TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VERDADEIRA BIODIVERSIDADE BRASILEIRA E SEUS PROBLEMAS ATUAIS

Por:   •  17/6/2017  •  Artigo  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DE ITAÚNA

MARIANA FERNANDES MOREIRA

A VERDADEIRA BIODIVERSIDADE BRASILEIRA E SEUS PROBLEMAS ATUAIS

Artigo Científico do 2° Período do Curso de Direito da Universidade de Itaúna.

ITAÚNA

2017

SUMÁRIO

        

1 INTRODUÇÃO ................................................................................................... 3

2 A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA:

QUANDO POLUÍDA GERA MORTES EM ANIMAIS AQUÁTICOS ............... 3

2.1 A POLUIÇÃO DAS PRAIAS BRASILEIRAS ................................................ 4

2.2 PROBLEMAS CAUSADOS PELO VAZAMENTO DE ÓLEO NO MAR..... 4

3 CONCLUSÃO ..................................................................................................... 5

1 Introdução

Biodiversidade é tudo aquilo que tem vida, todas as espécies existentes na biosfera, são os animais, as plantas, os seres humanos, as bactérias, entre outros.

O Brasil é um país que abriga diversas espécies, o motivo de tantas espécies é a quantidade de biomas. Biomas é o conjunto de diferentes ecossistemas, organismos da fauna e da flora, como florestas tropicais úmidas, tundras, savanas, desertos árticos, florestas pluviais, subtropicais ou temperadas.

Embora exista essa variedade, há muitas ações humanas que destroem a biodiversidade do Brasil, essas ocorrem devido o aumento populacional que degradam o ambiente poluindo, construindo imóveis para moradia, destruindo o habitat natural dos seres vivos, prejudicando não apenas a sociedade, mas o próprio homem.

A Biodiversidade é um assunto tratado não apenas no Brasil mas, sim, no mundo, pois com o passar dos anos houve um aumento de destruição humana. Este artigo tem como objetivo analisar algumas consequências causadas principalmente pela ação humana e conscientizar a sociedade para a melhoria e maiores cuidados com a diversidade brasileira.

2 A importância da água = quando poluída gera mortes para animais aquáticos

A água é um solvente fundamental, natural, único e essencial para todos os seres vivos, mas quando mal utilizada pode haver escassez, comprometendo a vida de todos os seres que aqui habitam.

De acordo com Édis Milaré:

‘’ A água é indispensável à sobrevivência da vida sobre a terra. Sabe-se que ¾ da superfície terrestre é formada de água, sendo que dessa quantidade, apenas 25% de água doce podendo ser aproveitada para consumo e para irrigação. O restante advêm da água de oceanos e, portanto, não há formas científicas e economicamente viáveis para aproveitá-la. Ainda há estatísticas no sentido de que, a água doce é escassa, pois 80% dela permanece em geleiras. Dessa quantidade de água, 8% desses 80% totais no Brasil.’’

        

Um fato que ocorreu atualmente foi o incêndio no Terminal Alemoa, em São Paulo. Em abril de 2015, a empresa Ultracargo foi multada após lançar efluentes líquidos no estuário em Santos, o incêndio foi causado porque as válvulas ligadas a uma bomba estavam fechadas. Um relatório divulgado pela Cetesb aponta que: ‘A água usada para conter as chamas foi despejada no estuário pelo sistema de escoamento da Ultracargo contaminada com combustível, provocando alteração da temperatura e saturação do oxigênio provavelmente causando a mote dos peixes.’’

Todo esse problema não só provocou a morte de peixes, mas também prejudicou a pesca e colocou em risco a segurança das comunidades mais próximas. Estes desastres ocorrem porque ao invés de se preocuparem com a natureza, preocupam-se apenas com os negócios particulares da empresa.

2.1 A poluição das praias brasileiras

A poluição das praias com lixos jogados na areia é a razão da morte de vários animais marinhos. Nas épocas de férias escolares, carnaval, entre outros feriados, as praias ficam lotadas de turistas querendo descansar e aproveitar suas férias, mas para os animais isso é um verdadeiro risco de vida. Ao anoitecer os turistas volta para suas residências deixando milhões de garrafas, espetos de madeira, copos de plástico, bandejas de esopor e o pior ‘vilão’ dos animais, as sacolas plásticas. A maré sobe levando todos esses dejetos, ao chegar no habitat dos animais marinhos os peixes e inclusive as tartarugas confundem as sacolas plásticas com alimentos e as ingerem, trazendo a morte destes e colocando-os em extinção.

As sacolas plásticas geram problemas também na pesca, uma vez que os pescadores podem confundir pedaços de plásticos com peixes ou ao cortar o peixe para alimentar-se o homem encontra em seu corpo milhares de dejetos sendo impossível comer, isto é, não destroem apenas a vida da espécie, mas também prejudica a alimentação humana.

Isto ocorreu por causa da ação impredizível humana, pois preocupam-se apenas com o seu bem estar causando danos a natureza. De acordo com a filósofa Hannah Arendt: ‘A capacidade de agir é a mais perigosa de todas as aptidões e possibilidades humanas, pois o homem tem a capacidade de transformar a natureza a seu favor, mas não tem como saber as consequências desta ação.’’

2.2 Problemas causados pelo vazamento de óleo no mar

O petróleo pode ser liberado de diversas maneiras, um exemplo são os acidentes durante o percurso ou a limpeza dos tanques. Ao entrar em contato com o mar o petróleo forma uma camada enorme escura proibindo a passagem de luz até o fundo do mar matando os plânctons, que são responsáveis pela liberação de oxigênio. Alguns animais morrem no primeiro contato com o petróleo, outros são contaminados tendo grandes riscos de vida.

Um exemplo ocorrido atualmente foi o vazamento de 2,5 mil litros de óleo de um navio no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, em 06/04/16. Foi formada uma mancha de 10 km de diâmetro localizada entre as cidades de Imbé e Tramandaí. Essa mancha além de trazer riscos à vida marinha também pode trazer doenças para os banhistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (86.6 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com