TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORDEM ECONÔMICA E FINANCEIRA

Por:   •  11/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.901 Palavras (8 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 8

 ORDEM ECONÔMICA E FINANCEIRA – ART. 170 A 192:

1. Assinalar a alternativa correta:

a) É assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, sendo imprescritível, contudo, em qualquer caso, a autorização do órgão competente.

b) Como agente normativo e regulador da atividade econômica, o Estado exercerá, na forma da lei, as funções de fiscalização, incentivo e planejamento, sendo determinado para os setores públicos e privado.

c) A exploração direta da atividade econômica, pelo Estado, via de regra, é permitida, desde que não viole direito individual nem afete a livre concorrência.

d) A lei disporá sobre a ordenação dos transportes aéreo, aquático e terrestre, devendo, quanto a ordenação do transporte internacional, observar os acordos firmados pela União, atendido o princípio da reciprocidade.

RESPOSTA: (D) Segundo o art. 178, CF: “A lei disporá sobre a ordenação dos transportes aéreo, aquático e terrestre, devendo, quanto à ordenação do transporte internacional, observar os acordos firmados pela União, atendido o princípio da reciprocidade”. Portanto, é a alternativa correta.

2. São princípios gerais constitucionais da ordem econômica e financeira, a saber:

a) Livre concorrência, busca do pleno emprego, soberania nacional e defesa do consumidor e meio ambiente.

b) Estrita legalidade ou reserva legal, igualdade ou isonomia, irretroatividade e não confisco.

c) Impessoalidade, moralidade, legalidade, publicidade, eficiência e eficácia.

d) Valorização do trabalho humano, liberdade de exercício da atividade econômica, impessoalidade e moralidade.

RESPOSTA: (A) Segundo o art. 170, I, IV, V, VI, VIII, CF: “A ordem econômica, [...] observados os seguintes princípios: Soberania nacional; Livre concorrência; Defesa do consumidor; Defesa do meio ambiente; Busca do pleno emprego”. Portanto, é a alternativa correta.

3. Assinalar (C) se for correto e (E) se for errada as alternativas abaixo:

a) (C) O Sistema Financeiro Nacional é estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do País e a servir aos interesses da coletividade.

b) (C) A Intervenção Estatal na economia, mediante regulamentação e regulação de setores econômicos, faz-se com respeito aos princípios e fundamentos da ordem econômica.

c) (C) A lei reprimirá o abuso do poder econômico que vise a dominação dos mercados, a eliminação da concorrência e ao aumento arbitrário dos lucros.

d) (E) O Plano Diretor, aprovado pela Câmara de Vereadores, é obrigatório para cidades com mais de trinta mil habitantes.

Na sequência de cima para baixo são consideradas certas e erradas, a saber:

a) E – E – C – C.

b) C – C – E – E.

c) E – E – E – C.

d) C – E – E – C.

e) C – C – C – E.

RESPOSTA: (E) Segundo os arts. 192; 170; 173, §4°; e 182, §1°, CF: “O sistema financeiro nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do País e a servir aos interesses da coletividade, [...]”; “A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observando os seguintes princípios [...]”; “A lei reprimirá o abuso do poder econômico que vise à dominação dos mercados, à eliminação da concorrência e ao aumento arbitrário dos lucros”; “O plano diretor, aprovado pela Câmara Municipal, obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes, [...]”. Sendo assim, as alternativas a, b e c estão corretas e a d está errada.

4. Conforme previsão constitucional a ação de usucapião rural exige a posse durante:

a) Cinco anos ininterruptos.

b) Dez anos ininterruptos.

c) Quinze anos ininterruptos.

d) Vinte anos ininterruptos.

RESPOSTA: (A) Segundo o art. 191, CF: “Aquele que, não sendo proprietário de imóvel rural ou urbano, possua como seu, por cinco anos ininterruptos, [...] adquirir-lhe-á a propriedade”. Portanto, é a alternativa correta.

5. Analisar a veracidade das frases:

I – A ordem econômica é fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa.

II – A ordem econômica é fundada na justiça social e na propriedade coletiva.

III – A ordem econômica é fundada na dignidade da pessoa humana e na intervenção econômica.

IV – A ordem econômica e financeira tem como objetivo organizar os elementos ligados a distribuição de bens, circulação de riquezas e uso da propriedade.

a) Estão corretas as alternativas I e II.

b) Estão corretas as alternativas I e IV.

c) Estão incorretas as alternativas III e IV.

d) Estão incorretas as alternativas I e III.

RESPOSTA: (B) Segundo o art. 170, CF: “A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observando os seguintes princípios [...]”. Sendo assim, as alternativas I e IV estão corretas.

6. As jazidas, em lavra ou não, demais recursos minerais e os potenciais de energia hidráulica constituem propriedade:

a) Da União.

b) Dos Estados-membros.

c) Do Distrito Federal.

d) Dos Municípios.

RESPOSTA: (A) Segundo o art. 176, CF: “As jazidas, em lavra ou não, demais recursos minerais e os potenciais de energia hidráulica constituem propriedade distinta da do solo, para efeito de exploração ou aproveitamento, e pertencem à União, [...]”. Portanto, é a alternativa correta.

7. A competência para a execução da política de desenvolvimento urbano pertence:

a) Ao Estado.

b) Ao Município.

c) A União.

d) Ao Distrito Federal.

RESPOSTA: (B) Segundo o art. 182, CF: “A política de desenvolvimento urbano, executada pelo poder público municipal, [...]”. Portanto, é a alternativa correta.

8. Analisar a veracidade das frases:

I – O Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana.

II – Em virtude da competência municipal para a execução da política urbana, o Estatuto da Cidade é uma norma municipal.

III – A propriedade urbana cumpre sua função social quando atende as exigências fundamentais de ordenação da cidade expressas na Lei Complementar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (123.5 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com