TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Mudanças da Sociedade com a Evolução da Mídia

Por:   •  29/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 4

As Mudanças da Sociedade com a Evolução da Mídia

Muitas vezes temos a sensação que o mundo em que vivemos está de pernas para o ar, com o excesso de informação e notícias que chegam a cada instante a sociedade, seja através da televisão, do rádio, da internet ou através das revistas, a violência, os sequestros, os atos de corrupção e os crimes que possuem em sua essência requintes de crueldade, ganham cada vez mais destaque na vida em sociedade.

Com a mudança acelerada da sociedade, a educação que os filhos recebem de seus pais e das escolas que frequentam, os valores como a moral, o caráter e a ética, a religião e a solidez das famílias e dos casamentos estão cada vez mais perdendo espaço para novas formas de comportamentos que são influenciadas por leis de mercado, consumo e espetáculo.

Foi com o surgimento da pós-modernidade que os meios de comunicação, reforçaram em sua capacidade por tecnologias eletroeletrônicas e se converteram em “espaço de mise-em-scéne”. Com a evolução da mídia que pretendia se igualar com o mundo imaginário, influenciando os domínios da comunicação, afetando assim a arte e norteando a produção cultural. Efeitos de sentido como a “multiplicidade de fontes emissoras” e a “visão fragmentada”, caracterizavam as estratégias discursivas da mídia.

Sabemos que, os diversos meios midiáticos são um prato cheio para o consumismo exagerado das pessoas, pois além de incentivar, indicam alterações no padrão de vida cultural e no comportamento humano. Através da televisão, da internet, do rádio dentre outros meios, a humanidade vai se moldando conforme as mudanças que vão acontecendo no mundo. Porém, vale ressaltar que, alguns setores da sociedade são mais atingidos por essas mudanças do que outros, como por exemplo, o mundo dos adolescentes, para eles chegam a serem normais essas mudanças, pois se deixam levar pelas novas tendências do mercado, através das vestimentas, calçados, aparelhos eletrônicos etc.

Para aqueles indivíduos que não conseguem se adaptarem a este novo estilo de vida, logo se sentiram afastados da maioria e excluídos de seus próprios espaços de domínio e convivência com o mundo. Somos e jamais deixaremos de ser reféns de uma sociedade de consumo e da mídia na formação de opiniões públicas.

No entanto, todo o processo que envolve a comunicação, o consumo e o modo de se viver, talvez deixem de lado uma premissa muito simples e que será excessivamente caro para muitas pessoas, é a de que as individualidades e personalidades dos indivíduos viventes são construídas essencialmente, através de nossos gostos pessoais, fato este que generaliza um conceito trivial chamado “Estilo de Vida” que nos é oferecido pela mídia e que, portanto depende de nossas próprias decisões.

O Percurso da Mídia Impressa no Brasil

A chegada da família real no Brasil trouxe muitas mudanças para a vida das pessoas que viviam nas colônias, mudanças estas que se referem aos seus hábitos e costumes, pois aquela cidade se tornou a capital do Reino de Portuga e do Brasil. Diante de tantas mudanças, podemos citar algumas referentes a evolução dos jornais.

Em São Paulo, meados dos anos de 1894 foi fundado o jornal A Tribuna de Santos, que no primeiro momento circulava duas vezes por semana, somente em 1896 passou a ser diário e continua até os dias de hoje.

No Rio de Janeiro surgia o Jornal do Brasil que foi fundado por Rodolfo de Souza Dantas e Joaquim Nabuco. No período em que o jornal do Brasil foi dirigido por Rui Barbosa, o jornal adotou uma postura política e passou a valorizar a constituição brasileira no combate à ditadura o Marechal Floriano Peixoto.

Em 11 de Novembro de 1894, conforme afirma Melo e Queiroz, o jornal voltou a circular em uma fase mais popular, após o período de um ano, o mesmo foi interrompido pela ditadura de Peixoto.

Entre os anos de 1950 a 1961, aconteceram algumas mudanças bastante visíveis, como a inclusão de fatos na primeira página do jornal e com essa atitude houve um aumento considerável no número de páginas e a organização de um caderno de esportes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com