TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS IMPLICAÇÕES DAS NOVAS QUESTÕES GLOBAIS PARA AS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS

Por:   •  26/9/2022  •  Artigo  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 2

AS IMPLICAÇÕES DAS NOVAS QUESTÕES GLOBAIS PARA AS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS

RESUMO: O presente artigo visa abordar, através de uma análise crítica-dedutiva, feita a partir de referencial bibliográfico, a importância e a contribuição das Organizações Internacionais, como sujeitos de Direito Internacional, nas discussões globais acerca de temas de relevância para a cooperação internacional, bem como a necessidade de adaptação de tais Organizações para as novas demandas globais (que fomentam novos arranjos informais, e respostas mais rápidas e menos burocráticas, mas, ainda assim, adequadas, inclusivas, resilientes e sustentáveis). Por conta disso, analisa, primeiramente, a criação de tais Organizações a partir da globalização, bem como a condição de sujeito internacional. Em seguida, analisa seus principais aspectos e características, para, por fim, indicar os desafios da sua atuação no novo cenário internacional.

INTRODUÇÃO

Os sujeitos de Direito Internacional não são apenas os Estados. Um outro ente atua no âmbito do Direito e das Relações Internacionais com suma importância na arena internacional (para formação de coalizações, como palco de debates ou, ainda, um mero recurso de legitimidade dos outros sujeitos e atores internacionais). Trata-se das Organizações Internacionais, que, com estrutura e personalidade jurídica própria, tem o objetivo primordial de administrar a cooperação internacional em temas de relevância global, que extrapolam as fronteiras dos Estados. 

Nesta linha de raciocínio, através de uma metodologia crítica-dedutiva, feita por meio de análise de referencial bibliográfico sobre o tema, o presente artigo visa, primeiramente, abordar a criação das Organizações Internacionais durante o período pós-Segunda Guerra Mundial e globalização, para, em seguida, indicar sua importância, características e principais aspectos de sua constituição.

Após, analisa a necessidade de readequação de tais entes no atual cenário internacional, a partir do ponto de vista da formação de diversos arranjos menos informais (como em regimes internacionais) para a busca de fóruns de discussões menos burocráticos e mais rápidos para as questões de relevância global. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com