020  •  Bibliografia  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

DANIEL DE GASPERI DINIZ

FORMAÇÃO PROFISSIONAL E EMPREGABILIDADE

Londrina

2020

FORMAÇÃO PROFISSIONAL E EMPREGABILIDADE

Atividade dissertativa integradora do curso de Engenharia Civil

apresentada como requisito para a conclusão da presente disciplina.

Aluno(a): Daniel de Gasperi Diniz.

Londrina

Ano

Sumário

1.        Introdução        4

2.        Desenvolvimento        5

3.        Conclusões        6

Referências        7


  1. Introdução

Quando o assunto é estrutura e construção a engenharia civil é o ponto central, pois é com ela que profissionais planejam projetos essenciais para a sociedade como edifícios, estradas, portos, entre outras construções, ela está ligada diretamente na construção e ampliação de cidades, proporcionando maior segurança e bem estar para a população.

A engenharia veio se transformando e se aprimorando ao longo dos anos, juntamente com o desenvolvimento de novas tecnologias, sendo assim, cada dia mais o profissional de engenharia civil deve estar atento as novas técnicas e ferramentas disponíveis no mercado.

Hoje o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo com mais profissionais, e as oportunidades por sua vez de certa forma escassas, isso devido a crise econômica que estamos passando. Dessa forma o objetivo desse trabalho é demostrar as dificuldades encontradas pelos novos profissionais da área de Engenharia Civil, e quais as habilidades e conhecimentos são necessárias para suprir as expectativas do mercado de trabalho.

  1. Engenheiro Civil

O engenheiro civil é um dos principais engenheiros dentro das construções, os resultados gerados através de seu trabalho são gratificantes pois perduram por um longo tempo.

Para exercer essa profissão é preciso ter um vasto conhecimento técnico e científico, segundo Queiroz (2019, p. 45)  a engenharia civil é uma profissão com fundamentos principalmente nas ciências exatas e na tecnologia, possuindo também relação com outras áreas do conhecimento humano.

O engenheiro civil tem várias atribuições como por exemplo, analise projetos e relatórios, levantamento de custos, testes de materiais de produção, acompanhamento de obras, entre outras. Seus projetos na maioria das vezes são complexos o que faz o profissional buscar especialização em alguma área:

  • Construção Civil – o profissional dessa área gerencia projetos para assegurar que eles serão construídos de acordo com as normas correspondentes.
  • Estruturas e Fundações – projetam e calculam estruturas para assegurar sua durabilidade e resistência.
  • Hidráulica – projetam construções de obras hídricas, como por exemplo canais, reservatórios e barragens.
  • Transportes – projetam e constroem estradas, rodovias, viadutos, entre outros.

  1. O Engenheiro Civil e Tecnologia

Para Rosário (2011):

“A constante procura de novas soluções, de novas filosofias e de uma oferta melhor diferenciada dos concorrentes diretos no mercado, a procura de novos mercados e de novas realidades, culturas, técnicas e tecnologias, são o catalisador natural da Inovação e estão na gênese da criação do conceito.”.

O profissional da Engenharia precisa estar em constante aprendizagem e sempre atento as novidades que surgem no mercado.

  1. Conclusões


Referências

<http://www.inovarse.org/sites/default/files/T16_389.pdf> 04/04/2020 12:45

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (91 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com