TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade Anônima

Por:   •  6/12/2023  •  Seminário  •  6.972 Palavras (28 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS 

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

FACULDADE DE DIREITO 

JOÃO PAULO SANTOS - 21936703

SOCIEDADES ANONIMAS

CAMPINAS

6° SEMESTRE

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

FACULDADE DE DIREITO

JOÃO PAULO SANTOS- 21936703

SOCIEDADES ANONIMAS                             

Projeto de pesquisa apresentado no

curso Direito da Pontifícia Universidade

Católica de Campinas, para a matéria

de direito comercial ministrada pelo

professor Pablo Francisco dos Santos.

CAMPINAS

2023

RESUMO

Título: Sociedade Anônima:

Introdução:

  • Definição e conceito de Sociedade Anônima (S/A).

https://blog.fortestecnologia.com.br/gestao-contabil/o-que-e-sociedade-anonima/

As Sociedades Anônimas (S/A) representam uma forma de organização empresarial que desempenha um papel crucial na economia global. Essa estrutura oferece uma série de vantagens e desafios únicos, moldando o cenário empresarial e o mercado de capitais. Nesta abordagem, buscaremos compreender o fundo a essência das Sociedades Anônimas, explorando sua definição, conceitos fundamentais e a evolução histórica que como convertidos a um papel proeminente nos negócios contemporâneos.

Definição e Conceito de Sociedade Anônima (S/A):

Uma Sociedade Anônima, comumente conhecida pela abreviação S/A, é uma forma jurídica de organização empresarial na qual o capital social é dividido em ações. Essas ações são livres e negociáveis, permitindo que os investidores participem do empreendimento sem a necessidade de um envolvimento direto na gestão cotidiana da empresa. A distinção central entre uma Sociedade Anônima e outras formas societárias reside na sua capacidade de mobilizar grandes quantidades de capital através da emissão de ações.

Essas empresas são regidas por normas específicas, sujeitas a legislações nacionais e internacionais, e frequentemente seguem códigos de governança corporativa. As Sociedades Anônimas desempenham um papel significativo em setores que demandam investimentos consideráveis ​​iniciais, como tecnologia, indústria, e serviços, facilitando a captação de recursos por meio da venda de ações.

Evolução Histórica:

O conceito de Sociedade Anônima tem suas raízes na Europa dos séculos XVII e XVIII, período marcado pelo surgimento das primeiras bolsas de valores e pelo aumento da necessidade de investimentos em empresas de grande porte, como as companhias de comércio ultramarino. Na medida em que a industrialização ganhava força no século XIX, as Sociedades Anônimas se tornaram três instrumentos essenciais para uma mobilização de capital em larga escala, impulsionando uma revolução industrial.

A transição para o século XX testemunhou um aumento substancial no número e na complexidade dessas empresas, com destaque para as construções do mercado de capitais e o desenvolvimento de regulamentações mais elaboradas. A globalização posteriormente ampliou as fronteiras das Sociedades Anônimas, fazendo com que essas entidades desempenhassem papéis cruciais em mercados financeiros internacionais.

Próximos Passos:

Ao avançarmos neste estudo abrangente sobre as Sociedades Anônimas, adentraremos detalhadamente em suas características fundamentais, examinando o papel do capital social, os direitos e deveres dos acionistas, a estrutura dos órgãos administrativos, e os desafios contemporâneos que essas empresas enfrentam. Este trabalho visa oferecer uma visão holística do funcionamento das Sociedades Anônimas, proporcionando um entendimento profundo de sua relevância no cenário empresarial moderno.

  • Origens históricas e evolução.

A história das Sociedades Anônimas remonta ao contexto específico da Europa do século XVII e XVIII, uma época caracterizada por transformações sociais, econômicas e tecnológicas significativas. A ascensão do comércio ultramarino, o desenvolvimento de setores e a necessidade de captação de recursos para empreendimentos de grande porte foram fatores determinantes para o surgimento desse modelo de organização empresarial.

Companhias de Comércio Ultramarino:

No século XVII, as potências europeias estiveram profundamente envolvidas nas expansões coloniais e no comércio ultramarino. As companhias que conduziam essas atividades muitas vezes enfrentariam desafios financeiros consideráveis ​​devido à escalada e complexidade das operações. Foi nesse contexto que surgiram as primeiras formas rudimentares de sociedades por ações, onde os investidores puderam adquirir participações em empresas, compartilhando os riscos e as recompensas associadas às atividades comerciais.

Revolução Industrial e Capitalismo:

O advento da Revolução Industrial nos séculos XVIII e XIX marcou uma transição crucial na forma como as empresas operavam. A necessidade de investimentos maciços em maquinário, infraestrutura e mão de obra impulsionou a evolução das Sociedades Anônimas. A capacidade de mobilizar grandes quantias de capital por meio da emissão de ações permitiu que as empresas industriais se expandissem e inovassem, promovendo o crescimento econômico e transformando a paisagem industrial.

Desenvolvimento de Bolsas de Valores:

A criação das primeiras bolsas de valores no século XIX foi um marco crucial para as Sociedades Anônimas.

https://siaibib01.univali.br/pdf/Antonio%20Machado.pdf

Capítulo 1: Características Básicas da Sociedade Anônima 1.1. Capital social

  • Divisão em ações.

Divisão em Ações: Uma característica fundamental de uma Sociedade Anônima reside na divisão de seu capital social em ações. O capital social é a soma do valor atribuído às ações que uma empresa emite. Essas ações representam partes proporcionais à propriedade da empresa e conferem aos acionistas diversos direitos e responsabilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.5 Kb)   pdf (307.4 Kb)   docx (260.5 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com