TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Legislação Educacional e o Trabalho do Gestor

Por:   •  29/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdades Integradas Simonsen

Pós graduação:

Gestão Escolar Integrada

Análise crítica do artigo:

Desafios do Fazer Docente nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM)”

Rio de Janeiro

2022

”Desafios do Fazer Docente nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM)”

O referido artigo é um coprodução entre o Professor Doutor Edil da Silva, membro do  Programa de Pós-graduação em Psicologia da Saúde e do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a professora Séfora Figueiredo, Mestra em Psicologia da Saúde pela mesma Universidade.

O trabalho tem como objeto de análise a relação entre o que regulamenta a lei no que tange o trabalho nas salas de recursos multifuncionais (SRM) e o cotidiano de  trabalho nas escolas municipais do Nordeste brasileiro, além de apresentar como se organizam subjetivamente as docentes destes locais frente aos desafios impostos pelas estruturas e  condições que lhes são apresentadas nessas instituições.

Inicialmente os autores buscam analisar de que forma as mudanças no mundo do trabalho oriundas do capitalismo do século XXI, somadas a políticas públicas impactaram a educação brasileira, sobretudo no campo da educação pública. Observa-se segundo os autores a concretização da “Pedagogia Tecnicista (...) cuja filosofia produtivista vinha sendo incentivada em outros setores da sociedade conforme o ideário neoliberal“, que buscava uma estrutura organizacional que abarcava os trabalhadores, na busca por uma eficiência funcional de modo isolado e sistêmico, visando o controle do ambiente e o manejo tecnológico tendo como base o “pensamento racional, neutro e técnico“ próprios do pensamento a neoliberal. Esta estrutura buscou impor aos docentes uma prática precisa e eficiente que priorizasse “o controle e a disciplina do comportamento do alunado em prol dos melhores resultados para o sistema”.

Esta lógica impôs aos professores uma encruzilhada entre o fazer tecnicista com seu controle limitante e focado na ação e a necessária flexibilidade criativa da prática docente. Frente a tal dicotomia, o professor se vê impossibilitado como destaca os autores de “agir adequadamente de acordo com as necessidades de o seu fazer e da mobilização de sua subjetividade.”.

Historicamente os professores vêm buscando resistir às diversas empreitadas capitalistas no que tange a prática docente. O artigo destaca que “Esse fato se intensifica quando se trata daqueles profissionais que lidam diretamente com a Educação Especial” na luta pela Educação Inclusiva. Os autores analisam de que forma esse trabalhadores desenvolvem suas atividades laborais imersos em tantas dificuldades inerentes ao seu fazer pedagógico.

 O texto destaca que no campo legal é a “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” (Ministério da Educação [MEC], 2008) que regulamenta a implantação das salas de recursos multifuncionais (SRM)  em escolas públicas de todo o país, buscando efetivar a “inclusão de crianças deficientes, com transtornos globais do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação (Nota Técnica n. 11, 2010).”

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) foi desenvolvido com a intensão de desenvolver o aluno com deficiência em suas especificidades com estratégias complementares  ao ensino regular, por si só este instrumento, não é capaz de garantir  inclusão por completo, uma vez que não contempla a multiplicidade do sujeito portador de  deficiência. A inclusão do individuo está para além de uma aceitação escolar e da adaptação de um plano de atendimento educacional; ela busca primordialmente a construção de condições para o exercício da cidadania, o que só se faz possível através da interação entre os diferentes extratos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com