TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Parafilia

Por:   •  10/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  7.380 Palavras (30 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 30

 unicesumar – centro universitário cesumar

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

Maringá - PR

2017

ANDRESSA GALVÃO TURINI

CAROLINE PACANHELA LIMA

DÉBORA DIAS BARCELLOS CLETO[pic 5]

FERNANDA RAFAELA DE CARVALHO[pic 6]

MARIANA MATOS ABREU BIATTO

MÔNICA LARISSA PEREIRA GOMES

DIREITO 4ºB-N

[pic 7]

PARAFILIA

Trabalho apresentado ao Curso de Direito da Instituição Unicesumar, referente ao 2º bimestre.
Professora: Valesca Luzia de Oliveira Passafaro


Maringá - PR

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 SIGNIFICADO DO TERMO        5

3 COMPREENSÃO PSICANALÍTICA        5

4 TIPOS        6

5 SINTOMAS        9

6 CARACTERÍSTICAS        10

7 OUTROS TRAÇOS PSICOPATOLÓGICOS        10

8 ANALÍSE DE UM CASO        11

8.1Dados do Serial Killer        11

8.2 História de Vida        11

8.3 Os Crimes        13

8.4 Descoberta dos Crimes        15

8.5 As Vítimas        20

8.6 Conclusão da Justiça        23

8.7 Observações do Caso        25

REFERÊNCIAS        27

1 INTRODUÇÃO

Parafilia, segundo o Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais, da American PsychiatricAssociation, 4ª. edição revisada (DSM-IV-TR) (2000), consistem em fantasias, anseios sexuais ou comportamentos recorrentes, intensos e sexualmente excitantes, em geral envolvendo objetos não-humanos, sofrimento ou humilhação próprios ou do parceiro, crianças ou outras pessoas sem o seu consentimento,

O termo parafilia vem substituindo com vantagem o antigo perversão, carregado de acepções não-científicas, como corrupção, desmoralização, degradação, e que, pela proximidade com perversidade, sinônimo de crueldade, adquiriu uma tonalidade depreciativa que não tem lugar no pensamento psiquiátrico. Parafilia (do grego pará = ao lado de, funcionamento desordenado ou anormal, oposição + philos = amante, que tem afinidade, atraído por) expressa melhor o sentido original psicanalítico, que é, segundo Laplanche (1998), o de "desvio em relação ao ato sexual normal, definido este como coito que visa à obtenção do orgasmo por penetração genital, com uma pessoa do sexo oposto".

Assim, a preferência de uma pessoa por partes do corpo da outra, sejam nádegas, mamas, pés, bem como por peças de vestuário em cores específicas, pode ser considerada perversão do ponto de vista estritamente psicanalítico, sem correspondente na nosografia psiquiátrica. O critério diferencial é: 1) a importância (ou exclusividade) que essa atitude adquire na vida sexual do indivíduo; e 2) a possibilidade de causar sofrimento a si ou a outros, aí incluídos os choques com a legislação.

Recentemente se tem identificado semelhança entre as parafilias e o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Afirma-se que as obsessões são similares às fantasias sexuais, tanto parafílicas quanto não-parafílicas; as compulsões são semelhantes ao comportamento sexual compulsivo; há uma co-morbidade de depressão e ansiedade tanto no TOC como nos transtornos sexuais; e, nos níveis neurobiológico e neurofarmacológico, há significativa superposição desses transtornos.

2 SIGNIFICADO DO TERMO

A Parafilia, pela própria etimologia da palavra, diz respeito à "para" de paralelo, ao lado de, "filia" de amor à, apego à. Portanto, para estabelecer-se uma Parafilia, está implícito o reconhecimento daquilo que é convencional (estatisticamente normal) para, em seguida, detectar-se o que estaria "ao lado" desse convencional.

3 COMPREENSÃO PSICANALÍTICA  

O termo Parafilia, segundo o Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais, da American Psychiatric Association, 5ª. edição (DSM-5) (2014), representa qualquer interesse sexual intenso e persistente que não aquele voltado para a estimulação genital ou para carícias preliminares com parceiros humanos que consentem e apresentam fenótipo normal e maturidade física. Um transtorno parafílico é uma parafilia que está causando sofrimento ou prejuízo ao indivíduo ou uma parafilia cuja satisfação implica dano ou risco de dano pessoal a outros. Uma parafilia é condição necessária, mas não suficiente, para que se tenha um transtorno parafílico, e uma parafilia por si só não necessariamente justifica ou requer intervenção clínica.

Está configurada a Parafilia quando há necessidade de se substituir a atitude sexual convencional por qualquer outro tipo de expressão sexual, sendo este substitutivo a preferida ou única maneira da pessoa conseguir excitar-se. Assim sendo, na Parafilia os meios se transformam em fins, e de maneira repetitiva, configurando um padrão de conduta rígido o qual, na maioria das vezes, acaba por se transformar numa compulsão opressiva que impede outras alternativas sexuais.

4 TIPOS

Algumas categorias de parafilias são:

Travestismo: são pessoas que só conseguem ter prazer se tratados como o sexo oposto. Na maioria das vezes, homens que se vestem como mulheres. Observação: não são homossexuais.

Andromimetofilia: o homem que sofre de andromimetofilia prefere transar com mulheres que representem e se relacionem sexualmente como se fossem homens.

Autonepiofilia: a pessoa se excita ao fingir que é um bebê de fraldas e seu parceiro precisa trata-la como tal. Já quando a pessoa finge que é uma criança, o caso é de infatilismoparafílico, e quando é uma adolescente, estamos falando de juvenilismoparafílico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47 Kb)   pdf (297.7 Kb)   docx (39 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com