TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestor Financeiro Contemporâneo: A Importância Da Análise De Custos, Matemática Financeira E Estatística No Trabalho Cotidiano Da área Financeira.

Artigo: Gestor Financeiro Contemporâneo: A Importância Da Análise De Custos, Matemática Financeira E Estatística No Trabalho Cotidiano Da área Financeira.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  1.482 Palavras (6 Páginas)  •  857 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO:

O cidadão comum pensa que a Estatística se resume apenas a apresentar tabelas de números em colunas esportivas e/ou econômicas de jornais e revistas, ilustradas com gráficos, pilhas de moedas, etc,; ou quando muito associam a estatística à previsão de resultados eleitorais. A estatística não se limita somente a compilar tabelas de dados e os ilustrar graficamente. Sir Ronald Fischer (1890- 1962), em seus trabalhos, iniciou a estatística como método cientifico. Desta forma, o trabalho do estatístico passou a ser o de ajudar a planejar a obtenção de dados, interpretar e analisar os dados obtidos e apresentar os resultados de maneira a facilitar a tomada de decisões razoáveis.

Uma grande quantidade de informações importantes que auxiliam na tomada de decisões esta no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Todo cálculo das estatísticas pode ser feito por meio de calculadoras científicas e também softwares estatísticos. As planilhas eletrônicas permitem o cálculo de diversas estatísticas e confecção de gráficos de forma mais rápida e eficiente.

É necessário ter em mente que a estatística é uma ferramenta para o gestor ou executivo, nas respostas dos “porquês” de seus problemas que podem ser explicados por análise de dados. Para ela ser bem usada, é necessário conhecer os seus fundamentos e princípios, e acima de tudo que o gestor ou executivo desenvolva um espírito crítico e jamais deixe de pensar. Pois é fácil mentir usando a estatística, o difícil é falar a verdade sem usar a estatística.

Atualmente, as empresas têm procurado profissionais como executivos que tenham um nível de conhecimento de estatística alto, pois este conhecimento tem feito uma diferença grande nos processos decisórios em empresas.

A HISTORIA DA ESTATÍSTICA

De acordo com a Revista do Instituto Internacional de Estatística, "Cinco homens, Hermann Conring, Gottfried Achenwall, Johann Peter Süssmilch, John Graunt e William Petty já receberam a honra de serem chamados de fundadores da estatística, por diferentes autores."

Alguns autores dizem que é comum encontrar como marco inicial da estatística a publicação do "Observations on the Bills of Mortality" (Observações sobre os Sensos de Mortalidade, 1662) de John Graunt. As primeiras aplicações do pensamento estatístico estavam voltadas para as necessidades de Estado, na formulação de políticas públicas, fornecendo dados demográficos e econômicos. A abrangência da estatística aumentou no começo do século XIX para incluir a acumulação e análise de dados de maneira geral. Hoje, a estatística é largamente aplicada nas ciências naturais, e sociais, inclusive na administração pública e privada.

Seus fundamentos matemáticos foram postos no século XVII com o desenvolvimento da teoria das probabilidades por Pascal e Fermat, que surgiu com o estudo dos jogos de azar. O método dos mínimos quadrados foi descrito pela primeira vez por Carl Friedrich Gauss cerca de 1794. O uso de computadores modernos tem permitido a computação de dados estatísticos em larga escala e também tornaram possível novos métodos antes impraticáveis.

Para Mastsushita (2010), o que se entende, modernamente, por Estatística ou Ciência Estatística é muito mais do que um conjunto de técnicas úteis para alguns imaginam, a estatística não pe um ramo de matemática onde se investigam os processos de obtenção, organização e análise de dados sobre uma determinada população. Também não se limita a um conjunto de elementos numéricos relativos a um fato social, nem a tabelas e gráficos usados para o resumo, a organização e apresentação dos dados de uma pesquisa, embora este seja um aspecto da estatística que pode ser facilmente percebido no cotidiano.

Segundo Rao (1997), um dos mais importantes estatísticos do século, a estatística pode ser definida de uma forma simples e objetiva. Ele define a estatística pela equação:

Conhecimento incerto + Conhecimento sobre a incerteza = Conhecimento útil. Neste

sentido, o objetivo da Estatística é analisar os dados disponíveis e que estão sujeitos a um

certo grau de incerteza no planejamento e obtenção de resultados.

Segundo Morettin (1981), o cidadão comum pensa que a estatística se resume a

apresentar tabelas e gráficos em colunas esportivas ou econômicas de jornais e revistas ou,

ainda, associam-na à previsão de resultados eleitorais. Porém, ressalta que a estatística

moderna não é responsável apenas pela criação de tabelas e gráficos, mas trabalha

também com metodologias científicas muito mais complexas.

CONCEITOS INICIAIS.

Estatística: ciência que investiga os processos de obtenção, organização de dados sobre uma população, e os métodos de tirar conclusões ou fazer predições com bases nesses dados.

Estatística Descritiva: é o ramo que trata da organização, do resumo e da apresentação dos dados.

Estatística Inferencial: é o ramo que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra. A ferramenta básica no estudo da estatística inferencial é a probabilidade.

Relatório Parcial

Na prática a Estatística pode ser usada na área médica fornecendo metodologia adequada que possibilita decidir sobre de um novo tratamento no combate á uma determinada doença, atuar em seu controle, no estudo da evolução e incidência de uma doença como a AIDS.

Na área tecnológica, o cálculo de posição de uma astronave, por exemplo, depende de conceitos e teorias estatísticas mais elaboradas, considerando essas informações como sinais de satélite, são recebidos de forma ruidosa e incerta.

O crescente uso da Estatística vem ao encontro da necessidade de realizar análises e avaliações objetivas. As informações nela contidas atuam na melhoria contínua de seus processos.

No mercado de trabalho a Estatística pode promover a melhoria da eficiência e solução de vários problemas importantes em quase todas as áreas do saberás ciências naturais às sociais.

RELAÇÃO DE LUGARES, SITUAÇÕES E PROBLEMAS AONDE PODEM APLICAR CONCEITOS ESTATÍSTICOS.

Na engenharia agronômica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com