TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A vantagem e desvantagens рresidencialismo e do parlamentarismo

Ensaio: A vantagem e desvantagens рresidencialismo e do parlamentarismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2013  •  Ensaio  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  2.951 Visualizações

Página 1 de 2

Se tivéssemos que escolher entre Presidencialismo ou Parlamentarismo, os debates deveriam mostras às características de cada regime, como as vantagens e desvantagens de cada modelo e que através dos debates deixasse claro a todos os cidadãos as consequências de uma mudança de regime e quais benefícios e malefícios a todo povo brasileiro a mudança ocasionaria.

Presidencialismo é o sistema de governo no qual os poderes, funções e deveres de chefe de governo e de chefe de estado se reúnem numa só pessoa e no qual o executivo, legislativo e judiciário são poderes independentes entre si que funcionam em harmonia. Eleito pelo voto direto ou por colégio eleitoral, para mandato com período determinado em lei constitucional, o presidente não se subordina ao Parlamento nem pode nele interferir. Entre suas atribuições estão a de liderar a vida política da nação, representar o país interna e externamente, comandar as forças armadas, firmar tratados, encaminhar projetos de lei ao Congresso, responder pela administração e pelas decisões nos setores do executivo e escolher os ministros de estado.

Parlamentarismo, todo o poder concentra-se no Parlamento, que é, de fato, o único poder. Se o governo executivo discordar do Parlamento, a maioria dos deputados dissolve esse governo. A Justiça não se opõe ao Parlamento, até porque, em um sistema parlamentarista puro, a Constituição não é rígida: se uma lei for considerada inconstitucional, o Parlamento simplesmente altera a Constituição. Em um regime parlamentarista, distingue-se o chefe de Estado do chefe do governo. O chefe de Estado apenas simboliza a Nação, mas não tem poderes administrativos e pode ser um monarca ou presidente escolhido pelo parlamento ou eleito diretamente pelo povo. A rainha da Inglaterra, por exemplo, reina, mas não governa: ela é apenas chefe de Estado. O chefe do governo é quem governa e administra. Ele é sempre escolhido pelo Parlamento, que pode destituí-lo.

Pelas as características do nosso povo, nossas tradições, nossos costumes, não vejo o Brasil sendo governado em outro regime, por ser um pais continental de várias culturas em cada estado da federação, eu acredito na atualidade uma mudança de regime em nosso pais seria um desastre total e irreparável. Em minha opinião o presidencialismo seria mais viável, pois seus poderes são descentralizados e o mandato do presidente é fixo estabelecido pela Constituição, hoje os cidadãos maiores de idade têm o direito e dever de escolher um novo representante na esperança de um país sempre melhor, optar por outro regime me acredito que seria um retrocesso para nossa querida nação, para nossos direitos e para continuarmos em um país onde impera a democracia regulamentada pela nossa constituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com