TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREGABILIDADE DO PROFISSIONAL DO COMÉRCIO EXTERIOR

Por:   •  5/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  9.291 Palavras (38 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 38

UNIVERSIDADE DE SOROCABA

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

Danilo José Teles

EMPREGABILIDADE DO PROFISSIONAL DO COMÉRCIO EXTERIOR

Sorocaba - SP

2013

Danilo José Teles

 

EMPREGABILIDADE DO PROFISSIONAL DO COMÉRCIO EXTERIOR

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para obtenção do certificado de Especialista em MBA Comércio exterior e Logística Internacional, da Universidade de Sorocaba.

Orientador: Profª Ma. Meirecler Mieto

Sorocaba - SP

2013


Danilo José Teles

EMPREGABILIDADE DO PROFISSIONAL DO COMÉRCIO EXTERIOR

Trabalho de Conclusão de Curso aprovado como requisito parcial para obtenção do Certificado de Especialista em MBA Comércio Exterior e Logística Internacional, da Universidade de Sorocaba.

Aprovado em:_____/_____/_________

RESUMO

        Esta pesquisa tem como objetivo investigar a questão da empregabilidade do profissional em Comércio Exterior. Foi realizado uma pesquisa onde foram levantados alguns pontos específicos, onde estaríamos analisando como um profissional tem que estar se preparando para se tornar empregável hoje.

        Em relação aos estudos ficar sempre atualizados pois o mercado de trabalho esta muito competitivo, e tem muitos profissionais bem preparados no mercado a disposição das empresas. Também foi analisado algumas atitudes e comportamentos do empregado no seu cotidiano e maneiras como ele se mantém atualizado.

        Foi feito uma pesquisa com alunos da Universidade de Sorocaba da turma de 8º semestre que já estão concluindo seus estudos, onde foi aplicado um questionário contendo 22 questões com perguntas referente a área de Comercio Exterior e sua empregabilidade.

        Pois através deste, analisaremos como anda o nível de empregabilidade dos alunos recém formados, em especifico da Universidade que foi aplicada o questionário. Pois sabemos que de certa forma o mercado de trabalho esta cada vez mais competitivo.

                 

Palavras-chave: Empregabilidade. Mercado de trabalho. Educação. Comportamentos.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................5

        

2 EMPREGABILIDADE...............................................................................................9

        2.1 CRITÉRIOS IMPORTANTES DA EMPREGABILIDADE .........................14

        2.2 COLOCAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO .....................................17

        2.3 APRIMORAMENTO  PROFISSIONAL ....................................................19

3 DESEMPREGO NO BRASIL  ................................................................................20

4 ANÁLISE QUESTIONÁRIO APLICADO – EMPREGABILIDADE ALUNOS COMÉRCIO EXTERIOR ...........................................................................................23

5 CONSIDERAÇOES FINAIS....................................................................................29

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................30

APÊNDICE A: QUESTIONÁRIO ..............................................................................32

1 INTRODUÇÃO

        O que levou a estar pesquisando sobre empregabilidade foi a atual situação do desemprego no país, pois, percebe-se que atualmente os estudantes estão procurando qualificar-se para o mercado de trabalho e sempre são cercados pela dúvida, se falta profissional, ou se falta emprego.

Não se atenha aos assuntos da escola ou faculdade. Vá além disso. Entenda que o tempo dos seres humanos já não mais se divide entre trabalho e lazer. Cada vez mais, ele é composto de três partes: trabalho, lazer e aprendizagem. Apreender a dosar o tempo é tão importante quanto apreender novos conhecimentos.(PASTORE, 2000)

        Sempre que me deparo com algumas questão desse gênero, fico a pensar sobre o quanto nós alunos investimos dinheiro e tempo para nos qualificar para o mercado de trabalho, e sempre acabamos sendo frustrados em entrevistas, onde muitas vezes ficamos sujeitados a ter que receber um salário baixo, por motivos de não ter experiência ou somente por ser um simples estudante. Porém, entendo até certo ponto a visão da empresa, por se tratar em relação aos estudantes ainda não formados, mas somos capazes de estar demonstrando, para os empregadores que somos capazes de estar assumindo cargos se aplicarmos nossa empregabilidade em ação.

Já foi o tempo também em que a empregabilidade era orientada só para os empregos. Nesse tempo, emprego era sinônimo de trabalho. Hoje é diferente. Muitas pessoas têm empregos; outras têm trabalho. Por isso, se você é jovem, prepare-se não apenas para o mundo do emprego mas também para o mundo do trabalho.(PASTORE, 2000)

        A cada seleção de emprego, fica cada vez mais oculto, entender o que realmente a empresa esta buscando em um profissional, ou qual perfil ela esta buscando, para a determinada área. Hoje com dinâmicas em grupos, entrevistas coletivas alguns entrevistados sempre acabam se intimidando com esse método diferenciado, assim não conseguindo demonstrar para o entrevistador ou responsável pela seleção o quão capacitado o sujeito é para a vaga de emprego.         Com esse trabalho foi  procurado demonstrar alguns tópicos onde o estudante ou profissional da área envolvida, deve estar buscando para se tornar empregável em sua área, pois todos os alunos que buscam uma qualificação profissional sendo através de um curso técnico, graduação ou uma especialização, tem como objetivo estar se encontrando no mercado de trabalho tão disputado, pois nos deparamos com uma grande exigência por parte dos empregadores, onde cada vez esta mais exigente em suas seleções para novas contratações.                                              

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.4 Kb)   pdf (331.3 Kb)   docx (82.9 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com