TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Textual no Direito

Por:   •  10/5/2018  •  Resenha  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 3

        O ensino superior visa atingir três objetivos que são conectados entre si, o primeiro é a formação do profissional independente de sua área, o segundo é da formação do cientista que dispõem da especialidades do conhecimento, o terceiro objetivo se refere a formação do cidadão, ou seja, tomado de consciência do sentido pessoal, social, cultura e histórico. A Universidade, tem como finalidade ser uma entidade que ¨centro de conhecimento¨, destinada a prestar serviço à sociedade na qual ela se encontra integrada. Esse compromisso vem de uma construção individual marcada pelos indicadores de cidadania e vida coletiva. Para dar conta de tal compromisso, a Universidade desenvolve atividades especificas, que são: ensino, pesquisa e extensão. Atividades que são conectadas entre si, em que cada uma tem suas prioridades ligadas a circunstâncias histórico-sócias. De uma visão geral, a educação é um processo com o qual o conhecimento produz, reproduz e transmite seus resultados na sociedade.

        O objeto seria a nossa capacidade de compreensão simbólica dos dados de nossas experiências. O conhecimento como mera representação mental é o nosso ponto de chegada, ou seja, nossas experiências externas e internas vivenciadas. Tendo em vista que a atividade de ensinar e apreender está vinculada no processo de construção de conhecimento; por que ensinar é apreender (significa conhecer); e conhecer significa construir o objeto, que significa pesquisa.

        O ensino e aprendizagem apenas serão motivadores se no processo for feito em modo de pesquisa, tendo em vista atividades que dão iniciação ao procedimento cientifico, envolvendo os estudantes na pratica de construção ao conhecimento. O estudo não é mais a capacidade de decorar e memorizar todos os dados, mas ter a capacidade de entender e analisar os fatos e dados.

        O conhecimento é o elemento fundamental para construção da humanidade, por isso sua importância na educação, sendo que sua legitimidade acompanha exatamente o seu vínculo com o conhecimento.

O ensino superior no Brasil está totalmente falho na parte prática ligada ao desenvolvimento de pesquisas, pois está apenas focada em profissionalizar mediante repasse de informações, fazendo que seus estudantes tenham suas técnicas e habilidades pré-montadas apenas para certos acontecimentos.

A solução deste problema está ligada a extensão, que o pedagógico ganha uma dimensão política, por que o universitário ganha uma inserção social, dando o entendimento do papel da instauração social. Levando o estudante a vivenciar uma realidade que por meio dela irá formando uma consciência social.

A extensão deve buscar e sugerir novos caminhos para a transformação da sociedade, que leve aos três eixos: ¨do fazer, do poder e do saber¨, levando os universitários a participação do mundo da produção, sendo político e cultural. Assim o conhecimento estará nas dimensões que medem a nossa existência.

Palavras desconhecidas;

Chancela: é um selo, um timbre ou carimbo, com o objetivo de validar um documento contendo informações importantes.

Escárnio: o que é feito ou dito com intenção de provocar riso ou hilariedade acerca de alguém ou algo; caçoada, troça, zombaria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (114.5 Kb)   docx (297.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com