TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As origens da ciencia moderna

Por:   •  25/4/2019  •  Resenha  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 5

ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA DO BRASIL – SOEBRAS

FACULDADES UNIDAS DO NORTE DE MINAS – FUNORTE

CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

METODOLOGIA DA PESQUISA

RESENHA CRÍTICA DA OBRA: “AS ORIGENS DA CIÊNCIA MODERNA”

EDUARDO RAMOS VELOSO

MONTES CLAROS – MG

2017

EDUARDO RAMOS VELOSO

METODOLOGIA DA PESQUISA

RESENHA CRÍTICA DA OBRA: “AS ORIGENS DA CIÊNCIA MODERNA”

Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina Metodologia da Pesquisa para obtenção parcial de nota no Curso Superior de Direito das Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE.

Professor: Welberte Ferreira de Araújo

MONTES CLAROS

2017

RESENHA CRÍTICA

Autor: Eduardo Ramos Veloso, acadêmico de Direito da FUNORTE – Montes Claros/MG

AS ORIGENS DA CIÊNCIA MODERNA

CHIBENI, Silvio Seno. Introdução à filosofia da ciência. Campinas: Unicamp,

2010. Disponível em www.unicamp.br/~chibeni. Acesso em 05.Junho.2016

Silvio Seno Chibeni é Bacharel em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1981), Mestre em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1984), Doutor em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e Livre-Docente na área de Epistemologia pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Promovido por mérito ao nível MS5.3 por avaliação de comissão de especialistas reunida em 11/10/2012. Em estágios no exterior realizou pesquisa na Universidade de Oxford em 1986/1987 e pós-doutorado na Universidade de París 7 em 1994/1995. Profundo conhecedor da área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, cujas linhas de pesquisa são a História da Filosofia Moderna, História da Filosofia Contemporânea, Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência. Ademais, é seminarista e palestrante e possui livros e artigos publicados.

Na obra “As origens da ciência moderna”, objeto desta resenha, o autor foca em explanar e tornar mais inteligíveis assuntos acerca do nascimento e evolução da ciência e do conhecimento em um contexto histórico, desde a origem do homem que, não obstante vivesse limitado ao conhecimento primitivo, já buscava saber sobre os fenômenos que o cercava, até o advento da ciência moderna, que tinha como método a experimentação e a matematização, cujos responsáveis foram grandes filósofos, o qual se destaca Galileo Galilei.

Nesse contexto, para tanto, o autor divide a obra em três subtítulos: 1.1 - ciência e Filosofia, 1.2 – um novo método de investigar o mundo e 1.3 – uma nova visão de mundo.

No primeiro subtítulo, “ciência e Filosofia”, ele trata do conhecimento primitivo e da evolução dele sob uma nova perspectiva cognitiva oriunda da Grécia antiga, a qual apregoa a busca do conhecimento pelo próprio conhecimento. O autor revela, no decorrer da sua dissertação, que o surgimento da ciência se deu através da filosofia natural, que se ocupa dos fenômenos naturais. Ele relata ainda que, atualmente, as disciplinas da estética, lógica, ética, epistemologia e metafísica são pertencentes ao tronco principal da filosofia, porém ainda há muitos outros oriundos das suas interconexões e especializações.

No segundo subtítulo, “um novo método de investigar o mundo”, o autor destaca a experimentação e a matematização como traços preponderantes do novo método de investigação. Ele destaca ainda a figura do filósofo Galileo Galilei como um dos principais responsáveis por criar a ciência moderna e o menciona em vários momentos em razão dos vários experimentos dele.

No terceiro e último subtítulo “uma nova visão de mundo”, ele trata do surgimento da ciência moderna baseada na observação da natureza. O autor menciona que a ciência moderna surgiu, sobretudo, pelo desenvolvimento de teorias capazes de explicar novos fenômenos e aponta uma perspectiva do filósofo Descartes, a saber, o mecanicismo.

A ideia preponderante da obra é trazer a tona o processo de nascimento da ciência e sua evolução histórica até a modernidade. Ao analisá-la pelo prisma acadêmico, é impossível desconsiderá-la como uma rica fonte de estudos, todavia, para alcançar efetivamente o objetivo supramencionado, o autor poderia ter poupado menos as palavras e aprofundado mais no assunto, que ficou bem sintetizado, deixando de lado temas importantes como senso comum, teoria dos três estados (August Comte), período pré-socrático, clássico e moderno, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com