TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Invasão de Privacidade

Abstract: A Invasão de Privacidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Abstract  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

A Invasão de Privacidade

O Código Civil brasileiro, como transcrito abaixo nos mostra que pode ser publicada a biografia, desde que seja autorizado pelo biografado, família ou herdeiros, para ter autorização de veiculação.

Código Civil

(...)

Art. 20. Salvo se autorizadas, ou se necessárias à administração da justiça ou à manutenção da ordem pública, a divulgação de escritos, a transmissão da palavra, ou a publicação, a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuízo da indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se destinarem a fins comerciais.

Parágrafo único. Em se tratando de morto ou de ausente, são partes legítimas para requerer essa proteção o cônjuge, os ascendentes ou os descendentes.

Art. 21. A vida privada da pessoa natural é inviolável, e o juiz, a requerimento do interessado, adotará as providências necessárias para impedir ou fazer cessar ato contrário a esta norma.

(...)

Em sentido contrario, a Constituição de 1988, garante o direito à privacidade , como à liberdade de expressão e informação. Com este contexto temos uma dificuldade de saber o que é direito à intimidade e direito a vida privada. Fica bem evidente um conflito entre regras jurídicas.

A Professora universitária e advogada Silmara Chinelato defendeu que não há hierarquia entre os princípios constitucionais da liberdade de expressão e o direito à vida privada, e o Código Civil de 2002 é uma conquista em defesa da pessoa, e não existe algo que distinga o que é interesse público e o que é curiosidade do público. E que o biografado não é detentor de direito autoral.

O Cantor Djavan, fundador do grupo “Procure saber”, expõe:

“A liberdade de expressão, sob qualquer circunstância, precisa ser preservada. Ponto. No entanto, sobre tais biografias, do modo com é hoje, ela, aliberdade de expressão, corre o risco de acolher uma injustiça, a medida que privilegia o mercado em detrimento do individuo; editores e biógrafos ganham fortunas enquanto aos bioografados resta o ônus do sofrimento e da indignação. ...”

“O preceito da liberdade é sagrado. ... A internet abriga todas estas simultaneidades: você pode inventar uma biografia de qualquer pessoa, pode caluniá-la, pode inclusive forjar artigos assinados por colunistas famosos sem que sejam da autoria deles. ...“ comentou Jorge Mautner.

Porém temos que ter um limite entre o que a sociedade necessita como informação, sobre a vida pessoal, e sobre o que vem a ser curiosidade da vida privada.

Fica claro, que por mais que se dedique a vida em pesquisas e entrevistas, temos o direito de preservar a vida pessoal.

Até que ponto a vida pode ser exposta? Qual a função da mídia?

Cada vez mais vemos o aparecimento de “Paparazzi” sempre em busca de noticias sobre a vida privada de pessoas que alcançaram uma projeção social. Recentemente temos visto histórias sobre perseguições de repórteres atrás de personalidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com