TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e a Sociedade

Por:   •  14/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

ÉTICA

  1.  Explique as três gerações dos Direitos Humanos? Quais as questões levantadas pela quarta geração dos direitos humanos? Podemos afirmar que no Brasil os Direitos Humanos são preservados e defendidos em sua totalidade? 

A primeira geração dos direitos humanos centra a idéia da liberdade, que visava proteger os indivíduos de regimes autoritários ou absolutistas que garantia espaços democráticos e seus direitos individuais.

Na segunda geração traz o principio da igualdade que garantia oportunidades iguais na sociedade que garantia serviços para todos, como educação e saúde, sendo também chamada de direitos sociais.

A terceira geração diz respeito sobre os direitos dos povos, vem da idéia da auto-determinação que todo povo ou nação deveria ter, ele promove a melhoria da qualidade de vida da população.

A quarta geração não foi ou está completamente configurada, e esta dividida entre os eixos dos direitos da bioética e da informática. A bioética trazendo questões como o transexualismo, o comércio de órgãos humanos, a procriação artificial, que fazem jus as questões dos valores da sociedade.

E no Brasil, como um país muito grande e muito habitado é evidente as diferenças sociais. Por mais que o discurso dos direito humanos ser presente no dia-a-dia, é possível ver milhares de crianças sem escola, milhares de pessoas sem moradia, e sem os serviços públicos básicos de qualidade como a saúde, transporte e segurança, mas mesmo assim é visto programas sociais do governo e instituições não governamentais que trabalham e lutam para mudar essa realidade.


  1.  Quando e de que forma nasce a disciplina filosófica denominada ética? Quais as diferenças entre moral e ética? Aponte três argumentos que justifique a necessidade da discussão ética na atualidade.

Nasce quando passamos a indagar o que são, de onde vem, e o que valem os costumes, ou seja, quando buscamos compreender o caráter de cada pessoa. A diferença entre ética e moral é que a moral incorpora as regras que temos de seguir para vivermos em sociedade. Quem segue as regras é uma pessoa moral; quem as desobedece, uma pessoa imoral. E a ética é a reflexão sobre a moral, que contesta as regras morais, entendendo-as e explicando de forma racional fundamentada, cientifica e teórica. A questão da ética é usada na intolerância do dia a dia, que convivemos com diferenças, e a violência é presente, o casamento entre pessoas do mesmo sexo, que vai contra a moral religiosa e acaba tornando as pessoas contra a igualdade jurídica, e a eutanásia, que traz a questão que não podemos decidir por outra pessoa a hora dela morrer. Todas essas questões trazem a duvida do que é certo e errado, e a ética nos ajuda a compreender, tornando a sociedade com mais direitos e mais liberdade a todos.

  1. Explique as seguintes concepções éticas: Platônica, Aristotélicas, Kantiana e Habermasiana.

A ética platônica tem a finalidade  de conduzir o homem à prática do bem,  segundo Platão a ética  deve ter por base a idéia da ordem ou da justa proporção que consiste em equilibrar elementos diversos que desemboquem no mesmo fim. Por exemplo, a justa medida entre o prazer e a inteligência, é por meio deste equilíbrio que as ações humanas atingem o bem. A aristotélica consiste em atingir a felicidade. Para isto é necessário que o sujeito estabeleça um meio termo entre os excessos que lhe afligem. Como a contemplação, o prazer e a política são vias de acesso do homem à felicidade desde que sejam em moderação, é fundamental na concepção aristotélica para que o homem atinja a felicidade tenha uma vida “perfeita”.
A ética Kantiana exclui a ideia de que possamos ser regidos se não por nós próprios. É a pessoa humana, ela própria, que é a medida e a fonte do dever. O homem é criador dos valores morais, dirige ele próprio a sua conduta. E Por fim a ética habermasiana pressupõe a autenticidade do discurso e a prioridade do coletivo sobre o indivíduo. Tal ética não tem pretensões de prometer uma vida feliz para o sujeito social, ao contrário: o objeto da ética discursiva é a validade da norma, construída pelo “todo coletivo” por meio do consenso que as partes individuais decidiram construir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com