TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula 9 Mediação de Conflito

Por:   •  21/5/2015  •  Abstract  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria geral do conflito

Aula 6

Ao longo do tempo as alterações no comportamento dos indivíduos e da sociedade como um todo estão acarretando o aumento dos conflitos profissionais e interpessoais, criando assim a indústria do conflito.

É fato que os conflitos são inerentes aos seres humanos e erroneamente são vistos de forma negativa, em que as partes visualizam aquele que contrariou seu interesse como inimigo(forma adversarial).

A mediação é o método de resolução de conflito que veio quebrar paradigmas desconstruindo velhos modelos, agindo através do dialogo auxiliando as partes envolvidas no litígio de forma cooperativa e voluntaria a buscar melhores soluções para seu caso, esta e mais duradoura pois não atua superficialmente no problema e sim a fundo eliminado as diferenças  de uma forma mais satisfatória e duradoura evitando que esse mesmo problema retorne posteriormente.

Pré -Mediação

Aula 7

 A mediação apesar de ser uma modelo de resolução de conflitos informal, voluntário e auto compositivo ele possui algumas regras, uma delas é a pré-mediação.

A Pré – Mediação é a fase preparatória, em que o mediador explica os procedimentos, seus objetivos, limites e regras sobre a mediação. Na entrevista o mediador deve escutar as partes com a intenção de analisar a adequação do caso aos princípios da mediação e esclarecendo as partes sobre o objeto da controvérsia, ele também deve avaliar a possibilidade da matéria ser submetida a mediação bem como os motivos que levaram as partes  a optar por este meio de solução.

Após a entrevistas partes escolherão o mediador podendo ser ou não o mesmo que a entrevistou e logo após será o  primeiro momento em que as  partes apresentaram superficialmente os motivos que as levaram até ali.

Depois da fase de escolha do mediador as partes envolvidas pactuam os objetivos da mediação proposta, as regras do procedimento, seus procuradores que as representarão em juízo, ou quem as acompanharão, o lugar e o idioma, os custos e formas de pagamento da mediação ou, deixar a critério da instituição ou entidade organizadora dação essas escolhas. 

Mediação

Procedimentos e Etapas

Aula 8

Logo após a fase de Pré –Mediação começara a fase de Mediação se assim for acordado pelas partes.

A primeira fase a mediação é a Abertura, ou seja, instante me que o mediador tem o primeiro encontro com as parte momento este em que é explicado que o mediador será imparcial e não  tem poder decisório sendo imprencidivel a autocomposição das partes sem influencia do mediador.

A segunda parte e a Escuta, fase em que o mediador deve ter muita atenção no que e dito ficando atento as expressões e emoções externadas pelas partes compreendendo a mensagem por completo.

A terceira fase e a Investigação, fase em que as partes apresentam as suas versões do conflito e o mediador por meio de perguntas filtra os excessos de valoração para ter uma visão geral das informações.

A quarta fase é a das Perguntas, fase esta em que o mediador deve colocar uma parte no lugar da outra fazendo perguntas com intuito de criar  um ponto de vista pela ótica do outro buscando a empatia.

A próxima fase é a fase do Resumo, ou seja, o mediador busca estabelecer o objetivo comum entre as partes dessa forma ele esclarece os interesses das partes bem como desarma as resistências existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com