TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CONTABILIDADE TRIBUTARIA

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.456 Palavras (10 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 10

                                                          ATPS

Contabilidade Tributária

Taboão da Serra / SP

2014

Danilo Santos Cavalcanti

RA: 5633123268

Edilson Nunes da Silva

RA: 5222980027

Erika Priscila M. L. Oliveira  

RA: 5222964653

Henrique Pereira Santos

RA: 5664131586

Jefferson da Silva Abílio

RA: 5218975337

Leonardo Guilherme A. Santos

RA: 5670147395

Sara Brenda Soares Procópio

RA: 5833163918

[pic 3]

Índice

 

 

 

Introdução

Pag. 04

 

 

Contabilidade Tributária nas Empresas

Pag. 05

 

 

Empresa – dados

Pag. 05

 

 

Carga Tributária Brasileira 2012

Pag. 07

 

 

Questionario de pesquisa ATPS

Pag. 07

 

 

Folha de Pagamento

Pag. 10

 

 

DRE

Pag. 16

 

 

Bibliografia

Pag. 18

 

 

Contabilidade Tributária nas Empresas

Introdução

A importância do estudo é desenvolver uma análise superficial dos objetivos da contabilidade tributária. O objetivo é caracterizar a Contabilidade Tributária no Brasil bem como seus objetivos.

Novos empreendimentos, aplicações financeiras de longo prazo, investimentos em mercados de ações, dentre outros, são exemplos das inúmeras alternativas de aplicação de seus ganhos.

Apesar das diversidades de alternativas já citadas, o desejo do empreendedor não ser confundido como uma aventura especulativa, ele deverá estar assessorado por um profissional da área contábil para que possa alerta-lo sobre os riscos de diversas naturezas envolvem os negócios empresariais tornando indispensável um aprofundo estudo sobre o pagamento de tributos e legislação com o objetivo de minimizar o impacto tributário sobre a operação.

O objetivo do trabalho é apenas alertar para a importância da contabilidade tributária para o mundo dos negócios, se aprofundarem nos estudos de tributos e impostos auxiliando assim para tomadas de decisões empresariais.

Contabilidade Tributária nas Empresas.

Com a globalização e aquecimento econômico os empresas brasileiras estão sendo observadas por profissionais capacitados e qualificados da área de tributos.

A tecnologia tributária  adequada aos padrões internacionais exige transparências e melhor controle das empresas brasileiras sobre o pagamento de tributos, independentemente do porte (pequena, média ou grande porte), todos tem que pagar impostos.

Muitos profissionais da área estão em busca de conhecimentos técnicos e específicos para que possam diminuir os riscos de “erros” na hora de pagar o fisco. Isso inclui: Pesquisa de mercado, controle de estoque, controle de custos e despesas entre outros.

A grande maioria das empresas brasileira não tem conhecimento sobre o impacto tributário na precificação dos seus produtos comercializados, como também desconhece os Incentivos fiscais diminuindo o “grau de risco” no mundo dos negócios.

O conhecimento de tributos juntamente com a legislação é matéria essencial para o contador, através dos estudos ele poderá auxiliar o empresário se o seu empreendimento é Imune ou Isento a determinas “taxas”.

Com a adequação internacional a contabilidade brasileira, na doação dos princípios internacionais do IRFS, USGAAP, IASB, FASB, entre outras é necessários que as empresas sejam transparentes em seu balanço trimestral, semestral ou anual para evitar problemas futuros com a receita federal.

A falta de conhecimento do profissional pode acarretar em erros na contabilização de tributos, a pagar, ou a recolher levando a inconsistência fiscal ou Dolo.

Com a economia em “crescimento”, o mundo dos negócios esta se tornando mais complexo. O resultado é que tomar decisões com base somente em referencias de acontecimento do passado não faz mais sentido.

Os empresários hoje estão abertos a mudanças, novas ideias para garantir a competitividade no mercado, evitando assim erros cometidos por empresas como Banco Cruzeiro do Sul e Panamericano atuais Banco Pan, onde “maquiaram” o Balanço Patrimonial e foram a quase falência.

As obrigações de uma empresa assumem através de planejamento, ações, bem estar da sociedade e assim atingir seus próprios interesses que é o lucro.

Atender hoje a demanda juntamente com a responsabilidade social para o empresário não é fácil, com a adversidade dificulta suas contribuições com recursos financeiros, devida  elevada carga tributária.

A preocupação dos profissionais de contabilidade e assessoria é de se especializar cada vez mais para evitar possíveis Erros, Dolos ou Inconsistência Contábil, é recomendável a contratação de seguros para que possam lhe garantir suas responsabilidades diante dessas situações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (273.3 Kb)   docx (55.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com