TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Participação Feminina Na Sociedade Contemporânea

Por:   •  1/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 2

A participação feminina na sociedade contemporânea

Pratique\Compartilhe A1

Desafios Contemporâneos

Aluna: Viviane D.Campolim Silva

Levantamento feito pelo IBGE (2020), mostra que a taxa de participação das mulheres no mercado de trabalho aumentou em 2,9% em 8 anos, enquanto a dos homens caiu 1% no mesmo período. Remuneração do trabalho para elas é, em média, 22% menor que a deles e essa diferença chega a 38% em cargos gerenciais.  E apesar desse aumento na participação de mulheres no mercado de trabalho, a presença feminina em cargos gerenciais nos anos 2018, 2019, tiveram queda.

Podemos então analisar que esse aumento da taxa de participação, além do aumento da escolaridade e formação pelas mulheres, também podemos destacar a questão de necessidade que as mulheres, que fazem com que cada vez mais  busquem uma ocupação, tendo em vista a saída de homens do mercado de trabalho diante da crise. Elas estão buscando mais e aumentando a entrada no mercado, garantindo a provisão de sua casa, diante do desemprego daquele (a) que é provedor (a) da casa.

No meu ramo profissional, na qual atuo como apoio de administração de empresas, existe uma diferença, onde as mulheres estão a 16% abaixo do número de homens no mesmo setor.

Um dos motivos relacionados, conforme pesquisa do IBGE, evidencia que filhos pequenos está entre as muitas barreiras enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho.

Pois mulheres no mercado sem filhos pequenos (até 3 anos de idade), em 2019  era de 67,1%, e mulheres com filhos nessa faixa etária caía para 54,5%.

A partir de 1948, com a declaração oficialização pela ONU – Organização das Nações Unidas-, sobre “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, houve mais buscas e estudos e pesquisas voltados sobre as diferenças, as discriminações e pré-conceito das mulheres em todo o mundo. E nas décadas seguintes, houve muitas conferências, tanto nacional e internacional, que ampliou a discussão sobre assuntos relacionados às mulheres e reforçando a construção de um mundo promovendo a igualdade, direito entre homens e mulheres!

Assim, no decorrer do tempo, o conteúdo da cidadania alargou-se, partindo do entendimento que cidadania decorre de um processo político, social e histórico, realizado a partir de dimensões individuais e coletivas, hoje vemos que a própria organização política e social do Brasil tem dificultado a realização de propostas de cidadania.

 Podemos dizer que exercemos grandes expressões dos direitos e deveres iguais no ato de votar, praticando e vivenciando a questão da cidadania que ainda é muito mal resolvida no Brasil, ficando uma separação entre o que a lei prevê e as ações do dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (27.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com