TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança Feminina

Monografias: Liderança Feminina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2012  •  6.534 Palavras (27 Páginas)  •  834 Visualizações

Página 1 de 27

A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS NA ADMINISTRAÇÃO DE SAÚDE

CONCEITOS DA FUNÇÃO DE O&M

O conceito de organização dentro do campo administrativo é de gerir capital, recursos humanos, equipamentos e processos com o objetivo de se atingir um determinado resultado.

A Organização no sentido sistêmico ou no sentido puro da atividade de OSM é vista como o desenvolvimento ou adequação dos sistemas funcionais da Empresa, de forma a capacitá-la ao desenvolvimento de suas atividades dentro dos conceitos de produtividade.

Quanto ao Método, de forma mais prática, seria traduzido como a forma de executar os referidos sistemas com o menor dispêndio de energia e maior eficácia do executante.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL NA ADMINISTRAÇÃO DA SAÚDE

A estrutura organizacional na administração da saúde deve ser delineada de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidos, ou seja, a estrutura organizacional é uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela instituição de saúde.

A estrutura organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa.

O termo ORGANIZAÇÃO freqüentemente tem sido empregado como sinônimo e arrumação, ordenação, eficiência. O dicionário prático da Língua Portuguesa define organização “Ato ou efeito de organizar”.

A ORGANIZAÇÃO deve ser entendida como o quadro estrutural de cargos definidos por (respectivos títulos, responsabilidades, relações formais, nível de autoridades, atribuições básicas e aspectos culturais). A função básica de organização, é o estudo da estrutura organizacional da empresa, para que esta seja bem definida e possa atender as necessidades e os objetivos estabelecidos de forma integrada com a organização informal e as estratégias estabelecidas na empresa.

A Estrutura Formal: É definida na empresa com todas as formalidades e padrões vigentes. Ela é feita por: manuais de procedimentos ou organização, comunicados, instruções, forma gráfica (organograma), forma descritiva (descrição dos cargos).

A Estrutura informal: Organizações são conjuntos de pessoas e recursos que trabalham juntos para se alcançar um objetivo comum. Chinelato (2004, p.3) afirma que elas não são estáticas, uma vez que são formadas por pessoas. Elas também possuem duas realidades: a interna e a externa. Para sobreviver, as organizações precisam se readaptar continuamente. Trabalhar em grupo pode ajudar a multiplicar idéias e para alcançarmos resultados, precisamos da autuação simultânea de forças – sinergia – e para que ocorra o sucesso é preciso dos seguintes pontos (Chinelato, 2004, p.4):

Antes de se definir estrutura organizacional é necessário conceituar a função, a organização, pois a estrutura organizacional é o instrumento básico para concretização do processo organizacional.

A estrutura informal é a rede de relações sociais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social de pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem entre si. Portanto, apresenta relações que usualmente não aparecem no organograma

Organização da empresa de saúde são a ordenação e agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos e resultados estabelecidos.

Para a adequada organização de uma empresa de saúde, pode-se considerar o desenvolvimento de alguns aspectos, principalmente os seguintes:

• a estrutura organizacional, representando a organização (letra "O" da atividade de O&M); e

• as rotinas e procedimentos administrativos, representando os métodos (letra "M" da atividade de O&M).

Salienta-se que, além de organização da empresa, o Gestor tem três outras funções básicas:

• o planejamento da empresa, que representa o estabelecimento de objetivos e resultados esperados e dos meios mais adequados para se alcançar este estado futuro desejado;

• a direção da empresa, que representa a orientação e/ou coordenação e/ou motivação e/ou liderança das atividades e recursos visando a alcançar os objetivos e resultados esperados; e

• o controle da empresa, que representa o acompanhamento, o controle e a avaliação dos resultados apresentados em relação aos objetivos e resultados esperados.

As funções de administração são apresentadas, de forma interligada, na figura abaixo:

Na realidade, podem-se considerar as mudanças planejadas na estrutura organizacional de saúde como um dos meios mais eficazes para melhorar seu desempenho. Quando a estrutura organizacional é estabelecida e formalizada adequadamente, ela propicia para a empresa de saúde alguns aspectos:

• identificação das tarefas necessárias;

• a organização das funções e responsabilidades;

• informações, recursos e feedback aos empregados;

• medidas de desempenho compatíveis com os objetivos; e

• condições motivadoras.

ESTRUTURA FORMAL

A estrutura formal é representada pelo organograma da empresa e seus aspectos básicos, quando da análise dos componentes, condicionantes, e níveis de influência da estrutura organizacional.

Neste ponto cabe uma pergunta sobre o que é ideal: a estrutura deve adaptar-se ao indivíduo ou o indivíduo à estrutura?

Acredita-se que o ideal é não estar em nenhum extremo, pois somente dessa forma a estrutura organizacional estará ajudando o executivo no processo administrativo.

A partir deste momento consideram-se os aspectos inerentes ao desenvolvimento e implantação de uma estrutura organizacional.

Delineamento da estrutura é a atividade que tem por objetivo criar uma estrutura para uma empresa ou então aprimorar a existente.

Naturalmente, a estrutura organizacional de uma empresa de saúde não é estática, o que poderia ser deduzido a partir de um estudo simples de sua representação gráfica: o organograma. É bastante dinâmica, principalmente quando são considerados os seus aspectos informais provenientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.3 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com