TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Memoriais Modelo

Por:   •  15/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 5

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ... Vara Criminal da Comarca de Manaus

Processo n° ...

        Mariola, já qualificada nos autos, por seu procurador infra-assinado (com procuração anexa), vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência apresentar

MEMORIAIS

com fulcro no artigo 403, § 3° do Código de Processo Penal, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos.

I. DOS FATOS

        Mariola, 20 anos, em 17/12/2011, supostamente, teria subtraído dinheiro do cofrinho de seu genitor, dentro de sua residência. Apesar de não ter ninguém presente no momento, sua genitora filmou o ocorrido com uma câmera escondida e entregou a um amigo delegado que deu prosseguimento ao feito, instaurando um inquérito policial para investigação. O Ministério Público denunciou Mariola em 18/12/2015 pelo crime de furto, no mesmo dia fora recebida a denúncia pelo juiz. Apesar de apresentar resposta à acusação com 2 preliminares o juiz não o absolveu. Após a audiência de instrução e julgamento o MP se manifestou pela condenação nos termos da denúncia, tendo sido intimado em 06/09/2019.

II. DO DIREITO

A. DAS PRELIMINARES

A.1 Da extinção da punibilidade – Prescrição

        A acusada foi denunciada pelo crime de furto, previsto no Art. 155 do Código Penal, cuja pena varia de 1 a 4 anos de reclusão. Nos moldes do Art. 109, IV do Código Penal a prescrição para este crime ocorreria em 8 anos. Contudo, ela possuía na data do fato 20 anos, o que ocasiona a redução do prazo prescricional pela metade, como aduz o Art. 115, CP. Portanto, houve a prescrição da pretensão punitiva em 17/12/2015, um dia antes de ser oferecida e recebida a denúncia.

A.2 Da extinção da punibilidade – Escusa absolutória

        O fato, apesar de típico, fora praticado contra o patrimônio de seu pai, ou seja, seu ascendente, não tendo sido empregado nenhum tipo de violência, muito pelo contrário, Mariola estava sozinha com o cofrinho. Portanto, narra o Art. 181 do Código Penal, que neste caso, deverá ser afastado o crime e isento de pena pela ocorrência da escusa absolutória.

A. 3 Da ausência de prova lícita

        A única prova que fundamentou a instauração do inquérito, bem como o processo são as imagens de uma câmera escondida. Ocorre que o Art. 5°, LVI, CRFB/88 aduz que não são admitidas no processo provas obtidas por meio ilícito e, de acordo com o Art. 157, CPP estas devem ser desentranhadas do processo. Dessa forma, falta justa causa para o exercício da ação penal, nos moldes do Art. 395, III, CPP.

A. 4 Da ausência da proposta de suspensão do processo

        Narra do Art. 89 da Lei 9099/95, que nos crimes onde a pena mínima seja igual ou inferior a 1 ano, o Ministério Público ao oferecer a denúncia deverá apresentar proposta de suspensão condicional do processo, o que não ocorreu. Agindo assim, houve uma omissão da formalidade legal de que trata o Art. 564, IV, CPP. Tendo ocorrido a nulidade, deverá ser anulado todos os atos até o presente momento.

B. DO MÉRITO

B.1 Absolvição por excludente de punibilidade

        De tal forma, merece a acusada ser absolvida por existir não apenas uma, mas duas causas de excludente de punibilidade, sejam estas: a prescrição (Art. 109, IV e 115 do CP) e a escusa absolutória (Art. 181, II, CP), conforme o Art. 386, VI, CPP.

B.2 Absolvição por ausência de prova

        A ausência de materialidade, não existindo provas lícitas capazes de incriminar a acusada enseja na falta de justa causa para o exercício da ação penal (Art. 395, III, CPP), devendo ser absolvida nos moldes do Art. 386, VII, CPP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com