TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Ética Nas Relações Internacionais

Por:   •  5/6/2019  •  Artigo  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NA RESOLUÇÃO DOS CONFLITOS INTERNACIONAIS

RESUMO: O presente artigo possui como objetivo apresentar a importância da ética e a sua efetividade na resolução dos conflitos internacionais. Através da ética, busca-se analisar e compreender situações vivenciadas pela sociedade de modo mais justo e imparcial. Ademais, sabe-se que devido aos diversos conflitos, advindos principalmente após o processo de globalização, tornou-se necessário um maior envolvimento entre os Estados e seus respectivos cidadãos. Desta feita, é com base neste espectro que os valores éticos se tornam fundamentais às questões relacionadas aos dissídios internacionais.

PALAVRAS-CHAVE: Ética. Conflitos internacionais. Direitos humanos.

1 INTRODUÇÃO

O campo da ética busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano. Gize-se que, na ciência da sabedoria, a ética não se resume à moral, que geralmente é entendida como costume, ou hábito, mas busca a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver; a busca do melhor estilo de vida.

Por ser uma disciplina abrangente e ensejadora do modus operandi de cada sociedade, faz-se necessário uma análise singular quanto à sua aplicação na resolução dos conflitos internacionais.

Segundo o Professor Oscar Vilhena Vieira (2011), a Ética é a capacidade de transcendermos a nossa inserção na sociedade, os nossos preconceitos, os nossos racismos e conseguirmos olhar o outro com imparcialidade. É com base nesta visão que os valores éticos se tornam imprescindíveis às questões relacionadas aos dissídios internacionais.

Sabe-se que, a ética vai muito além da aplicação de normas consensuais e da garantia da segurança jurídica, uma vez que seria obrigação de todo governo, independentemente das leis, ater-se aos princípios éticos. Dessa forma, o presente trabalho investiga o fenômeno da efetivação do regime da ética na resolução dos diversos conflitos num cenário internacional e busca compreender a tomada de decisão para um melhor resultado nestes embates, fundamentalmente no que concerne aos mecanismos e condutas a serem adotadas em cada caso.

Nesse sentido, busca-se compreender a relevância dos fatores morais e da normatização internacional para superar essas barreiras intrínsecas dos conflitos contemporâneos e extemporâneos, como o devido respeito às normas de direitos humanos, o combate ao terrorismo internacional e a assunção de um posicionamento crítico sobre tais demandas, a fim de propiciar um respeito aos princípios éticos, bem como sua devida aplicação aos conflitos que serão aduzidos.

2 Noções sobre Ética

        A ética encontra na mais robusta fonte de inquietações humanas o entusiasmo para a sua existência. É no balanceamento ético que se devem pesar as diferenças de comportamentos para que possam ser medidas a utilidade, a finalidade, o direcionamento e consequências das ações humanas (BITTAR, 2002). Nesse sentido, o que seria a ética, afinal? Esclarece-se que em vista da complexidade do tema, não é objetivo deste trabalho conceituá-la, mas busca-se traçar algumas características inerentes à sua compreensão.

        Naline (2008) leciona que ética, no sentido etimológico, é o vocábulo grego “ethos”, que significa “morada”, “lugar onde se habita”. Entretanto, pode ser entendido também como “modo de ser” ou “caráter”. No presente contexto, o adequado é que se use o significado para ética sob o modo de ser dos homens em sociedade. Nesse diapasão, a ética traz no seu núcleo um conjunto de valores que norteiam o comportamento humano em relação aos outros em busca da pacificação social. Contudo, ética não pode se limitar ao conjunto de regras ou valores, nem somente ao estudo do comportamento humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com