TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA - DIREITO E LEGISLAÇÃO

Por:   •  19/5/2015  •  Resenha  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]

Disciplina: Direito e Legislação

Nome

RA

Atividade de Autodesenvolvimento

O Princípio da Capacidade Contributiva

        


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Direito e Legislação

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Direito e Legislação, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

A capacidade contributiva tem como princípio proteger qualquer cidadão contra os abusos do poder do Estado e assim contribuir com a igualdade dos direitos entre os contribuintes, desta forma adotando uma doutrina justa para a sociedade através da ordem jurídica tributária.

Com base neste tratamento, caso for constatado diferenças nas despesas entre cidadãos, haverá o recolhimento de impostos, levando em consideração a capacidade contributiva de cada pessoa separadamente. Desta forma o tributo cobrado será considerado justo, desde que seja ajustado à capacidade econômica do contribuinte. Em questão, o tributo passa a ser considerado como um dever que será utilizado pelo Estado para a captação de recursos para os cobres públicos.

O imposto de renda assume esta importância no sistema tributário, onde passa a ser considerado o tributo de maior e mais precisa incidência já existente na classe média brasileira, composto por assalariados, agentes políticos, funcionários públicos, entre outros, neste contexto passaremos a analisar a tabela apresentada.

 De acordo com a análise realizada neste presente trabalho, pode-se identificar que existe uma variação do tributo IR (Imposto Renda) conforme a base de calculo de salário, onde quanto maior for o salário do contribuinte, maior será também o valor de IR a ser pago por este contribuinte.

Conclui-se, em tese, que quem possuir maior riqueza deverá em termos proporcionais a sua renda, pagar mais impostos do que quem possuir menor riqueza, ou seja, deverá contribuir mais para a manutenção pública do Estado.

Referências bibliográficas

http://jus.com.br/artigos/4138/o-principio-da-capacidade-contributiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (99.7 Kb)   docx (461.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com