TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula ava direito

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O mercado de cosméticos é bastante disputado, pois existem vários concorrentes solidamente estabelecidos no pais, como por exemplo O Boticário, Natura, Avon, Unilever, L’oreal entre outros. Devido às suas interações com outras indústrias, como perfumaria, higiene pessoal, química e até farmacêutica, é grande a dificuldade de delimitação das fronteiras do setor de cosméticos. Isso porque as empresas que atuam na indústria de cosméticos também são, geralmente, fabricantes de produtos de perfumaria e higiene pessoal. Inclusive existem casos, de empresas farmacêuticas que possuem unidades internas voltadas para esse mercado.

        A indústria de cosméticos é um segmento da indústria química. Suas atividades vinculam-se à manipulação de formulas destinadas a elaboração de produtos de aplicação no corpo humano para limpeza, embelezamento ou para alterar sua aparecia sem afetar suas estruturas e funções. A noção de cosméticos é voltada essencialmente à melhoria do consumidor.

        Portanto esse trabalho visa a entender o comportamento do consumidor perante o setor de cosméticos e para compreendermos o quanto ele é consumido e qual o comportamento da população ao adquiri-lo.

        Embora seja um ramo de importância na indústria nacional é uma atividade interessante e bom de ser mais aprofundado.

O QUANTO SE COMPRA E SE VENDE

 

        Bem o mercado de cosméticos no mundo e em especial no Brasil, vem crescendo em um ritmo bastante grande nos últimos anos, atingindo cifras na casa dos trilhões de dólares. Comparando com outros segmentos de bens de consumo, a diferença fica ainda mais significativa: porque nos dias de hoje é uma categoria que consegue crescer consistentemente muito rápido, esta é a realidade quando se vende cremes, batons, perfumes ou loções corporais.

        Para entendermos melhor as razões para tamanha procura, é necessário pensarmos primeiro nas necessidades e motivações que levam o consumidor, e lembrando que são consumidores femininos e masculinos, pois eles também aparecem em pesquisas onde buscam também cosméticos para pele ou embelezamentos, ou seja, o consumidor destes produtos tem a necessidade de sentir-se mais bonito e feliz, como uma forma de autoafirmação e de enfrentamento da realidade, muitas vezes hostil, com o qual convive todos os dias. Mesmo em classes sociais mais pobres, o consumo e a penetração das categorias é bastante relevante, uma vez que a necessidade de autoestima e confiança são universais, e acabam conseguidas por meio da compra e do uso de cosméticos. O batom e outros produtos acabam se tornando pequenas indulgências, trazendo mais segurança e motivação.

        Além disso, as empresas, interessadas em lucrar com esse gigantesco mercado, perceberam que há tempos esse envolvimento estreito de vendas de cosméticos ao consumidos começam a segmentar e lançar diversas marcas. Assim surgindo um número infindável de produtos, cada um voltado para uma necessidade, explorando os benefícios, ingredientes, sensações, cores e embalagens diferentes para atrair os consumidores.

        Enfim a agitação do mercado de cosméticos no Brasil vai mexer com todo o tipo de indústria, seja ela atuante no canal varejista ou na venda direta, empresas com capital nacional ou internacional, sejam grandes ou pequenas, todos vão se esforçar para abocanhar um pedaço maior de um segmento de vendas crescentes, aumentando a competição e desenvolvendo novos produtos, no final, todos vão se beneficiar com esses movimentos : as empresas, que venderão e lucrarão cada vez mais; os profissionais ligados a este mercado, que terão mais oportunidades de carreira, e, principalmente, os consumidores, que poderão escolher inúmeras opções de produtos inovadores para atender suas necessidades.

COMPORTAMENTO CONSUMIDOR

        O processo decisório da compra é desencadeado pelo reconhecimento da necessidade de se adquirir algum produto. Essa necessidade é reconhecida quando a discrepância alega ou ultrapassas certo nível ou linear. No entanto, o reconhecimento ou necessidade não ativa automaticamente uma ação. Para a necessidade ser reconhecida como verdadeiramente importante, é preciso que os consumidores vislumbrem meios para satisfazê-los e que esse meios estejam destro de suas possibilidades financeiras e temporais.

        Um elevado número de fatores influencia a probabilidade de uma necessidade ser ativada. Entre eles: tempo, mudança de circunstancias, aquisição de produtos, consumo de produtos, diferenças individuais e influencias de marketing. Este ultimo é o único que esta na capacidade da empresa para conquista o gosto de seus clientes, visto que os outros fatores só dependem do cliente.

         A informação é de grande importância na Compra de Cosmético. O grande intervalo entre as compras pode dificultar e atrapalha a busca interna devido ás mudanças no produto em termos de preço, aspectos e novas marcas. O grande de satisfação em compras anteriores determinas a confiança do consumir na busca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com