TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compare a filosofia e a ciência moderna

Resenha: Compare a filosofia e a ciência moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  Resenha  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 2

1) Com base no texto apresentado, qual o motivo prático que levou os gregos a

inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião edo senso comum?

Uma forma de resolver os problemas de todos os seres humanos, de todosos povos e para sempre, trazendo em si uma forma ravional de agir um conceito que servisse para todos em qualquerépoca.

2) Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum. Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia.No senso comum filosofia e o ato de pesar o pensamento em si, já para os gregos filisofia e o ato de pensar,procurarndo a verdade, uma buscar incesante do porque das coisas.

3) Qual acomparação que podemos fazer entre a filosofia e a ciência moderna, que também defende, tantas vezes, a neutralidade e a objetividade?

A compara ou a diferença basica e que a filosofia busca saber oporque das coisas e a ciençia moderna como acontece. A ciencia por exemplo, não interressa saber por que existe uma lei natural, mas qual é tal lei, e como a realidade funciona de acordo com esta lei5) Identifique as grandes características de cada período histórico da filosofia, tendo por base a ideia de que os antigos são fisiocêntricos, os medievais são teocêntricos e os modernossão antropocêntricos.

Fisiocêntricos conceito da lei natural,racionalização da verdade religiosa.

Medievais, criação das primeiras universidades pela igreja de cristo, filosofia tomou o lugarque nunca devia ter saido serva da teologia, pois e apenas um ato de pensar e pensar vem de Deus e um ato não e maior que o criador.neste periodo temos homem com valores retos onde a honra a moral e orespeito e a etica estarão em declinio no proximo periodo considerado “moderno”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com